A próxima quinta-feira, 22, será especial para alunos e professores da Escola Ferandino Dagnoni, no bairro Gasparinho. Neste dia, quatro trabalhos desenvolvidos por estudantes do educandário serão expostos na XXVI Feira Regional de Matemática, promovida pela Secretaria de Estado da Educação na cidade de Pomerode.
Após vários anos, esta será a primeira participação de uma escola da rede municipal de ensino de Gaspar no evento que reúne os melhores trabalhos de todas as escolas da região.
Os quatro trabalhos que representam o município foram desenvolvidos no decorrer do ano letivo com a orientação das professoras Tamily Roedel e Carla Peres Souz. Na modalidade matemática aplicada e/ou interpretação em outras disciplinas, serão expostos dois trabalhos. O primeiro, intitulado de ?Escola Sustentável?, foi produzido pelas alunas Luana Caitano e Maricléia da Rosa, onde foram realizadas diversas atividades de sensibilização ambiental. Já o segundo, feito pelas alunas Bruna de Oliveira Madruga e Sabrina dos Santos Nicoletti, foi intitulado de ?Matecaastrônoma: A Loucura da Matemática?. Nele, as estudantes misturaram a astronomia e a matemática e construíram um foguete com garrafa pet através de cálculos matemáticos e fizeram seu lançamento.
Na modalidade matemática pura, dois trabalhos também foram inscritos. As estudantes Joice Luiz e Vanessa Carmem Pinheiro desenvolveram uma maquete de uma montanha russa e mostraram suas parábolas através da função do 2º grau. Este trabalho ficou denominado de ?A Matemática da Montanha Russa?. Já Andressa Nicoletti e Mateus Henrique da Silva apostaram no título ?A Parábola e Suas Funções na Vida Real? e desenvolveram seu trabalho, mostrando que a parábola tem muita utilidade na construção de objetos que são utilizados no dia-a-dia.
Demais escolas
A escola estadual Arnoldo Agenor Zimmermann, do bairro Bela Vista, também participará do evento com o projeto ?As velocidades da luz e do som em descargas elétricas?, de autoria dos estudantes Alexandre Henrique Vieira e Bruno Eduardo Miranda. Já a cidade de Ilhota, será representada por sete trabalhos de variadas escolas. A participação do município vizinho já é tradição no evento regional.
Edição 1327
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).