Greve dos professores perde força e aulas são retomadas - Jornal Cruzeiro do Vale

Greve dos professores perde força e aulas são retomadas

24/06/2011

Comentários

Carlos Araujo
29/06/2011 11:46
Bom dia.
Concordo plenamente com as reevindições dos professores, fico abismado que alguem defenda o governo, lembro muito bem das conversas que escultava quando menor, que nimguem poderia falar um ai deles o governo que logo a pessoa sumia ou apanhava um bucado....
Sou pai de alunos de uma escola de gaspar e gastaria muito que meus filhos aprendessem esta lição de cidadania que estão tendo, coisa que em minha epoca não podia era proibido. Lutar pelos seus direitos é muito bom, lutem professores eu sei que retornarão mais felizes e terão muito a contribuir para todos os alunos. Eu so consegui estudar ate a 4ª serie na epoca e me orgulho muito de ver um filho meu hoje ja formado na facudade e trabalhando e ganhado um salarioo que eu ja mais consegui durante este muitos anos de serviço. E isso ele deve aos professores que acreditaram nela a alguns anos atras.
Elaine Cristina de Souza
28/06/2011 14:12
Estaremos em greve o tempo que for necessário para que nossos direitos sejam respeitados.
Alguns se entregaram sim! Mas com a certeza da retomada ao campo de batalha caso não haja respaldo dos governantes nos próximos dias.
Sou ATP em Ilhota e aqui todos, inclusive os pais estão batalhando para a garantia da educação de qualidade para professores e alunos.
Se ainda não conseguimos nossa merecida valorização salarial, uma coisa já conseguimos mostrar para a população catarinense que os recursos estavam sendo desviados, que os interesses políticos continuam em primeiro lugar, que pagamos um mundo de impostos que não são aplicados onde devem. ESTAMOS E CONTINUAREMOS NA LUTA!
Andréia Tomio
26/06/2011 21:02
Acho isso um absurdo, nós alunos queremos aula!
Maria Cecília
24/06/2011 23:53
É muito importante comentar que realmente na região de Blumenau o movimento ficou mais fraco nos últimos dias. Porém, é preciso ressaltar que a greve é a nível estadual e temos locais onde a adesão ainda é de 90% como é o caso do Oeste de Santa Catarina. O pessoal do Oeste está dando um ótimo exemplo de cidadania, lutando pelos seus (nossos) direitos. Há também o pessoal de Itajaí que acampou na frente da Assembleia Legislativa. Em todas as regiões há um significativo número de professores em greve. Se isso não fosse verdade o governador Raimundo Colombo estaria bastante tranquilo, caso que não percebo nas últimas notícias: pediu a ilegalidade da greve depois, retirou o pedido, apresentou a segundo medida provisória e agora já falam que poderá retirá-la da Assembleia Legislativa... fatos confusos para um movimento que perde forças????!!!!
A verdade é que a região de Blumenau foi a primeira a apresentar sinais de desistências, talvez fato explicado pelas ameaças de cortes nos pagamento ( que vieram a se concretizar inclusive para os que voltaram...) e também das costantes ligações telefônicas das direções de escolas para os professores em greve. As direções com certeza tem se dedicado muito na busca pelas "ovelhas perdidas", pena é que na última medida provisória nem estas (direções) foram poupadas!!!! Mas é claro: se alguém se rebelar poderá perder o cargo... é melhor continuar buscando as ovelhas, quem sabe as coisas ainda mudam, fato que é possível neste governo que tem se mostrado ineficiente para resolver questões vitais para a população catarinense.
Mas, refaço um importante pedido: a greve chegou a um ponto que, ou o governo resolve, ou resolve...ou seja ele esta no seu limite e seu dever apresentar solução, e este fato ja esta sendo sinalizado pela mídia, falam que ele vai retomar as negociações no inicio da semana.
É hora das direções perceberem que a máxima adesão colocará fim a greve e trará beneficios para todos!!! Chega de ficar fazendo de conta que tudo está bem, vocês conhecem a realidade das suas escolas, ou melhor as necessidades, e recebem talvez constantes "nãos" e agora sob pressão ficam trabalhando por um sistema de ensino que apresenta muitas necessidades e poucas prioridades. Acordem!!!! Permitam que os seus professores tenham sim o direito e a liberdade de brigar por algo que é justo e que vocês também serão beneficiados(as). E tenham uma certeza nós que estamos em greve e que vamos ficar até o "último suspiro" vamos voltar com todo o gás e a adrenalina a mil!!!!!! Abraços aos amigos diretores(as)/professores(as)!!!!!
eneas marcos lana
24/06/2011 23:21
Saudações, a greve continua forte, são poucos professores que retornaram, a maioria continua lutando. Na escola Marina Vieira Leal, ainda estamos em sete funcionários e não cinco como diz a matéria, sendo que temos professores em greve que lecionam 3 disciplinas, apenas 2 disciplinas estão sendo ministradas na escola para 6ª a 8ª série. Continuam em greve também o secretario e a coordenadora pedagógica da escola.
Só voltamos quando a mesma terminar.
Esperamos que o governador pare de fazer ameaças e comece a dialogar com a categoria, pois é muito fácil ir para TV, rádio e jornal falar mentiras deslavadas.
Obs: Alguns professores retornaram devido às ameaças que estão sofrendo deste governo e pressões de alguns diretores, que falam muito em democracia, mas não a vivem nem um minuto se quer.
Eneas Lana
Maria Cecília
18/06/2011 01:20
Já é madrugada... os meus olhos ardem de tanto ler a notícias, comentários, ver fotos, encaminhar e-mails. Mas, penso que assim estarei por dentro de tudo que está acontecendo. Peço aos meus colegas professores que façam o mesmo, independente de estar em greve ou não. Leiam, acompanhem o desenrolar desta história. Abraços!!!!
Victor Caglioni
17/06/2011 11:08
O preço de uma dívida moral.
Diante da greve do professorado em muitos estados brasileiros, com especial atenção ao estado de Santa Catarina, por razões óbvias de pertencimento a essa terra e que nos envolve, cada um como parte de uma totalidade de nossa cultura. É quase inevitável não realizar uma reflexão sobre esse tema.
Durante os últimos meses, uma quantidade enorme de informações ?atravessou? o mundo, pelos mais diversos meios de comunicação, em especial as redes sociais e os endereços de email. Dentre elas, um sucesso de visitas ao site Youtube.com de uma professora no México, que em meio a um tiroteio que acontecia na rua em frente a sua escola, começou a cantar uma canção popular daquele país, chamada ?Gotas de lluva?(Gotas de chuva, em que o refrão se refere a: ?se as gotas de chuva fossem de chocolate? - http://www.youtube.com/watch?v=g4m8IohKdFQ) enquanto fazia as crianças se abaixarem ao piso, para não serem atingidas pelas balas que partiam em todas direções. No Brasil, Youtube também foi responsável pela ampliação de um protesto sincero e realista de uma professora, frente à inércia da classe política as suas problemáticas (http://www.youtube.com/watch?v=88DTRymDa_g).
Dias depois é divulgado um relatório, das Nações Unidas, hoje parte de uma matéria disponível na BBC Brasil (http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/06/110616_nakba_escolas_israel_guila_rw.shtml), sobre um grupo de os professores em Israel, que ensinam sobre as perdas históricas dos palestinos e israelenses, frente ao conflito histórico, um lado da história que é veementemente proibido pelo governo daquele país, que tem como base um sonho, mas que se rege sobre grandes contradições, em especial militares.
Professores estes que agora ?encaram? a fúria de parte da comunidade política israelense. Para não nos estendermos muito, chegamos a Santa Catarina, em meio a lutas por direitos, por respeito, professores fazem doação de sangue. O que cada exemplo dado corresponde ao tema em voga? Bom, de forma geral (embora sempre existam exceções) quando alguém opta em ser professor, assume uma responsabilidade frente ao mundo, como uma dívida impagável para com a cultura em que está inserido, seja para perpetuá-la e de alguma forma promover pequenas alternativas ao vigente, seja para dar acesso ao desenvolvimento dos diversos setores que a sustenta. Nesse sentido, de dívida, de compromisso, nunca vão alcançar pagar essa dívida de forma completa, mas vão tentar, e para isso é preciso que eles estejam motivados e organizados/planejar (qualquer especialista em psicologia e/ou recursos humanos, sabe o quanto o desenvolvimento de uma empresa, por exemplo, está ligado a esses fatores ) quem dirá uma sociedade complexa como a nossa.
Mais uma vez, é preciso compreender que o que está em jogo, é algo muito importante, uma das rodas do desenvolvimento de nossa sociedade, social e material e que é preciso estar em apoio aos professores, de forma moral, com respeito a alguém que nos ajuda a criar novas alternativas de vida, com respaldo econômico e não os ?criminalizando? enquanto movimento (que neste momento ocorre em diversos locais do mundo) em nome da responsabilidade que assumem frente a aquilo que nos sustenta (deveria) enquanto sociedade.
Victor Caglioni
Maria Cecília
17/06/2011 08:16
Quando iniciamos a greve o comentário do momento era sobre o site do jornal cruzeiro onde muitos estavam postando o apoio ou até mesmo o repúdio a greve. O tempo passou e tive a curiosidade de ver qual a situação: perece que a coisa esfriou... Mas a greve continua e precisamos sim voltar a debater e trocar idéias. Os professores de Gaspar que estão em greve precisam se manifestar e levar ao conhecimento de todos os motivos que estão nos levando a permanecer nesta situação.
Confesso que tenho me questionado muito, não estou de férias e o meu estado emocional pede soscorro... percebo que alguns colegas estão na mesma situação. E agora com as decisões do governador para pressionar o fim da greve...acho que vou ter que tomar um chá que tenha efeito calmante... é o corte do pagamento(que ja esperávamos), ligações que estamos recebendo da escola, colegas que estão em pleno desgate e desanimando... Ainda tem quem diga que estamos de"Férias", se estar de férias é sair todos os dias, participar de manifestações e assembleias, estar sujeitos a ofensas...acredito que devemos perder também este benefício. Pois o governo do estado esta aproveitando o momento para tirar beneficios e dizer para a sociedade que está apresentado proposta e negociando. Nós é que estamos sendo apresentados como os "errados" na história. Um governo como este sobrevive devido a falta de investimento verdadeiro que existe na educação. Se a educação brasileira ao longo da nossa história tivesse recebido a atenção merecida um governo como este não ousaria fazer tudo o que está fazendo. E percebam que, no momento o esforço máximo é passar o foco das atenções para os professores... la na Festa do Pinhão talvez o nosso governador tenha tido uma ótima noite comemorando a ilusão do momento...(espero que os lagenos não tenham dado sussego a ele).
Amigos professores vamos unir forças e passar para a sociedade as informções que não estão sendo divulgagdas: eles estão nos obrigando a aceitar o que "eles" julgam ser o certo, porém nós estamos brigando por uma Lei a qual eles estão "adaptando" e dizendo para a sociedade que estamos sendo errados. Vamos erguer a cabeça e trabalhar ainda mais para divulgar este acontecimento, postando mensagens e fazendo comentários e principalmente não deixando que outros façam isso por nós e não falem a verdade.
A greve continua, vamos lutar para não termos que enterrar a educação em Santa Catarina, porque é isso que vai acontecer caso a verdade não seja apresentada e o senhor Colombo continue com esta falsa negociação.
Abraços
Suellen
15/06/2011 22:09
Não pude ler todos os comentários, mas não pude deixar de falar o que penso também. Isso que ta acontecendo é uma VERGONHA. Vergonha pro nosso estado e principalmente para o nosso "GOVERNO". Governo não sei aonde, por que se tivesse um, talvez nós alunos e professores não precisávamos estar passando por isto. É realmente lamentável, estamos a quase um mês sem aulas, e cade o nosso governo para tomar uma decisão, fazer alguma coisa? Onde estão as pessoas que nós colocamos no poder para nos representar? O que eles estão fazendo por nós? Estão a um mês "estudando" uma proposta? Isso sem falar no salário VERGONHOSO que os nossos professores recebem, que até onde eu sei, há muito tempo está sendo negociado e por enquanto está igual. Dinheiro todos nós sabemos que tem MUIITO, de sobra, porém está indo pro lugar e pessoas erradas. Queria muito que o nosso governador pudesse ler os cometários de indignação de todas essas pessoas, e queria que ele sentisse na pele o que estamos passando. Imagino que seus filhos, netos devam estudar em colégios particulares e não sabem o que é isso. Mas não vou dizer mais nada pois seria antiético da minha parte.

