Os gasparenses que estão na fila de espera por cirurgias de oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral e ortopedia serão contemplados com o mutirão de cirurgias, anunciado nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde e que deve iniciar no próximo mês de agosto. Na região de Blumenau, que compreende Gaspar, estão previstas 1.511 cirurgias e a prioridade será dada às pessoas que estão cadastradas no sistema e que há mais de dois anos aguardam na fila de espera por uma operação.
Dados repassados pela equipe da Secretaria de Saúde de Gaspar revelam que a maior fila de espera na cidade é na área de ortopedia, pois está faltando este profissional na rede municipal. A fila de espera para este procedimento é de cerca de 250 pessoas, porém, deve reduzir em breve, pois a cidade está contratando um profissional de Penha, que fará os procedimentos e começa a atuar nas próximas semanas. Para cirurgias de otorrinolaringologista a fila é de cerca de 200 pessoas, mas reduz gradativamente pois o município possui um especialista que atende os casos de urgência e emergência.
Para as cirurgias gerais a demanda é baixa, pois o Município possui profissional que realiza as operações na cidade e para as cirurgias de oftalmologista a demanda é de cerca de 100 pessoas, porém, a Secretaria de Saúde também possui profissional para esta área e somente neste ano já realizou 60 cirurgias.
Ao todo, serão investidos cerca de R$ 20 milhões para a realização dos mutirões. A meta da Secretaria de Estado da Saúde é fazer com que os 200 hospitais catarinenses participem desse projeto.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).