Gaspar recebe Circuito SCGÁS 2011 de Cinema nas Comunidades - Jornal Cruzeiro do Vale

Gaspar recebe Circuito SCGÁS 2011 de Cinema nas Comunidades

15/02/2011

p2150064MD.jpgDe 17 a 19 de fevereiro, Gaspar recebe o Circuito SCGÁS 2011 de Cinema nas Comunidades. As sessões, gratuitas e com filmes nacionais, serão realizadas na comunidade da Capela Santa Teresinha em vários horários.

O projeto, que está em sua segunda edição e abriu o tour deste ano em Tijucas, continua até o dia 6 de maio. Serão promovidas 209 sessões em 21 cidades catarinenses, atingindo um público estimado em 6.270 espectadores. Na edição do ano passado, 3,6 mil pessoas foram a 137 sessões em 15 cidades.

A iniciativa integra o projeto Sul Cine e busca incentivar o acesso democrático à cultura e ao entretenimento. Para este ano, foram selecionados os filmes Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme; Turma da Mônica, uma aventura no tempo; O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes; Chico Xavier; e Quincas Berro D?Água. Os filmes têm classificação livre, exceto Quincas Berro D?Água, indicado para maiores de 14 anos.

Uma marca do Circuito é sua forma divertida de exibição. Os filmes são exibidos dentro de um caminhão de cinema especial ? o Sala Brasil ?, com 30 confortáveis lugares (mais dois para portadores de necessidades especiais), tela de 120 polegadas, som digital de alta qualidade, iluminação apropriada, climatização, isolamento acústico e térmico e rampa de acesso para portadores de necessidades especiais.

No meio disso tudo, um personagem de fora das telas levará um ingrediente nostálgico ao ambiente: um simpático lanterninha, vestido a caráter e pronto para tomar conta da sessão.

Para o presidente da SCGÁS, Altamir Paes, a exibição de filmes gratuitos para pessoas com menor poder aquisitivo tem relevância social. ?É o segundo ano que apoiamos o projeto. Acreditamos na idéia, pois levar cultura a quem não tem muito acesso é uma excelente forma de mexer com a auto-estima, bem-estar e cidadania destas pessoas?, comenta.

O Circuito SCGÁS 2011 de Cinema nas Comunidades integra o Projeto SUL CINE, criado em 2009 pela Magma Cultura, de Florianópolis. A iniciativa tem patrocínio da SCGÁS e o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Além disso, na cidade o Circuito conta com o apoio da Fundação Cultural.

Um dos filmes selecionados para o Circuito, a película que conta a história de Chico Xavier, foi o terceiro filme brasileiro mais visto no país em 2010, com 3.412.969 de espectadores em 392 salas de cinema.

No total do ano passado, 134,3 milhões de ingressos de cinema foram vendidos no Brasil - 18,7% para filmes nacionais e 81,2% para produções estrangeiras. Foram lançados no país 302 filmes, dos quais 228 estrangeiros e 74 nacionais. No período, os filmes nacionais faturaram R$ 222 milhões (dados da Agência Nacional do Cinema ? Ancine).

 

SCGÁS

Patrocinadora do Circuito desde o ano passado, a empresa SCGÁS foi criada em 1994 para ser a responsável pela distribuição do gás natural canalizado em Santa Catarina. Desde 2000, vem expandindo a rede de gás natural por todo o Estado, fazendo crescer assim o número de municípios atendidos. Este crescimento coloca a SCGÁS entre as três melhores companhias de gás do país.

Antes de iniciar qualquer obra, a companhia faz estudos para determinar o traçado dos gasodutos e evitar a interferência em redes já implantadas de outros serviços, como água e luz. São utilizadas técnicas avançadas, de acordo com rigorosas normas e padrões internacionais.

O gás natural é um combustível limpo, de origem fóssil, encontrado no subsolo. Gera baixíssima emissão de poluentes e contribui para a redução do efeito estufa. O fornecimento canalizado é uma das grandes vantagens desse combustível, que chega ao seu destino de forma ininterrupta, 24 horas por dia.

Com a utilização do gás natural em Santa Catarina, nos últimos dez anos, 1,2 milhões de toneladas de gás carbônico deixaram de ser jogadas na atmosfera. Isto equivale ao plantio de uma floresta com mais de dois milhões de árvores. Esta floresta teria o tamanho de 1.355.828 campos de futebol.

 
Serviço

Sessões:

17/02 ? na comunidade da Capela Santa Teresinha, às 10h, 13h30, 15h30 e 19h30;

18/02 ? no mesmo local, às 8h, 10h, 13h30, 15h30 e 19h30;

19/02 ? no mesmo local, às 8h, 10h, 13h30 e 15h30.

Informações: Fundação Cultural ? (47) 3332-9907

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.