Professores, por mais que nós alunos estejamos sendo prejudicados nisso tudo, eu apoio todos vocês nessa decisão. È a profissão que mais deveria ser valorizada pois se não fossem os professores, como os médicos, físicos, químicos ( e assim por diante... ) iriam aprender sua profissão?

È lamentavel o nosso governador Colombo não ter feito absolutamente nada ainda! E é lamentavel os alunos pagarem por isso também.


Sei que o meu vocabulário não ta nada bom, mas precisava comentar algo a respeito. Fica aqui o meu Desabafo.
Eneas Lana
03/06/2011 19:36
A greve continua até que em assembléia seja decidido pelo seu termino. Queremos o mais rápido possível retornar as nossas atividades, somente agora o governador parece ter acordado para situação caótica que seus subordinados criaram no estado (vice e o secretario de educação). Hoje o SINTE apresentou uma contra proposta, espero que o governo continue negociando e respeite os pedidos de nossa categoria, pois só estamos pedindo o que é de lei...
Desta forma pedimos aos nossos alunos e pais, apoio e compreensão. Na próxima semana estaremos informando a todos o que será decidido em assembléia, via imprensa escrita e falada.
Obrigado
Bernardo Souza
30/05/2011 19:26
Olá: nosso governador entre os candidatos que tinha na eleição para Governador em SC os professores acreditaram

E escolheram quem? Você Senhor Colombo, 4 anos passam já pense nisso, fique com o salario de um professor ganhando o que Eles ganham por um ano, para você ver como é rui ser professor.
Afredo José
27/05/2011 14:38
Sou professor da cidade de Blumenau, estou em greve lutando pelos meus direitos. Juntos com os amigos de Gaspar iremos vencer.
Abraços a todos e VIVA!!!!!
Jogremir Alcântara
27/05/2011 13:35
Parabéns a vocês, que acreditam no Jean Kuhlmann, no Papai Noel, no Coelho da Páscoa, no Boi Tatá, na Mula Sem Cabeça, no Curupira...
Regiane Bueno
27/05/2011 00:28
Adorei o protesto da noite de 26 de maio, os professores estão mostrando para o governo que eles não estão de brincadeira.
Lutem mesmo, são de brasileiros como vocês que o Brasil se orgulha.
A queima simbolica de seus certicados demostra a revolta que estão sentindo.
Meus parabéns.
Lia
27/05/2011 00:26
"(...) Refrescus anus patus, lagoas est."

Não existia 'vírgula' no Latim...

