Gaspar perdeu neste domingo, 3, uma figura marcante na história de sua sociedade. Dona Norma Koch Beduschi morreu em casa de forma natural aos 83 anos, a apenas quatro dias de completar 84. ?Sempre disse que ela era uma grande dama, e após sua morte comentei que a dama saiu de cena?, declarou a nora, Dalva Besduchi.
Dona Norma não estava doente e não sofreu ao falecer. Após a morte, foi velada na Câmara Mortuária Bom Pastor e enterrada no Cemitério Municipal, no bairro Santa Terezinha. Ela deixa sua marca na história da cidade pelo seu envolvimento com entidades filantrópicas, sua solidariedade e envolvimento com a comunidade. Para os familiares, fica a lembrança de uma pessoa prestativa e que dava valor à família. ?Um dos traços mais marcantes era o carinho que tinha pelas crianças, mais dedicado a seus netos e bisnetos?, lembra Dalva.
Viúva, dona Norma passou seus últimos dias ao lado de familiares e trabalhando em ações promovidas pelas entidades gasparenses. Ela será para sempre lembrada como a mulher que deu início à tradição dos saudosos bailes de gala da sociedade gasparenses, que na época eram bem frequentados por pessoas de toda a região. Era presença garantida nos eventos da alta sociedade e sempre se destacou pelo trabalho que fez por várias entidades ao longo de sua vida.
A solidariedade era uma característica forte da gasparense. Até seus últimos dias ela participou do Lions Clube Gaspar, grupo que se dedica a ajudar os necessitados, principalmente com necessidades especiais e crianças carentes. Além disso, foi por muitos anos voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer e também da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE. Dona Norma ainda participava ativamente da Igreja Luterana de Gaspar, da qual era fiel. Todos os anos, juntamente com outras senhoras, ajudava a arrecadar prendas para a tradicional festa que a igreja realiza na cidade.
![]() |
Homenageada Tantos trabalhos beneficentes não poderiam deixar de se destacar em meio a sociedade gasparense. No ano de 2010, na primeira edição da Noite de Gala Cruzeiro do Vale, houve um momento de homenagens em que várias personalidades receberam um troféu de reconhecimento pelo seu trabalho. Dona Norma Beduschi estava entre elas e foi ovacionada por todos os presentes no evento. Certamente, uma gasparense que deixou marcas na história da cidade. |
edição 1280
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).