Gasparense Pinoco´s Cana é referência na região - Jornal Cruzeiro do Vale

Gasparense Pinoco´s Cana é referência na região

17/04/2018
Gasparense Pinoco´s Cana é referência na região

Plantar, acompanhar o crescimento, cuidar e colher. Essas quatro etapas se encaixam em muitos segmentos agrícolas. Porém, é no cultivo da cana de açúcar que elas recebem uma atenção especial. Há 36 anos, a empresa gasparense Pinoco´s Cana é referência no quesito venda de cana de açúcar em toda a região. Fundada por José Alberto Schmitt, o Pinoco, em 28 de dezembro de 1984, a Pinocos conquistou seu espaço no mercado e hoje atende todo o litoral de Santa Catarina, Vale do Itajaí e Meio-Oeste do estado com canas beneficiadas para a produção do delicioso caldo de cana.

A história da Pinoco´s Cana está na lista daquelas que dão orgulho de serem contadas. E ela começou a ser escrita muito antes de se imaginar a existência da empresa. Pinoco lembra que tinha mais ou menos oito anos e já ajudava seu pai, José Francisco Schmitt, nos trabalhos na roça. Seu Juca, como era conhecido, fazia cachaça, farinha, criava gados e porcos e também plantava cana de açúcar. Naquela época, Pinoco lembra que subia em cima da carroça e já ia até a roça buscar cana. “Eu levantava o feixe e botava nas costas até sentir que estava firme. Depois, carregava até a carroça e voltava, e assim, repetia muitas vezes a mesma tarefa”, conta.

A ideia de abrir uma empresa que trabalhasse diretamente com a venda da cana de açúcar surgiu em meados de 1982. “Sempre tínhamos um ou outro cliente que ia comprar cana no engenho do meu pai. Mas, teve um verão que um deles chegou falando que ficou na mão porque o fornecedor dele tinha ficado sem cana. Esse foi meu primeiro cliente oficial. E, a partir daí, começamos a pensar na melhor maneira de vender a cana de açúcar”.

No início, Pinoco fazia todo o trabalho sozinho. De manhã, ele ia para a roça cortar a cana. A tarde, ele raspava e preparava para a venda. E a noite saía para fazer as entregas. Nos primeiros seis meses as entregas eram feitas na caminhonete de seu pai, Juca Schmitt. Depois, ele comprou um carro. E, passados três anos, Pinoco comprou o primeiro caminhão próprio.

O crescimento da Pinoco´s Cana e a vinda de novos clientes sempre caminharam lado a lado. Aos poucos, o número de lanchonetes que queriam comprar cana do produtor gasparense aumentou e a situação fez com que ele construísse um galpão ao lado de sua antiga casa, no bairro Poço Grande, em Gaspar. E foi também neste período que, aos poucos, a Pinoco´s foi contratando seus primeiros funcionários.

Estrutura moderna e equipe qualificada

Há aproximadamente 10 anos a Pinoco´s Cana está de casa nova. Em uma ampla construção de mais de dois mil metros quadrados, a empresa está localizada na Rodovia Jorge Lacerda, no bairro Poço Grande, ao lado do Moendão Cachaçaria. Com uma equipe de quase 30 funcionários, a Pinoco´s atende mais de 600 clientes com um produto de qualidade. Para dar conta de toda a demanda, a equipe conta tratores e todo o maquinário necessário para a realização dos serviços.

Para chegar até os estabelecimentos dos clientes, a cana passa por etapas que só são possíveis de serem realizadas devido a toda a estrutura da Pinoco´s. A empresa possui hoje três terrenos próprios e também 15 áreas arrendadas para o plantio da cana.

Cada muda de cana leva de um ano e meio a dois anos para estar pronta para o corte. Passado o período da colheita, a cana é enviada para a etapa de raspagem. Depois, ela vai para a mesa de corte e, em seguida, para uma esteira que segue até dois tanques de sanitização. Após este processo a cana é enxugada, embalada e guardada em uma câmara fria. Depois, os pacotes são divididos entre os caminhões térmicos e enviadas para entrega.

A estrutura da Pinoco´s Cana é completa e dá aos funcionários a possibilidade de realizar todas as etapas dentro do esperado. Porém, segundo Pinoco, o reconhecimento da empesa se dá devido a um segredo especial. “Uma pitadinha de amor em tudo o que fazemos. Esse é o nosso segredo desses anos todos”.

União familiar: de pai para filhos

José Alberto Schmitt, o Pinoco, é filho de José Francisco Schmitt (in memória) e de Mônica da Costa Schmitt. É o segundo filho de uma lista de dez irmãos. Ele e o irmão Teodoro Schmitt foram os únicos que seguiram os passos do pai e continuaram a lida na roça.

Hoje, pode-se dizer que a história da Pinoco´s é passada de geração em geração. Pinoco seguiu os passos do pai e, há muito tempo, é o espelho para os filhos Samara, Marcos e José Alberto Junior, que lutam todos os dias para continuar a história da Pinoco´s Cana.

 

Especial 50 anos Sitrug 

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.