Gaspar, uma cidade inclusiva. Este é o tema do novo projeto da Secretaria de Educação que pretende construir uma política municipal da educação especial. Para debater o assunto, quatro encontros envolvendo profissionais da educação e de diversas entidades e Conselhos Municipais serão realizados até o mês de julho. O primeiro acontece nesta terça-feira, 28, às 9 horas da manhã, no Auditório da Ditran.
Rosangela Elias, diretora de Educação, explica que desde 2002, quando o Governo Federal criou a Política Nacional de Educação Especial, que determina que todos os municípios brasileiros devem criar uma política de educação para pessoas portadoras de necessidades especiais, Gaspar vinha discutindo assunto, porém, até o momento nada foi feito para que estas políticas sejam efetivamente criadas. "A partir destes encontros vamos discutir e levantar quais são as principais necessidades de nossas crianças. Entendemos que uma Educação Inclusiva deve-se apresentar num sentido amplo, comprometida com todos os envolvidos, contribuindo para criar condições que façam com que a Inclusão deixe de ser discutida como uma eventual opção, passando a ser aceita como uma questão de Direitos Humanos, de uma reforma essencial ao desenvolvimento da cidadania e que acolha e apóie a diversidade", destaca.
Os alunos considerados como público alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.
Segundo a diretora, o objetivo dos encontros é discutir ações a curto, médio e longo prazo. "Neste ano vamos discutir as políticas e a partir de 2010 vamos começar a aplicá-las", destaca.
O encontro agendado para esta terça-feira é aberto para pessoas da comunidade que tenham interesse em discutir a inclusão social nas escolas e também em toda a cidade.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).