Importantes lideranças do país e do estado estiveram em Gaspar na tarde de ontem, segunda-feira, para participar do debate sobre os impactos do clima na região sul do país, promovido pela Fundação Bunge. A discussão aconteceu no Centro de Divulgação Ambiental e Lazer, CDAL, da Bunge e teve a presença do vice-governador de Santa Catarina, Leonel Pavan, do geólogo e professor Juarês Aumond, da Universidade Regional de Blumenau, e do meteorologista José Marengo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, além de outras autoridades e especialistas.
O debate teve a parceria do Canal Futura e da FurbTV, que vão transmitir o evento no dia 24 de novembro, às 21h30.
Durante quase duas horas, os participantes discutiram questões relacionadas às fortes chuvas que atingiram Santa Catarina, em especial o Vale do Itajaí, em novembro do ano passado. Também foram destacados os aprendizados e caminhos que podem ser trilhados para minimizar novos eventos extremos ou evitá-los.
A discussão faz parte do projeto "Conhecer para Sustentar", desenvolvido pela Fundação Bunge e que está sendo realizado em três etapas. A primeira fase ocorreu no início do ano, com o desenvolvimento de um projeto urbanístico para a construção de um bairro sustentável em Gaspar. a segunda etapa compreende a disseminação de conhecimento técnico-científico sobre as causas da tragédia e possíveis caminhos a serem trilhados para evitar novos eventos extremos na região. Esta etapa acontece em diversos locais do país e compreende o debate realizado na tarde desta segunda-feira em Gaspar, lançamento de um livro com contexto histórico e geográfico das fortes chuvas, lançamento de um documentário sobre o tema, e a promoção de um seminário intitulado "Eventos extremos no Brasil: causas e impactos", que acontece no dia 26 de novembro.
A terceira fase do projeto está prevista para 2010 e contempla a construção da escola Angélica Costa, que foi completamente destruída na tragédia de novembro.
Projeto
O projeto Conhecer para Sustentar surgiu por iniciativa da Fundação Bunge com objetivo de compreender as questões relacionadas às fortes chuvas que atingiram o estado de Santa Catarina em 2008. Um ponto que diferencia o projeto é o fato da proposta não ter como objetivo levantar doações ou explorar as dimensões trágicas do ocorrido.
Com uma visão mais abrangente, o Conhecer para Sustentar: Vale do Itajaí se apoia em pilares que buscam entender com profundidade as causas e propor ações que busquem o equilíbrio da atividade humana com a natureza. O projeto está centrado em Gaspar, um dos municípios mais afetados pela tragédia e sede da Bunge Alimentos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).