Gaturamo-verdadeiro vence eleição da ave-símbolo - Jornal Cruzeiro do Vale

Gaturamo-verdadeiro vence eleição da ave-símbolo

31/08/2011

Após 15 dias de votação, o Gaturamo-verdadeiro (Euphonia violacea) venceu a eleição para a escolha da ave-símbolo de Gaspar, em Santa Catarina. A ave obteve 5.177 votos, que representam 35,62% do total (14.535).

Em segundo lugar ficou o Macuco (Tinamus solitarius), com 3.917 votos,  eguido da Coruja-de-igreja (Tyto alba), com 3.157 votos e da Garça-branca-pequena (Egretta thula), que obteve 2.183 votos. A eleição envolveu a participação de 25,07% da população gasparense.

A escolha da ave-símbolo foi promovida pelo Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu COAVE) e pelo Grupo UNIASSELVI/FAMEBLU, apoiados por diversas entidades locais que formaram a Comissão Organizadora da eleição.

Para conhecer o resultado da votação, por urna, acesse o site do COAVE: www.coave.org.br  De acordo com o presidente do COAVE, Maicon Mohr, a escolha da ave-símbolo de Gaspar foi importante pois criou uma mobilização no município em prol do Meio Ambiente e resultou em mais uma andeira para a Educação Ambiental. A legitimação da escolha popular deverá ocorrer nos próximos dias, através da aprovação de uma lei na Câmara de Vereadores.

Gaspar foi o sétimo município da região do Vale do Itajaí a realizar a escolha democrática da sua ave-símbolo. O processo de escolha das ves-símbolo foi promovido pela primeira vez no ano de 2009, em Indaial. Recentemente, em eventos sobre ornitologia, o COAVE foi procurado por representantes de municípios de outras regiões, e até mesmo de outros países, para repassar o know-how da realização da consulta popular.

Conheça a ave:

Com até 12 centímetros de comprimento, o Gaturamo-verdadeiro possui o lado superior negro com forte brilho azulego. Sua testa, lado inferior, e também a garganta, são de coloração amarelo-escuro. Porém, a fêmea, que é conhecida como Gaipava, apresenta as partes superiores verde-oliváceas e as inferiores amarelo-oliváceas. Habita a borda da mata, fruteiras em plantações, árvores densas em parques, e outros locais semelhantes.Vive aos pares ou em pequenos grupos e junta-se com frequência a bandos mistos de outras aves. Além de ser muito apreciado por seu canto melodioso, o macho costuma imitar as vocalizações de uma grande variedade de aves, como gaviões, papagaios, tucanos e gralhas. Esta espécie alimenta-se de frutos. Em Gaspar, pode ser observada especialmente em pomares. A espécie possui este nome por ser o mais comum entre tantas outras espécies de Gaturamo que existem no Brasil.

Comissão Organizadora:

Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu (COAVE), Grupo UNIASSELVI/FAMEBLU, Câmara Municipal de Vereadores, Secretaria Municipal de Educação, Gerência Regional de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Departamento de Meio Ambiente de Gaspar, Polícia Militar Ambiental, Associação Empresarial de Gaspar (ACIG), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação de Micro e Pequenas Empresas (AMPE), Ordem Franciscana Secular (OFS), Programa de Recuperação Ambiental - Bunge Natureza e Conselho Municipal de Turismo de Gaspar.

Comentários

Carlos Baz Ooka
01/09/2011 19:15
Mais do que nunca, levantem os olhos sobre o mundo e vejam o que está acontecendo à nossa volta, para que amanhã não sejamos acusados de omissão se o homem, num futuro próximo, solitário e nostálgico de poesia, encontrar-se sentado no meio de um parque forrado com grama plástica, ouvindo cantar um sabiá eletrônico, pousando no galho de uma árvore de cimento armado...
Canrobert Marcolino
31/08/2011 13:30
Ótima escolha! Uma pena o vira-bosta ter sido preterido na primeira seletiva, ele que encontra matéria prima de forma farta e abundante entre as montanhas da cidade amiga...
Odir Barni
31/08/2011 12:04
Mesmo tendo indicado, por curiosidade, a garça branca pequena, que faz seu desfile diário nos ares de Gaspar, achei importante a escolha do gaturamo-verdadeiro, ave que chama a atenção pela linda cor e pela alvorada de seu canto. Parabéns aos organizadores pelo concurso, vai fazer parte da história do município. Odir Barni - Camboriú - SC

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.