O Saadzinho não viu o erro? Ou só corrige quem não tem grana para comprar o lixo que vende? Se concordar com ele,ok, o erro passa. Mas se discordar...
charles fabricio lana
26/05/2011 19:52
Caros professores eu CHARLES FABRICIO LANA apoio voçês nessa luta, fui aluno do frei godofredo e hoge sou academico da uniasselvi fameblu estou cursando BIOMEDICINA, quero dizer que voçes estão corretos pois o governo fala tanto em educação que tem que estar mas não da o mero incentivo aos alunos e muito menos para voçes professores formados, que um dia foram academicos como eu. Hoge eu sei o quanto é dificil trabalhar o dia todo e depois passar em casa tomar banho e correr para faculdade, fizemos isso por que gostamos e por que um dia queremos ter a reconpensa de ter uma formação e de ter uma vida melhor.Por que nos dias de hoge não esta facil o minimo que empresas estão pedindo no curriculo é o segundo grau completo. Eu sei que muiots não tem condiçoes financeiras de fazer uma faculdade mas cade o governo que fala tanto em educação e não se presta a melhorar o caminho e abrir a porta para uma melhor carreira na educação......... caros professores lutem por que esta batalha é de voçês e sim exijam o quanto voçês lutaram para chegar onde hoje voçês estão ............... Boa sorte .............................................
Eneas Lana
26/05/2011 15:34
Venho a público agradecer o apoio que nós professores recebemos nas ruas no dia de hoje, e os comentários que nos comovem, também quero agradecer os que de certa forma não apóiam nossa causa e até se excedem nas falas, e magoam. Mas quero lembrar que todos já passamos pelos mestres um dia, às vezes seguimos seus exemplos nos tornamos iguais a eles, como meu caso. Ressalto o seguinte também, luto desde os 12 anos de idade trabalhando em empresas privadas fazendo greve quando me senti prejudicado (na Pevecam e na Linhas Circulo) são firmas da iniciativa privada e me orgulho de ter trabalhado nelas, as greves são legais e votadas pelas assembléias de cada categoria. Nosso sindicato tentou varias vezes conversar com governo para evitar esta greve, tentamos dialogar com o governo que talvez irá nos receber, queremos voltar aos nossos trabalhos só não podemos aceitar imposição e sim negociação , senão que exemplo daremos aos nossos alunos. Eu acredito que tudo se resolva nos próximos dias, mas para isso contamos com seu apoio.
E também quero agradecer ao jornal cruzeiro que abre esse espaço importante para troca de idéias.
Professor Rafael
26/05/2011 14:36
"O que é ser professor hoje? Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informção em conhecimento e em consciência crí­tica, mas também formam pessoas. Diante dos falsos pregadores da palavra, dos marqueteiros, eles são os verdadeiros "amantes da sabedoria", os filósofos de que nos falava Sócrates. Eles fazem fluir o saber ? não o dado, a informação, o puro conhecimento ? porque constróem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam, juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos. Por isso eles são imprescindí­veis."
Depois de ler estas palavras acho que não é muito dificil imaginar a importância deste profissional para sociedade, e para que o mesmo esteja estimulado e que este mesmo procure sempre se atualizar e ter melhor qualificação é imprescindível sim ter um salário justo e digno.É lamentável que o governo não de o devido valor a este profissional e mais lamentável ainda é ter pessoas na sociedade que não enxergam a devida importância deste profissional ou se fazem de tolos..Né Ricardo ...
Andressa Basei
26/05/2011 14:35
O gente, vamos valorizar esa classe, bem como outras... Afinal de contas o que somos profossionalmente tiveram "dedos" dos nossos professores nao é? Então vamos parar de Hipocrisias, pensar bem antes de votar... e batalhar pelo que se quer, por que so assim atingiremos algo... porque a como diz um ditado, " a formiga só trabalha por que nao sabe catar"...
e viva os Basei ahahahaha
Procópio Nogueira
26/05/2011 14:22
Belos deputados esses eleitos aqui pelo Vale...
Tinha que dar uma chuva de ovo podre nesses seres hoje a noite!
Ingridiany Cristina Basei
26/05/2011 14:15
Vamos lá Professores, lutem pelos seus direitos, esses "seres" que tanto lhes criticam estão assim porque sabem que mesmo com muita dificuldade vcs mantém a educação que encontra-se "capenga" das pernas. Façam greve, consigam melhor piso salarial, sintam-se felizes em exercer sua função. Assim a escola não será um local de crianças, mal educadas, tristes, com fome, e muitos outros adjetivos, que se for pra colocá-los um por um aqui, não terminarei tão cedo. A escola será sim, um local de aprendizado, de felicidade, onde não se aprende a ser criminoso como muitos tentaram aqui em baixo lhes atingir! Será um local de EXEMPLO, onde existem professores e mestres que ensinam o que é ideal, ensinam o que vontade de trabalhar, pois a greve de vcs não é arruaça, é luta por um direito, direito de alimentar seus filhos, pagar por água, luz, as vezes aluguel, roupas. De que adianta estarmos num país em que os preços aumentam e nossos salários quase diminuem? Lutem, pois se não fizerem isso Ninguem fará!
Jerronimo Rodrigues
26/05/2011 14:09
Partindo do termo servidor público, temos que considerar que isso significa ter habilidade para servir. Isto porque, durante o tempo todo, o servidor público estará servindo, ao colega ou a qualquer pessoa. Essa habilidade, nem todas as pessoas têm, quanto mais alguma obrigação...
Célebre e pontual, o adágio latino: Refrescus anus patus, lagoas est.
Marco Aureliano Buendia
26/05/2011 13:57
Aos professores, meu apoio e meu recado: fica ligado que vai sobrar pipoco, no Cristo Rei hoje.
Rita Souza
26/05/2011 13:56
Meus queridos professores, mestres de uma vida, pois passei vários anos na escola publica com muito orgulho. Apoio vcs de coração, lutem mesmo, pois na minha época alguns anos atrás eu aprendi com um querido mestre que temos que erguer a cabeça e lutar por nossos ideais. Parabéns a todos vocês, hoje vi muitos que nas ruas do centro e fiquei emocionada pela coragem de vcs. Beijos a todos!
Rudineia Spengler
26/05/2011 13:55
Na condição de mãe de um aluno da rede estadual de ensino, mais especificamente da Escola Agenor Zimmermann, alerto o Sr. Ricardo Saad Afonso a se cuidar, pois se nós - pais e mestres - o virmos na rua, ele sofrerá na pele por suas palavras aviltantes. A justiça será feita com nossas proprias mãos, já que recorrer ao judiciário nunca dá em nada. Fica ligado que vai sobrar pipoko...
Eusélio
26/05/2011 13:47
Lembrete pra quem tem memória fraca e nenhuma coerência no que escreve:
No ano passado tivemos eleição para Governador, escolhemos o nosso Governador para os próximos anos, o vale e grande parte do Estado escolheu o Sr. Colombo entre os candidatos que tinhamos, então nada mais justo que cobrar dele e de seu antecessor, que deixou a educação do Estado chegar a este ponto, a solução para os problemas do nosso Estado, e não daqueles que não escolhemos para Governar Santa Catarina.
Ditados populares sempre nós ajudam a entender certas situações do cotidiano, um deles é bastante sábio: "Quando a cabeça não pensa o corpo padece"
CLAUDIOMAR
26/05/2011 13:41
Acredito que todo cidadão tem direito a reivindicar algo melhor pra si e seus semelhantes. Isso se torna mais legítimo quando há uma mobilização como esta que esta ocorrendo.

Acredito tb que na sua grande maioria os professores tem um salário que não faz jus a sua real importância na sociedade. Da mesma forma que um médico, um dentista ou um advogado tem importância e cobrar bem por isso, vamos combinar, acredito que os professores tb deveriam ter um ganho melhor para poder formar uma sociedade mais culta e competitiva nos dias de hj.

Agora não concordo com esse tipo de manifestação, GREVE, imagine se todos os funcionarios que tivessem seu salário baixo tivessem a mesma idéia, certamente teriamos 70% do brasil parado.

Sou funcionario privado, e sei que não temos esse tipo de privilégio que o funcionario publico tem. Vcs deveriam formar uma comissão eu acho para negociar, agora jamais ficar todos sem fazer nada, de braços cruzados deixando alunos sem aula.

