O Halloween é comemorado apenas na próxima semana. Porém, as bruxinhas e fantasmas da escola de idiomas Wizard se anteciparam e, nesta sexta-feira, dia 26, estão soltos pelo Centro de Gaspar. Como todos os anos, as crianças passam pelas ruas da cidade gritando ‘trick or treat’, que significa ‘travessuras ou gostosuras’. Se você está pelo Centro no meio da manhã ou início da tarde, é melhor ter um doce no bolso. Ou então...
Comemorado oficialmente no dia 31 de outubro, próxima quarta-feira, o Halloween é uma festa trazida por imigrantes irlandeses para os Estados Unidos no século XIX e que faz o maior sucesso. Lá, é costume adultos e crianças saírem às ruas pedindo gostosuras em troca de uma bela travessura.
No Brasil, o Dia das Bruxas ganha popularidade pouco a pouco. Por aqui, é mais comum vermos grupos de escolas ou creches se reunindo para ir às ruas aderir a brincadeira.
Você sabe da onde surgiu a iniciativa de crianças pedirem doces no Dia das Bruxas? De acordo com a história, os doces eram oferecidos aos maus espíritos, para que se acalmassem. Está aí, então, a justificativa para dar doces aos pequenos e não ser alvo de uma ‘maldade’.
Mas, além da tradição de dar doces às crianças ou sofrer as consequências, o Halloween possui outros símbolos e tradições. É muito comum, por exemplo, ver casas ou festas decoradas com abóboras. Isso ocorre por causa da lenda do ‘Jack da lanterna’, um homem bêbado que enganou o diabo para não ir para o inferno. Porém, ao morrer, ele não foi aceito no céu e sua alma passou a vagar pela noite assustando os mais distraídos.
Para deixar a data ainda mais assustadoras, outros elementos são usados na decoração, como as bruxas, morcegos e vampiros, que representam o mundo das trevas, sombrio e noturno; e o gato preto, que está diretamente associado às bruxas, já que, de acordo com as lendas, as bruxas se transformam em gatos pretos.
Outro símbolo muito utilizado e que tem um significado especial são as velas. As histórias de Halloween dizem que as velas simbolizam a luz das almas. Sendo assim, são utilizadas para iluminar o caminho dos espíritos mortos que vêm do além nesta data visitar seus familiares e entes queridos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).