Gaspar teve acumulados de até 90mm de chuva; próximos dias serão de calor e temporais isolados - Jornal Cruzeiro do Vale

Gaspar teve acumulados de até 90mm de chuva; próximos dias serão de calor e temporais isolados

14/02/2025
Gaspar teve acumulados de até 90mm de chuva; próximos dias serão de calor e temporais isolados

O temporal que atingiu Gaspar na noite de quinta-feira, dia 13 de fevereiro, resultou em acumulados de até 90mm de chuva e 17 ocorrências registradas na Defesa Civil. Foram 11 alagamentos, três quedas de árvore, dois deslizamentos de terra e um deslizamento.

Os bairros Belchior Alto, Gaspar Alto e Alto Gasparinho foram os com maior volume de chuva, chegando em 90mm. Na sequência está o Gaspar Grande, com 82mm. A média do município foi de 70mm.

Para os próximos dias, a precisão da Defesa Civil de Santa Catarina aponta calor intenso e temporais isolados. Confira a previsão por dia:

Sexta-feira, 14 de fevereiro:

Nesta sexta-feira, dia 14, a frente fria se afasta para o mar, mas ainda mantém a presença de nuvens em SC. Ainda assim o sol aparece, favorecendo a elevação das temperaturas e a formação de áreas de instabilidade, que voltam a provocar temporais isolados, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, entre a tarde e à noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos, queda de galhos e árvores e destelhamentos. As temperaturas diminuem em relação aos dias anteriores, mas ainda se aproximam dos 30°C na maioria das regiões. O mar se mantém agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de sul entre 2,0 e 2,5m. O risco é moderado com relação à agitação marítima.


Sábado, 15 de fevereiro:

No sábado, dia 15, o dia será típico de verão com sol entre nuvens, calor, pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite, devido ao calor, umidade disponível e a formação de uma nova frente fria no RS. Por isso, a chuva e os temporais mais intensos tendem a ocorrer na divisa com o estado gaúcho, especialmente entre o Planalto Sul e o Litoral Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais. As temperaturas máximas voltam a superar os 30°C, chegando aos 35°C no Grande Oeste, Litoral e Vale do Itajaí. O vento vira para nordeste ao longo do dia e fica mais intenso sobre o mar.


Domingo, 16 de fevereiro:

No domingo, dia 16, as condições permanecem semelhantes e o dia será típico de verão com sol entre nuvens, calor, pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e à noite, devido ao calor, umidade e a aproximação da frente fria que atua sobre o RS. Com a aproximação do sistema, a chuva e os temporais se espalham mais pelo estado, especialmente no leste catarinense. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais. As temperaturas máximas ficam acima dos 30°C, em todas as regiões.

 

 

 

Edição 2189

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.