Pensem um pouxo nas pessoas que ganham até menos que vcs e não podem se quer cobrar isso do patrão.....
Ricardo Saad Afonso
26/05/2011 12:15
Prezados professores da rede estadual, tudo bem. Retiro tudo o que disse, só vocês estão certos. A verdade é una e indivisivel mesmo. Não há espaço para opiniões divergentes. Vão lá, façam sua "grevezinha" e depois aceitem com resignação um "aumentozinho" de 50 pila, como acontece ano após ano.
Olivia
26/05/2011 12:07
Querido Ricardo Saad, não era você que dava aula no Honório Miranda há um tempo atrás?
Se for você, acho rídiculo o Sr. cuspir no prato que comeu, não acha?
Pamela Lenoir dos Anjos
26/05/2011 12:02
Eu apoio a decisão dos professores de fazer a greve.
É muito ruim ficar sem aula, mas isso nós podemos repor mais pra frente. É um absurdo um professor fazer uma faculdade, e quando começa a trabalhar em uma unidade escolar começa ganhando pouco mais que um salário mínimo. Que estado é esse, que não valoriza o professor? E depois querem nos dizer o quanto é importante estudar, se nós alunos vemos o que o professor está passando nesse momento. A educação é a base para uma pessoa se tornar um cidadão. Vamos lá governo, vamos acordar para a realidade.
E não desistam professores de terem o direito de vocês (:
Lidiane
26/05/2011 09:49
Sou PROFESSORA com P maiúsculo, comprometida com meu trabalho, assim como a maioria de meus colegas e diversos outros profissionais em outras áreas o são. Não cabe aqui elencar tudo o que faz um professor, o peso de "redentor" do futuro que carrega consigo. Isso só pode dizer quem vive e sente a sala de aula, não quem "pensa" que sabe o que é. A educação tem problemas? Sim, muitos!!! Como em diversas outras áreas e profissões. Mas ficando de braços cruzados não resolveremos nada. Ensina-se a ser cidadão, sendo cidadão, acertando, errando, mas tentando.
Gostaria de parabenizar à todos que mostraram-se preocupados com a situação, compreensivos com os professores, em especial ao Sr. Elocir e a Sra. Ingridiany pelos comentários. Concordo! É uma vergonha em meio a tantas considerações importantes, tendo tanto a refletir, termos pessoas com tão pouco a contribuir. Lembrem-se, estamos falando de EDUCAÇÃO (crianças, filhos, futuro...) não fazendo fofoca por cima do muro sobre a nova "notícia" da vez.
SARTRE
26/05/2011 09:15
Jerônimo Rodrigues
25/05/2011 às 17:28
Aos esquecidos e desavisados: servidor público deve obrigação para a sociedade, vez que é ela que paga o seu salário.

*Disseste algo VERDADEIRO.
concordo contigo plenamente.
É por este motivo que os professores estão em greve.
PARA RECEBER O PISO QUE A SOCIEDADE NOS PAGA!!!!!!!

COLOMBO = IMPEACHMENT
Sartre
26/05/2011 09:08
Caro Sr. Lindomar Gessner
O problema das drogas na adolescênia nada tem a ver
com os professores e a greve. É muito mais amplo!!

O problema está na educação caseira, nas amizades
e na falta de perspectiva de uma vida vazia de valores éticos.

COLOMBO = IMPEACHMENT!!!
leomar lana
26/05/2011 06:26
eu acho que os professores estao sertos em lutar pelos seus direitos ta na hora dos governantes ver a realidade do nosso pais tomar vergonha na cara e dar mais valor para a educacao .
Denis
26/05/2011 00:42
Eu fiz o meu papel, hoje eu mostro o valor que os professores colocaram encima de mim dentro da sala de aula, eu não vou me calar por pouca coisa, eu tenhu que ir a luta, eu não posso aceitar as coisas como elas são, eu tenhu que brigar pelos os meus direitos, tenhu que defender a quem merece, os meus professores os meus mestres em geral deste o ensino fundametal até onde estou agora no ensino medio, me ensinaram de tudo um pouco mas sempre ensinando a forma certa de lutar pelo nossos direitos, eu pensei numa forma de ajudar eu estou colocando em pratica, mas sozinho ninguem muda nada, preciso de vocês da radio sentinela, preciso dos alunos, da comunidade gasparence, preciso dos pais, responsaveis, preciso de pais que sabem que a educação é prioriedade na vida de cada um e de seus filhos, olhem o que aconteceu na hora de o estado apresentar sua proposta para o ''sinte''


O Secretário de Educação Marco Tebaldi, mais uma vez, mostrou-se inoperante e quase não se pronunciou durante a audiência. Ele apenas disse que ?é difícil resolver a situação? e jogou toda a responsabilidade pela condução da audiência ao Secretário-adjunto Eduardo Deschamps que, diante de questionamentos sobre o apoio da sociedade à greve, afirmou que, segundo pesquisas, a educação não está entre as prioridades da sociedade.

Enfim ali encima diz que o secretario adjunto da educação falou que a sociedade não esta afavor da greve porque a educação não estar entre as prioriedades, como isso? a educação é fundamental na vida de cada aluno como eu, eu me admiro ele secretario da educação estar falando isso, eu aprendi a não ficar quieto, eu vou na rua, eu vou colocar a minha cara bater e defender o que é meu por direito (educação de qualidade) e defender os meus mestres, se a educação não é prioriedade então qual é o meu papel dentro da escola? Pelo o que eu sei pra mim crescer na vida eu preciso de uma educação de qualidade que seja prioriedade na minha vida, na vida de todos os alunos, pais e comunidade, eu não quero ficar em casa sem aula, eu quero estar jutno ao meu professor pra defender ele,eu gostaria que mais alunos entrasse nessa manifestação pra que si fortaleza com força e que se resolva mais rapido possivel, pra mostra tambem que os alunos unidos com os demais são mais fotes que os politicos que se estão lá é porque passaram por uma educação de qualidade!

Denis Educrado Estevão
Presidente do Gremio Estudantil Honorio Miranda, esse é Homenagem a Ricardo que tanto sabe do mundo que poderia estar dando aula pra gente!
Elocir Luiz Hoffmann
26/05/2011 00:12
Estou enraivecido com tamanha falta de compreensão, li aqui comentários que em nada contribuem para nossa causa, acho que deve-se realmente pensar que ultimamente a FURB por exemplo, não fechou turmas em algumas áreas. E devo discordar do sr Ricardo, ou concordar talvez, quando ele diz para procurar outra função, que é o que os professores estão fazendo...só está ficando mesmo quem tem amor a causa caríssimo!
Quem fica é quem se sujeita a ser ofendido, insultado, maltratado, quem AINDA se julga capaz de fazer algo pela educação desse país, quem ainda pensa em formar profissionais qualificados, para um mercado de trabalho que talvez seja o seu.
Penso também que todo os pais delegaram a responsabilidade de educar seus filhos à escola e aos professores. A dúvida e "preocupação" de alguns de vocês é realmente com as aulas que seus filhos estão perdendo? Ou com o que vocês farão com eles nesse período que eles ficariam na escola?

Tenho certeza que fere muito mais o fato de NÂO ter onde jogá-los enquanto os professores estão em greve¹
Sou pai também e se a professora do meu filho parasse eu o ajudaria em casa, como já faço diariamente, inclusive quando chego as 22h de uma carga horária que tem que ser multiplicada para que ele, meu filho, tenha um mínimo, mínimo mesmo, de qualidade de vida!
Antes de se referir ao professor grevista como arruaceiro ou baderneiro, pense que ele vive disso, desse salário medíocre.

Reflita antes de falar dona... e seu ,......ou calem-se. Talvez com a greve, a senhora tenha até mais clientes...
João Vitor Morastoni Vidal
25/05/2011 22:10
Sr. Ricardo, ao contrário do senhor eu apoio totalmente a greve , pois estes professores querem ser valorizados pelo seu trabalho e estão batalhando por isso, preste atenção quando for falar de professores pois sem eles não se constrói uma nação.Então antes de falar sobre qualquer professor primeiro crie um pouco de respeito,pois comparado a estes profissionais o senhor não chega aos pés deles.E antes de falar do português das outras pessoas olhe o seu.

João Vitor Morastoni Vidal
Diretor de Imprensa do Grêmio Estudantil do Honório Miranda
Jéssica Yasmin
25/05/2011 21:20
Meu Caro Sr. Ricardo Saad Afonso

Me desculpe por ter que lhe dizer essas palavras mas...
Sou aluna do colégio Honorio Miranda e meus professores estão em greve, creio que eles são sensatos cidadãos e lutam por seus direitos, assim como o Sr. que sem duvidas lutaria por algo que o incomodasse, ainda mais em sua profissão.
Sou e sempre fui aluna da rede publica de ensino de Gaspar, e nossas escolas são esquecidas pelo governo pois muitas precisam de melhorias em suas estruturas.
Se você fala tão mal dos funcionários públicos por que não coloca seu filho em uma escola particular, esta sendo tão difícil viver alguns dias com seu filho em casa???
Se o Sr se acha o "importante" dos comentários podendo julgar aqueles que lutam por seus direitos e questionando os erros de digitação dos outros, por que o Sr. os ofende com palavras frias e irônicas. Mostre-nos sua nobreza e seja no mínimo equilibrado em seus comentários!

