Os bairros e comunidades de Gaspar poderão ter mais cinco representantes no Poder Legislativo a partir das eleições de 2012. A proposta de aumentar o número de vagas na Câmara de Vereadores está prevista na PEC 333, que estipula o aumento das vagas com base no número de habitantes de cada município brasileiro.
A PEC foi assinada no ano passado mas o Superior Tribunal Federal determinou que o texto passaria a ter validade a partir das eleições de 2012. De acordo com a proposta, municípios com 50 a 80 mil habitantes teriam o direito de ter 15 representantes no legislativo. Porém, para isso, é preciso que os atuais vereadores façam uma emenda à Lei Orgânica do Município até outubro de 2011 determinando o aumento no número de vagas.
A medida ainda não recebeu nenhuma proposta dos vereadores da cidade, que dividem opiniões sobre a necessidade de se ampliar a representatividade do povo na Câmara Municipal.
Para o presidente da casa, Kleber Wan-Dall, Gaspar não apresenta necessidade de ter 15 vereadores. ?Eu defendo que nós mantenhamos as dez vagas, pois este número tem atendido as necessidades da comunidade?, defende.
Para que Gaspar possa manter apenas as dez vagas na Câmara também será preciso fazer uma emenda à Lei Orgânica, pois atualmente a lei determina que sejam eleitos 13 vereadores na cidade. ?Este número de vereadores já atuava na Câmara e foi reduzido exatamente por causa de uma emenda constitucional. Como a Lei Orgânica prevê as 13 vagas, nas próximas eleições já poderemos eleger automaticamente 13 vereadores.
Mas vou apresentar uma proposta para que, ao invés de passar para 15, possamos reduzir o número de vagas para 10 também na nossa Lei Orgânica?, revela Kleber.
Repasses
Além da falta de estrutura da atual sede do Poder Legislativo, outro problema apresentado por alguns vereadores com relação ao aumento no número de vagas na Câmara é com relação à manutenção das despesas, pois a PEC 333 prevê o aumento do número de legisladores sem o aumento do repasse feito pelo Município para a manutenção das atividades legislativas.
Santa Catarina
Se todas as cidades catarinenses apresentarem proposta de aumento nas vagas do Poder Legislativo, o estado poderá ter mais 318 vereadores em 81 cidades. O cálculo está baseado nos dados de população do Censo 2010 e na proporcionalidade de parlamentares pela quantidade de habitantes. Até o momento, cinco câmaras catarinenses já aprovaram projetos e garantiram 26 novas vagas.
edição 1253
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).