A nova lei da adoção está sendo debatida pelos 350 participantes do VI Encontro Estadual de Grupos de Apoio à Adoção na manhã desta quinta-feira. O encontro, realizado pela primeira vez em Gaspar, reúne juizes da vara da infância, promotores de justiça, assistentes sociais e integrantes dos grupos de apoio à adoção de todo o estado de Santa Catarina no Fazzenda Park Hotel, no bairro Gasparinho.
Para o juiz Giancarlo Bremer Nones, da vara da infância da comarca de Criciúma, o encontro serve para aperfeiçoar as equipes técnicas que trabalham com a adoção e promover a troca de experiência entre os grupos de apoio. "Já participei de outras edições do encontro e acho muito importante separarmos estes dias para debater um assunto tão necessário que é a adoção", aponta. Para o juiz, ainda existem muitos tabus e preconceitos em torno da adoção e que só serão eliminados após muita discussão e esclarecimentos à sociedade.
A presidente do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção Gaspar e Ilhota, GEAAGI, e assistente social do Fórum do Fórum da Comarca de Gaspar, Lilia Monteiro da Silva, destaca que o encontro é importante pois ofereceu informações sobre a nova lei da adoção, e também motivou os grupos de apoio para os trabalhos realizados em cada cidade catarinense. "É preciso trabalhar no sentido de incentivar a adoção, principalmente as adoções necessárias, que são as de grupos de irmãos ou de crianças maiores. Nestes dias pudemos discutir este assunto. Este é um momento ímpar para que a cidade de Gaspar se sensibilize sobre a importância da adoção", destaca.
Adoção em Gaspar
O Grupo de Estudos e Apoio à Adoção Gaspar e Ilhota, GEAAGI, foi formado em 2004 e tem como objetivo difundir o movimento da adoção e promover debates sobre o tema. É um espaço onde se divulga a adoção, esclarecendo dúvidas aos pretendentes, aos pais e filhos do coração, possibilitando a troca de experiências. Os integrantes se reúnem com freqüência e o grupo é aberto para a comunidade. Para participar basta entrar em contato com o Fórum da Comarca da cidade.
Representantes dos três abrigos da cidade - Casa Lar das meninas, Casa Lar dos meninos, e Casa Lar Semente do Amanhã, também integram o GEAAGI, e trabalham na conscientização da comunidade para adotar as crianças abrigadas.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).