Jéssica Yasmin Pamplona
Aluna da E.E.B. Professor Honorio Miranda
E sim, sou a favor que todo cidadão lute por seus direitos, seja qual for sua profissão.
Alexandro
25/05/2011 20:09
Concordo com os professores, eles tem todo direito e devem ir atrás de seus direitos.
Sr. Ricardo te toca cara todos apóiam os professores e concordam com a greve, pois merecem um salário justo.
Se você não tem o que fazer não fica incomodado os que correm atrás de seus direitos. E aqui não estamos olhando para erros de ORTOGRÁFIA como o Sr mesmo falou e sim apoiando os professores.

juliana roncaglio
25/05/2011 19:43
sabe porque eu defendo?porque eu tenho nojo de gente ignorante como vc senhor ricardo saad!
talvez eu ate precise mesmo de umas aulinhas de portugues e o senhor precisa de aula de humildade,para aprender a ser gente!
mais uma coisinha senhor ricardo,a verdade sempre encomoda os que tao erradooooooooo......
Pulga
25/05/2011 19:28
Caro Ricardo Saad Afonso, vai tomar vergonha na cara, o debate aqui é em favor das melhorias que os professores tem direito, se você se considera tão culto e inteligente aproveite seu tempo com coisas produtivas, e falando em gramática você também tem seus erros, se corrija antes de julgar.

"Defina Pese"?=/
Ana Carolina da Silva Vieira
25/05/2011 19:09
Não sou contra nem a favor...Pois quem ficará prejudicado é os alunos sendo que mau mau sairão as notas depois teremos que recuperar as aulas em julho ou não só porque o Honório servirá de alojamento para o pessual que virá para os jogos. E que carante que nós não iremos recuperar aula no sábado???? ;)
Então é isso!
Ingridiany Cristina basei
25/05/2011 19:08
Senhor Doutor em língua portuguesa Ricardo Saad Afonso, o que o senhor faz brincando de corrigir as pessoas que colocam seus pensamentos a mostra? Qual é a graça de se sentir melhor que os outros por saber escrever UM POUQUINHO melhor?

O que ouve, a sua raiva em relação aos professores do estado é tanta que só sabes cutucar pessoas que expõe suas opiniões?

Acabaram seus argumentos?
Onde estão suas opiniões que são tão pesadas (até agora não ví onde) em relação aos professores?
Ingridiany Cristina basei
25/05/2011 19:03
Olha, só vejo gnt aí em baixo querendo aparecer! Poderes Constituidos? Médici? Porque a Senhora não pede Vargas de uma vez, acho que seria o mais correto, ditadura, para acabar com estes incompetentes que tentam criticar algo que é do direito do trabalhador, com toda certeza, a ditadura lhe poria em seu lugar! Como já disseram, se os professores não estão felizes com o salário que procurem a iniciativa privada. E os Senhores, se não estão felizes com o ensino público que faz greve lutando pelos seus direitos, procurem o privado! Hummm, esqueci, a educação é direito de todos e para estes "todos" de graça. Direito de ser educado, não é a mesma coisa que largarem os seus filhos na escola para que os professores cuidem. Escola está virando sinônimo de depósito, no qual seus filhos são as caixinhas que os professores devem encher. Já cansei de ver aluno que chega na escola marcado de espancamento, ja cansei de ver aluno que chega na escola "mijado", pais, onde? Esses são os pais que dizem que seus filhos estão ao "léu". Tratem seus filhos como seres vivos que são, não como objetos que vcs colocam na escola/depósito. Com este conceito posso até concordar sim que os professores não merecem salários maiores, até por isso que penso que daqui pra frente, estes professores, se não conseguirem o que reinvidicam, devem recolher os alunos, entrar em sala, pedir a eles que sentem-se e alí ficar olhando para eles, até porque é isso que os senhores querem.

Eu sou acadêmica, tive disciplinas em que estagiei em sala de aula e esse mesmo governo que nega salário descente, nega melhor condições de locais para depositarem seus filhos! Não falo isso por falar, como teve uma "Senhora", com o devido respeito (se o merece) comentou, falo isso porque ví e conheço o estado deplorável em que se encontra o ensino. E digo de boca cheia, ser professor não é fácil não, aturar as mal criações que vocês pais relapsos não consertam em seus próprios filhos, são consertadas por eles!

MERECEM MELHORIAS EM SEU SALÁRIO SIM, PROFESSOR FELIZ ATURA MELHOR ALUNO MAL CRIADO PELOS PAIS!!!
FERNANDA
25/05/2011 19:01
RICARDO. Tenho muita curiosidade em saber, talvez não só eu. Quando estava na escola EU tinha PROFESSORES pra me ensinar, mais que normal você não acha?
E você quando estudou tinha PROFESSORES ou ROBOS em sala de aula??????
Roberto basei
25/05/2011 18:45
Significado de Concursado no Dicionário online de Português, definição de concursado. Adj (concurso+ado) Habilitado com concurso por provas públicas.

Julian Carax
25/05/2011 às 13:38
Professor filiado a partido político é a pior coisa que tem. Seu "rabo" fica preso no mesmo minuto. Estão aí 2 exemplos claros. O Lodemar que não apoiou a greve dos servidores municipais, pois faz parte da "situação", no governo municipal, e o Basei, que faz parte da situação, do governo estadual.
Tem como não criticar a classe? Ou vocês acham que existe coerência?


Jerônimo Rodrigues
25/05/2011 às 17:28
Aos esquecidos e desavisados: servidor público deve obrigação para a sociedade, vez que é ela que paga o seu salário.
Dizer que não deve obrigação a ninguém? Menos, muito menos...
É por essas e outras que vemos por aqui tantas críticas negativas aos professores...

Jerônimo e a outros que ficam nas pecuinhas tentando desqualificar comentários de professores que no ímpeto escrevem e não possuem o tempo de corrigir, "o não dever obrigação", nem a sociedade, pois o que ela me paga devolvo com o meu trabalho.
Ou você acha que meu trabalho não vale nada, mas mesmo assim quero te agradecer por me dar a oportunidade de lhe esclarecer, sua pequena duvida e pedir que veja fotos que estou postando no jornal cruzeiro do vale na coluna de você repórter o que é representação política de verdade, e se por ventura querer participar de um projeto para Gaspar, filie-se ao PSC, meu muito obrigado.
Lindomar Gessner
25/05/2011 18:27
Concordo com a manifestação do colega, Adolar Fischer, não é a toa que tantos jovens se voltam para as drogas e a violência nos dias de hoje. Talvez se nossos professores fossem mais comprometidos com a missão que lhes foi incumbida, quem sabe poderiamos viver em um mundo melhor, livre dos toxicos e da intolerância.
Ricardo Saad Afonso
25/05/2011 18:14
Querida Juliana Roncaglio, em que pese tua defesa apaixonada em prol dos professores, não posso acreditar que uma pessoa que escreve "enchergar" tenha atendido a uma unica aula que seja. É uma pena que os professores estejam em greve e você não possa assistir a umas aulinhas de português.
Cecilia Spengler
25/05/2011 17:46
Gostaria de agradecer aos professores da minha época, os quais nunca fizeram greve, pelos meus estudos. Estes sim se preocupava com o meu futuro e minha educação, pois não ficavam por ai fazendo baderna e incitando a violencia contra os poderes constituidos. Volta Medici!
Erica Stein
25/05/2011 17:28
Erica Stein

