Para alguns, schmier. Para outros, patê. Não importa a forma usada por você. O conhecido ‘chimia’ é uma das delícias da típica gastronomia alemã e está presente nos famosos cafés coloniais e na região do Vale do Itajaí.
Em alemão, schmier significa ‘passar algo em alguma coisa’. Existem muitas receitas e sabões de chimia, mas as tradicionais ainda são as preferidas na mesa dos catarinenses.
Que tal aprender três receitas que não saem da mesa dos gasparenses?
Receita da Divanir Schmitt
Outro prato muito popular de chimia é o de sardinha. A Divanir Schmitt, moradora da rua José Jansen, no Belchior Alto, é quem passou o passo a receita. Ela também aprendeu a fazer com a mãe e é uma das delícias que sempre leva para os cafés nos encontros das mães ou no clube de artesanato.
Ingredientes:
Sardinha
Ovos cozidos
Tempero verde
Sal
Maionese
Milho (à gosto)
Modo de preparo:
Amasse a sardinha e os ovos e misture com o restante dos ingredientes. Você pode adicionar o milho ou também fazer a receita sem ele. Como garante Divanir, “o gostoso é acrescentar alguns itens diferentes e adaptar a receita testando novos sabores”.
Receita da Oma Irene Grahl Reich
A Oma Irene Grahl Reich é moradora da rua José Koser, no bairro Belchior Alto. Tem 86 anos e aprendeu com a mãe a fazer a chimia de ovo. Ela lembra que, quando pequena, já ajudava a fazer a receita para levar nas festas de igreja, aniversários e eventos.
O chimia de ovo pode ser doce ou salgado. Aprenda a fazer dos dois tipos:
Ingredientes:
Ovos inteiros cru
Açúcar
Amido de milho
(As quantidades variam conforme o tanto que você quer preparar)
Modo de preparo:
Em uma vasilha, misture os ovos cru e o açúcar. Leve ao fogo baixo e acrescente uma colher de sopa de amido de milho. O ponto é o de cobertura, cremoso. Você consumir quente ou frio.
Ingredientes:
Ovos inteiros cozidos
Leite
Tempero verde
Sal
Maionese
Modo de preparo:
Amasse os ovos cozidos e misture com o restante dos ingredientes. O leite, sal e os temperos verdes são à gosto. Geralmente se consome frio e, é claro, com uma fatia de pão caseiro.
Receita do Alimentos Belchior
A última receita e que está entre as preferidas dos amantes dos chimias é a de linguiça’. Anderson Bento, proprietário da empresa Alimentos Belchior, fabrica e vende embutidos e defumados. “Quando fazemos o chimia de linguiça para nossos clientes experimentarem, eles ficam loucos. Quer ver quando vem alguém de outro estado. O pessoal de São Paulo, por exemplo, adora. É uma das mais pedidas”.
Ingredientes:
Linguiça
Creme de leite
Tempero verde
Modo de preparo:
Em uma vasilha, amasse a linguiça e misture todos os ingredientes. A ideia, conforme explica Anderson, é usar o creme de leite para deixa o chimia mais suave, já que a linguiça tem um gosto mais forte. “Quem quiser pode utilizar no lugar do creme de leite a maionese, mas desta forma vai ficar mais suave e não vai tirar o sabor da linguiça que é o ingrediente principal”.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).