Gasparenses participam do velório do Papa Francisco: "chorei não só de tristeza, mas de gratidão" - Jornal Cruzeiro do Vale

Gasparenses participam do velório do Papa Francisco: "chorei não só de tristeza, mas de gratidão"

24/04/2025

Em Roma, o casal gasparense Cleiton Hostin Lana e Bianca Censi Lana vivenciou um dos momentos mais marcantes da história recente da Igreja Católica. Em meio a milhares de fiéis que lotaram a Praça de São Pedro, eles participaram do velório do Papa Francisco e não esconderam a emoção de prestar as últimas homenagens ao pontífice que deixou marcas pela sua simplicidade, coragem e humanidade.

Na quarta-feira, dia 23 de abril, Cleiton e Bianca saíram cedo do hotel e conseguiram ficar perto do corredor central para acompanhar a entrada do corpo do Papa na Basílica de São Pedro. Na sequência, eles enfrentaram uma fila de mais de três horas [que agora já está em cerca de 7 horas] e participaram do velório. “Na fila, várias vezes me perguntei: é sério que estou vivendo isso? Quando na minha vida imaginei ir ao velório do Papa? Muitas pessoas pegaram o avião para vir e se eu estivesse em casa, na minha rotina, com certeza não teria tido esta oportunidade. No velório, meus olhos viam um corpo, mas meu coração via a história de um homem que guiou milhões de pessoas com palavras, gestos e orações. Chorei não só de tristeza, mas de gratidão. Me senti pequena e, ao mesmo tempo, conectada com algo eterno”, disse Bianca.

Se fosse preciso descrever este momento em uma única palavra, ela escolheria ‘comovente’: “é um sentimento de união espiritual e humana, onde as pessoas estão ligadas pela fé”.

Velório e sepultamento

Conforme informações do Vaticano, cerca de 20 mil pessoas participaram do primeiro dia do velório do Papa Francisco. O velório segue aberto ao público até sexta-feira, dia 25. O funeral será no sábado, dia 26, às 10h no horário local (5h no horário de Brasília). O corpo do Papa será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore.

Relembre

Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, nasceu em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, e morreu vítima de um AVC e falência cardíaca irreversível na madrugada de segunda-feira, dia 21. Ele foi o Papa número 266 e foi escolhido para a função no dia 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave que o elegeu substituto do Papa Bento XVI.

 

ACESSE TAMBÉM:

Casal de Gaspar que está em Roma escreve no livro de homenagens ao Papa: "agradecemos pelo seu exemplo de fé e humildade"

 

 

Edição 2199
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.