Venho por meio deste meio de comunicação, comunicar a todos
os cidadãos brasileiros que, o Brasil está longe de ser um país justo, com pessoas sabedoras de seus direitos e deveres, pois é isso que merecem todos os brasileiros. Estive recentemente na Europa-lá pude analisar -, o porquê de nosso país ser tão injusto com seu povo. Vocês não imaginam como o europeu se solidariza na luta de uma classe, mesmo que não seja a sua. Como por exemplo, a dos professores. Aqui tem uns bestas que além de não participar de uma luta que é de todos, ainda falam um monte de bobagem. Gente, "a edudação", é um direito de todos e, não de poucos, como está ocorrendo. Em nosso país os que nascem em berço de ouro, terão mais oportunidades do que aqueles que não nasceram em berço esplêndido. Está certo? Não !
Eu ficaria muito feliz se a comunidade lutasse por uma "educação" de qualidade, apoiasse essa luta, só assim o governo tomaria as devidas providências. Mas, não é o caso, porque o povo mais uma vez faz o jogo do governo. Gente, acorda, o dinheiro é nosso e, não dos governantes, eles têm que administrar muito bem o seu estado e, não como o fazem. Quem é funcionário público sabe do que estou falando. O que é público não funciona. Por quê? Quanto mais semi
analfabeto existe, melhor para eles. Povo bem informado, cobrará seus direitos e, isso eles não querem. Acorda Brasil.......................
Jerônimo Rodrigues
25/05/2011 17:28
Aos esquecidos e desavisados: servidor público deve obrigação para a sociedade, vez que é ela que paga o seu salário.
Dizer que não deve obrigação a ninguém? Menos, muito menos...
É por essas e outras que vemos por aqui tantas críticas negativas aos professores...
Julian Carax
25/05/2011 17:23
Permitam-me uma correção de minha fala anterior: Professor CONCURSADO, filiado a partido político, é a pior coisa que tem.
JULIANA RONCAGLIO
25/05/2011 17:13
Adolar fischer,A EDUCAÇAO DE SEU FILHO QUEM TEM DIREITO DE DAR E VC, SE SEU FILHO COMEÇAR A USAR DROGAS A FALTA DE CUIDADO E SUA QUE NAO CUIDA DIREITO E NAO DO PROFESSOR,O PROFESSOR ESTA NA ESCOLA PARA ENSINAR FAZER A ABRIGAÇAO DELE.
TEM GENTE QUE NAO SE ENCHERGA MESMO!!
DA ATE NOJOOOOOOO.
O PROFESSOR ESTA NA ESCOLA PRA ENSINAR A LER E ESCREVER NAO PARA ENSINAR A USAR DROGAS E PRATICAR CRIMES,
AGORA SE SEUS FILHOS SEU ADOLAR FISCHER FAZER ISSO,A FALTA DE CUIDADO E EXPLICAÇAO E SUAAAAAAAA!!
Roberto basei
25/05/2011 15:43
Ryan dos Santos

Uma excelente ferramenta que está ao lado de todos que tem acesso a tal da internet, as redes sociais hoje nos dão possibilidades de enfrentamento em nível de grandes grupos e vejam não podemos ser barrados.
Hoje internautas unidos já derrubaram até programas tidos como intocáveis pela emissora; toda poderosa Rede Globo; ex: criança esperança na nossa cidade não se vê um investimento, do que era divulgado, mas não era praticado já não existe mais.
Mentiras do tipo, eu apoio à greve do estado pela legitimidade, mas não apoio a greve do município, faça-me um favor não sei como elegeram vereadores com mais de mil votos, essas pessoas são contra o futuro do município e do professor da rede municipal que já figurou entre os melhores do Estado se não me engano já chegou ao 2º lugar, hoje na nossa cidade o futuro professor, já não tem mais direito aos triênios, pois já recebe 2% de aumento real por ano e em 3 anos da os 6% do triênio me poupe.
Hoje o twitter te da o direito de falar ao mundo o que teu deputado fez de errado, veja um exemplo: Chapecó; cidade do deputado federal João Rodrigues e região recebem mais de 200 homens para segurança publica, enquanto no Vale do Itajaí, Blumenau um delegado.
Estamos precisando fazer uma rede particular de relacionamentos para professores e com acesso de pessoas que defendam a classe a causa, do contrario estaremos fadados ao desaparecimento como querem as atuais lideranças políticas, vejamos um exemplo: e o ruim de tudo isso não ouve um manifesto, uma vírgula de protesto sobre o assunto nem pelos deputados que representam o vale do Itajaí.

Por que essa diferença, Gelsom Merisio,; Presidente da Alesc
Antonio Gavassoni; 2º Suplente de Luis Henrique da Silveira. e cunhado do Merisio
João Rodrigues; Deputado Federal.
Raimundo Colombo; Governador, Planalto Serrano
Nós aqui temos quem, para nos representar, os Consegs, para fazer movimento na escadaria da Igreja de Blumenau.
Politicamente um acordo para eleger Klainubing Senador na próxima eleição mais nada.
Precisamos urgentemente de políticos de verdade

amigo sou concursado não devo obrigação pra ninguem
Carteiro Uiliam
25/05/2011 14:00
Carteiro que sou há mais de 50 anos, sei bem o que é receber uma remuneração que não condiz com a minha vocação e condição intelectual. Desta forma, simpatizo com a causa dos mestres, mas acredito que somente a greve não é a solução. Temos que tomar armar e partir para uma luta armada em prol da ditadura dos professores, tal qual Paulo Freire defendeu em sua obra "Professores do Estado de Santa Catarina Levantai-vos".
Ryan dos Santos
25/05/2011 13:45
Bem lembrado pelo professor Roberto!
Cadê a Ideli, que se diz professora?
Cadê aquela que diz que sempre lutou pelos professores?

Deve estar ocupada caçando tubarões...

Bem lembrado, prof Roberto!
Ryan dos Santos
25/05/2011 13:45
Bem lembrado pelo professor Roberto!
Cadê a Ideli, que se diz professora?
Cadê aquela que diz que sempre lutou pelos professores?

Deve estar ocupada caçando tubarões...

Bem lembrado, prof Roberto!
Julian Carax
25/05/2011 13:38
Professor filiado a partido político é a pior coisa que tem. Seu "rabo" fica preso no mesmo minuto. Estão aí 2 exemplos claros. O Lodemar que não apoiou a greve dos servidores municipais, pois faz parte da "situação", no governo municipal, e o Basei, que faz parte da situação, do governo estadual.
Tem como não criticar a classe? Ou vocês acham que existe coerência?
Roberto basei
25/05/2011 13:22
Treplica ao Sr.Everaldo Maciel

Sr. Everaldo

Meu querido, não me faça graça, vamos nos manter no âmbito da greve da educação, a qual eu defendo e no mesmo que questiono uns e outros, pelo fato de não terem defendido a mesma categoria a nível municipal e pelo que me consta seu nome não aparece no sistema de funcionários do magistério estadual, então você não é professor da rede ou está com um nome falso, mas me conhece muito bem, lhe agradeço por estar lembrando de mim.
Se formos voltar o passado viveremos do passado, ai gostaria muito de ver sua resposta ao te perguntar onde você estava na greve que durou mais de 50 dias?
Onde estava a sindicalista? Que se elegeu a custa dos professores e chegou ao senado com uma vaga que lhe caiu no colo, e hoje é pescadora, e se quer tocou no assunto esperando apoio do hoje Senador.
É não sei talvez não me conheça tão bem assim como pensa, o partido o qual represento, tem o direito de 1% dos cargos de confiança será que você vê alguém do meu partido em cargos de confiança a nível estadual na cidade de Gaspar.
Não, não é por não querer, pois quem entra para política e não pretende cargos deveria ir para uma congregação RELIGIOSA "LHS" e tão menos por coincidência, pois política se faz por acordos e amarras,
O qual se algum partido me procurar politicamente para uma possível coligação estaremos aberto à negociação, pois temos um projeto de Gaspar a ser construído a passos lentos, mas progressivos.
O qual não tem nada a ver com meu posicionamento aja visto que para estadual a majoritária não sou eu que resolvo e sim a maioria que representa os seus partidos, desculpa se você não entender muito bem sobre política, um livro que pode te ajudar a esclarecer um pouco é a "Capital da Geo Política" escrito por Jose William Vesentini.
Adolar Fischer
25/05/2011 12:39
Se a classe dos professores esta assim tão preocupada com o futuro da nação, como é possível que há várias dias já meus filhos estão ao leu, por causa da interrupção das aulas? E se eles começarem a usar drogas e cometer pequenos crimes para sustenta o vicio, de quem será a culpa? Minha ou dos professores grevistas?! A resposta é fácil...
Canrobert Marcolino
25/05/2011 12:35
Só lembrando que os políticos roubam pq a população é alienada e permite que isso aconteça.
Os mesmos que reclamam dos políticos, são aqueles que vendem o seu voto por míseros litros de combustível, que tentam subornar um guarda de trânsito...
Para que isso mude, o professor é o principal meio, desde que não defenda os interesses de um partido político, que seja mais um tijolo no muro....
Pulga
24/05/2011 23:41
Comédia são essas pessoas que acreditam que tem o direito de criticar os direitos de um professor.
O mais engraçado é que políticos roubam, bandidos vivem as nossas custas, a corrupção e tremenda-mente aceita.
Mas trabalhadores que são responsáveis pelo futuro de nosso pais, exigindo os seus direitos de melhorias, são descriminados?
Ingridiany Cristina Basei
24/05/2011 23:19
Boa Noite! Prezados.

