A Pinoco´s acaba de colocar Gaspar em evidência. Isso porque a marca foi premiada com dois títulos em um concurso internacional que avalia diversos rótulos de cachaças produzidas no país inteiro. O Spirits Selection aconteceu em Bruxelas, na Bélgica, e teve o resultado divulgado na última semana.
Em uma degustação às cegas, jurados analisaram 1400 rótulos diferentes de cachaça e premiaram as 40 melhores. Deste total, 12 medalhas foram enviadas para Santa Catarina e três para Gaspar, sendo que duas foram destinadas à Pinoco´s Cana.
A cachaça Ouro da Pinoco´s recebeu medalha de ouro na categoria ‘cachaça envelhecida em barril de carvalho francês por dois anos’. Já a cachaça Premium recebeu medalha de prata na categoria ‘cachaça envelhecida em barril de carvalho francês por seis anos’.
Esta foi a primeira vez que a Pinoco´s participou do concurso e já mostrou a grande qualidade da cachaça produzida em Gaspar.
A Pinoco´s produz uma média de 3.500 litros de cachaça por mês. Toda a produção é feita em alambiques artesanais. As caldeiras são acesas com o próprio bagaço da cana, que substitui a lenha.
Para produzir 100 litros de cachaça, são dispensados em média cinco horas de trabalho. Quando finalizada, a bebida descansa em um tonel e só depois é depositada em barris para envelhecer.
![]() |
A cana raspada e embalada para caldo é a marca principal da Pinoco´s. Mas, esse ano, a empresa inovou e lançou o caldo de cana pasteurizado. |
![]() |
Melado de cana |
![]() |
A Pinoco´s possui três tipos de cachaça (prata, ouro e premium) e nove sabores de coquetel alcoólico (abacaxi, ameixa, banana, butiá, canela, coco, gengibre, maracujá e pêssego. |
A Pinoco´s possui uma trajetória de 38 anos de muito trabalho e comprometimento. Porém, a produção de cachaça está presente na vida do visionário José Alberto Schmitt, o Pinoco, há muito mais tempo. “A paixão pela cana e produção da cachaça nasceu em mim quando eu ainda era muito pequeno e ajudava meu pai, José Francisco Schmitt, o seu Juca [in memorian]. Lembro que, com oito anos, já acordava cedo para cortar cana e moer”.
Na época, a produção da cachaça já fazia parte do sustento da família Schmitt, junto da criação de gados e porcos e da produção de farinha de mandioca. “Tudo o que aprendi foi com meu pai e tenho muito orgulho de todos os ensinamentos que ele me passou. Agora, estou repassando essa paixão aos meus filhos”, diz Pinoco, que administra a empresa com a ajuda dos filhos Samara, Marcos e Júnior.
Hoje, a Pinoco´s é uma empresa reconhecida pela qualidade em seus produtos. Com uma plantação de mais de 100 hectares de cana e uma equipe de 30 colaboradores, a marca produz cachaça, cana para caldo, melado de cana e também caldo de cana pasteurizado. “Receber dois títulos nesse concurso mundialmente conhecido é uma conquista imensurável. Eles fortalecem a nossa marca e nos dão ainda mais gás e motivação para continuar em busca de novos objetivos”, garante Marcos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).