É difícil acreditar nos tamanhos absurdos que lí logo abaixo, que professores que educam seus filhos, que muitas vezes, em sua maioria ensinam coisas que estes deveriam aprender em casa, com os pais, professores, como os de séries iniciais, que ensinam a ler e escrever, item essencial para qualquer cargo, por exemplo, um varredor de rua hoje, só é empregado se apresentar diploma de segundo grau. Trabalhadores de iniciativa privada, muitas vezes ganham uma migalha como diversas vezes foram citados nestes comentários, porém, não reclamam por falta de conhecimento. Professores sim, trabalham por acreditar em um Dom, por gostarem do que fazem, vendedores também, estes recebem comissão por venda, então sentem-se estimulados a trabalhar cada vez mais. Professores permanecem sempre com o mesmo salário, e se não reclamam, não lhes é dado o que é de direito, isso é não saber valorizar uma classe que dá a todos a base da vida, logo após a mãe, que muitas delas as vezes somente fornecem o leite materno, muitas vezes nem isso. Vejo também uma equivocada comparação, eu como futura bióloga acredito que manifestações feitas a favor da natureza, contra o desmatamento equivocado, deixam em evidência a falta de consideração com aquilo que muitas vezes nos protege, um exemplo atual? A catástrofe de 2008, muita gente chorou, gritou a dor de perder entes queridos, muita gente ainda culpa a natureza "por estar fazendo isso", assim fico com uma dúvida, fazendo o que? Não são naturais os deslizamentos, não são naturais os dias de calor infernal e nem os de frio, puxem da sua memória, por favor o pessoal mais velho, façam esse "feedback". Agora faço outra pergunta, o que é que está causando tudo isso? A natureza? Não somos nós que poluimos? Somos nós que desmatamos? Somos nós que pensamos que a natureza está aí para impedir o crescimento do país? Como uma figurinha muito conhecida de todo o Brasil Citou. Sei que isso é discurso daquilo que vocês chamam de ecochatos, mas é a realidade que o mundo vive. Eu como futura bióloga estudo, trabalho, penso e no mundo em que vivemos, existem biólogos por toda parte, biólogos não precisam trabalhar somente a favor da natureza, mas sim a favor dos seres humanos, das encostas atualmente fragilizadas. Eu Futura bióloga estou com um projeto de contenção de encosta e recuperação de áreas degradadas encaminhado, isso é pensar usar o conhecimento a favor da comunidade, eu como bióloga posso ser professora e estar lutando ao lado desses professores, diga-se de passagem pelo direito de alimentar, vestir e educar seus filhos, eu como bióloga também sou da opinião de que aqueles que assistem o mundo girar, os fatos acontecerem e não tomam nenhuma posição, pois acreditam que o mundo é assim deixarão seus e bisnetos em um mundo muito pior daquele em que vivem. Coloquem a mão em suas consciências, se fossem os médicos que ganhassem mal e estivessem fazendo greve... Isso tudo ocorre porque os professores não são valorizados. Acredito que isso ocorre porque há vendedores, sem conhecimento, que recebem o cliente em seu balcão, sem esforço, dizem que isso é dom, conheço vendedores com Dom, e são aqueles que trazem para o seu estabelecimento melhorias, idéias, e não só dinheiro. Mas conheço também vendedores que buscam seus clientes, que fazem jus a palavra VENDEDOR, pois conhece o que faz, diferente de muitos!
Everaldo Maciel
24/05/2011 22:02
Quer dizer então, Sr. Basei, que o partido da qual o ilustre faz parte estar coligado com o governo estadual, é mera coincidência?
PAMELA KOLHER
24/05/2011 20:05

O PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO!
O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
É jovem, não tem experiência;
É velho, está superado!
Não tem automóvel, é um pobre coitado;
Tem automóvel, chora de "barriga cheia'!
Fala em voz alta, vive gritando;
Fala em tom normal, ninguém escuta!
Não falta ao colégio, é um 'caxias';
Precisa faltar, é um 'turista'!
Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos;
Não conversa, é um desligado!
Dá muita matéria, não tem dó do aluno;
Dá pouca matéria, não prepara os alunos!
Brinca com a turma, é metido a engraçado;
Não brinca com a turma, é um chato!
Chama a atenção, é um grosso;
Não chama a atenção, não sabe se impor!
A prova é longa, não dá tempo;
A prova é curta, tira as chances do aluno!
Escreve muito, não explica;
Explica muito, o caderno não tem nada!
Fala corretamente, ninguém entende;
Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário!
Exige, é rude;
Elogia, é debochado!
O aluno é reprovado, é perseguição;
O aluno é aprovado, deu 'mole'!
É, o professor está sempre errado...
Mas se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!!!

Bom, primeiramente acho q essa poesia já fala tudo neh, eu como aluna da escola PROFESSOR HONÓRIO MIRANDA na minha visão a profissão professor deveria ser mais valorizada sim por que além deles dar suas 40, 50, 60 aulas por semana eles aindam trabalham sábados, domingos e feriados até altas horas da noite corrigindo provas, trabalhos, preparando boas aulas para os alunos, por que se não tem uma boa aula preparada o governo na hora de um enem, ou outros concurso ai meu deus eles dizem que esse professores de hoje não são preparados pra dar aula q não se faz professor q nem anticamente e dai não é só o governo que cobra, mais sim a sociedade, os pais dos alunos enfim todos cobram, só q eles não veja o trabalho q um professor tem, eles não vejam que a maioria dos professores tem filhos, as professoras então além de ter q dar aula, planejar aula, cuidar da casa dos filhos sem falar que tem marido e outras coisa será que eles acham que por ser professor eles tem que se dedicar só para os filhos dos outros só pensar de melhorar a educação no nosso estado, não, como é que no mundo de hoje que vivemos onde a tecnologia está avençada um professor não tem um datashow numa sala de aula pra passar um conteudo para os alunos, agora se não me falhe a memória uns 2, 3 anos atrás foi que algumas escola colocaram o quadro de vidro, é pra ver como é que tá a nossa educação depois eles reclama e dizem que é culpa do professor vamos criticar menos eles e criticar mais os governadores q pagam um miséria pros professores e não querem aumentar o piso salárial, eles não tão pedindo um novo salário e sim o direito deles, nóis alunos da escola PROFESSOR HONÓRIO MIRANDO ESTAMOS COM VCS PROFESSORES. E já quero adiantar antes que qualquer engraçadinho fale que nóis alunos tamos com os professores não só pra fazer uma média com eles ou pra eles continuarem em greve e nóis não tiver aula, mais sim por que ninguém mais melhor do que nóis alunos pra saber o que um professor passa dentro de uma sala de aula.
aluna: PAMELA PRISCILA KOLHER
Ana Luiza
24/05/2011 19:03
Parabéns a todos que estão lutando pelo seus direitos.

Steve Jobs
24/05/2011 18:49
Education is undoubtedly a fundamental pillar of any country in the organic
It is not just a question of compulsory education ...
It is important firstly to understand the motivations of young people and meeting the love that makes the School as physical and social space for opposition and understand why educational achievement is an increasingly elusive goal.
Are young people less intelligent than a few decades ago??
Obviously NOT!
Instead, the massive development of new technologies increasingly power capacity of any person: access to information and knowledge are at a distance of a computer ... Even if not everyone with a chance of acquiring Internet service, whether in schools, public libraries or cyberspace can be free access to the worldwide web of information. Never "know" was so close to us!

However, the School is seen not as a place of personal training and education but, and citing as a site "Bue's cool" to know where "lots of people," where living wage and expertise and after this then everything comes to school as an institution ...
And that annoyance is that "this" School ...
Lack of motivation, failure at school through the indiscipline and the socially deviant behaviors, all in the crosshairs of every young academic ...
You can counteract this, instilling values ??in young people to enable them:

1 - Plot goals in life, because what we want is the first step to success;

2 - There is no doubt know how to fight for what you want, countering the tendency to lead lives of young people by consumerism and symbol (it's important that they realize that material goods cost much money and to have them work is needed and yet there are priorities).

3 - Work, work and work, one strategy is "optimal" for success in an increasingly competitive society at all levels ......
The curriculum will be more difficult than once? It is also debatable but we often hear our grandparents saying they are the time "the 4th class and learned" and as the saying goes "where there's smoke there's fire" ...

Unfortunately it is often the existence of young people entering the second cycle of basic education without knowing the multiplication tables without having the basics of grammar and for whom reading is a nightmare ...
But then where lies the educational attainment??
Does the curriculum per se are not disconnected from the different cycles (from pre school to tertiary education) and lagged with the reality of the labor market or even the culture of our country??
And why not? We can go on, but sorry - me the most skeptical minds, the real reason for school failure lies in the motivation of young people or rather lack thereof because:
When we do not want little or nothing to do!
And one can not continue to cover the sun with a sieve ...
Believe you do not write it all by writing ...
This is an opinion expressed from the thinking of the young people themselves.
When they are asked about the question of how they feel the school, the responses vary between
"The school is amazing to be with friends and make new friends" (the majority) and "serves as a link to the professional future" (a minority of highly restricted).

All these are not magic formulas for success, are consciously formed opinions from a reflection that is the result of a daily experience with young people in school ...
And with kids at home ...
Jonata Cardoso De Souza
24/05/2011 18:29
Boa tarde.

Estou cursando o terceiro ano do ensino médio no Frei Godofredo.
Hoje,foi o ultimo dia que tivemos aula, acho que devemos entrar em consenso, se é para entrar em greve, porque todos os professores não entram ? No Frei, 60% dos professores não aderiram a greve, ocasionando transtorno durante o dia, aulas vagas, etc. Na minha opinião, se é para lutar pelos nossos direitos ! Poxa, porque todos os professores não entram em um senso comum, e elaboram uma paralisação geral, desse modo, dúvido que o Governo não entraria em ação! De fato, sou um mero e simples aluno, mas, estou preocupado, pois este ano tenho vestibular para prestar.

E-mail: jonatadj@gmail.com
Celular: 92382880

Abraços.
Jean Sartre
24/05/2011 16:51
CLARO!!!!
TEMOS QUE LUTAR SIM!!!
Mesmo que por migalhas.

Basta de sermos acomodados e deixar como está.
Sejamos bravos e vamos em frente sem medo como
alguns que aqui expuseram suas mágoas e rancores
contra professores.

O brasileiro é muito folgado e não luta pelos direitos
como os povos desenvolvidos o fazem.

VALORIZEMOS-NOS!!!!!

Não deixe os inoperantes governamentais
te roubar, seja VALENTE!!!!!!

PROFESSORES DE GASPAR, LUTEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Roberto basei
24/05/2011 15:50
Resposta ao Sr.Everaldo Maciel

Sr. Everaldo

Meu muito obrigado de coração, não sei se vai acreditar em mim, ou não, mas por enquanto essa greve em nível de Gaspar, tem umas pessoas que discursam uma coisa e praticam outras, tem professores que enquanto cargos de confiança procuram espezinhar colegas e depois pedem ajuda.
Quanto Bacharel em ciências contábeis, licenciado em geografia e especializado em educação e gestão ambiental, defendo sim a educação com unhas e dentes, como você bem lembrou, pois não acredito numa sociedade e nem num líder que tenta limitar meios de desenvolvimento aos seus "Kapra".
O motivo de não ter aderido ao movimento é não ver legitimidade a umas pessoas do comando de greve, cujos mesmos estão somente tentando se promover à custa de uma classe que tem de lutar pelos seus direitos adquiridos e mesmo assim precisam levar umas verdadeiras malas à tira colo, tem gente tentada a se aproveitar da situação.
Já participei de greves que duraram mais de 50 dias, levamos bala de borracha, gás de pimenta e colocaram cachorros para nos agredirem e quando estávamos conseguindo alguma coisa, tivemos que voltar para sala de aula, com o rabo entre as pernas e a sociedade catarinense, elege o cara como o Senador com maior número de votos da historia e os comandos de greve permanecem os mesmos.
Sou do tempo em que protestos, faziam de pés descalços e vestidos de preto, representando luto, não íamos para casa lavar roupas, só por isso, mas continuo defendendo a classe do MAGISTÉRIO COM UNHAS E DENTES.
Fabiana
24/05/2011 14:55
Desabafo de uma educadora.

Sou professora e também sou mãe; hoje com as últimas notícias sobre a proposta do governo digo que como mãe: ?me envergonho de ser catarinense? e como educadora muito me revolta esta situação.
Estamos nos deparando com um governo que demonstra claramente que não está preocupado com os professores e muito menos com a educação; com um governo que simplesmente não está cumprindo a lei e me coloco no lugar de todo cidadão brasileiro que paga seus impostos e quando não cumpre a lei precisa pagar pelos seus erros.
Vejo os profissionais habilitados - repito "habilitados" (pois já são raros) e com anos de experiência procurando outros locais de trabalho, pois a educação os deixou a margem, seus salários não lhes dão mais uma vida digna. Tenho hoje uma visão do futuro - alunos saindo do ensino médio dando aula para alunos do ensino médio com o mesmo salário de um professor habilitado - pós graduado com uma carreira.
A educação está sofrendo um abandono, exemplo disso são os alunos de nossa escola que neste ano ficaram três meses sem professor de inglês e a 3ª série dos anos iniciais um mês sem professor. Pergunto: Senhor governador quem vai garantir para esses alunos os 200 dias letivos?
Estou começando a acreditar que realmente é este o objetivo do governo, professores com baixo salário, educação sem qualidade e um povo analfabeto.
Estou na greve junto com muitos companheiros que lutam por um salário digno e como conseqüência uma educação de mais qualidade, e digo que é humilhante para um professor precisar ir para rua e se fazer ouvir "professor na rua - governo a culpa é sua". Mas eu vejo e ouço a situação e a força de muitos outros professores e chego a me emocionar, revigorando a minha vontade de continuar lutando. Pois não seria um professor digno de meu título se continuasse vendo o descaso do governo e nada fizesse.
Vejo na imprensa uma grande aliada e peço que não abandonem esta categoria, pois contamos com vocês.
Fabiana
24/05/2011 14:09
Desabafo de uma educadora.

Sou professora e também sou mãe; hoje com as últimas notícias sobre a proposta do governo digo que como mãe: ?me envergonho de ser catarinense? e como educadora muito me revolta esta situação.
Estamos nos deparando com um governo que demonstra claramente que não está preocupado com os professores e muito menos com a educação; com um governo que simplesmente não está cumprindo a lei e me coloco no lugar de todo cidadão brasileiro que paga seus impostos e quando não cumpre a lei precisa pagar pelos seus erros.
Vejo os profissionais habilitados - repito "habilitados" (pois já são raros) e com anos de experiência procurando outros locais de trabalho, pois a educação os deixou a margem, seus salários não lhes dão mais uma vida digna. Tenho hoje uma visão do futuro - alunos saindo do ensino médio dando aula para alunos do ensino médio com o mesmo salário de um professor habilitado - pós graduado com uma carreira.
A educação está sofrendo um abandono, exemplo disso são os alunos de nossa escola que neste ano ficaram três meses sem professor de inglês e a 3ª série dos anos iniciais um mês sem professor. Pergunto: Senhor governador quem vai garantir para esses alunos os 200 dias letivos?
Estou começando a acreditar que realmente é este o objetivo do governo, professores com baixo salário, educação sem qualidade e um povo analfabeto.
Estou na greve junto com muitos companheiros que lutam por um salário digno e como conseqüência uma educação de mais qualidade, e digo que é humilhante para um professor precisar ir para rua e se fazer ouvir "professor na rua - governo a culpa é sua". Mas eu vejo e ouço a situação e a força de muitos outros professores e chego a me emocionar, revigorando a minha vontade de continuar lutando. Pois não seria um professor digno de meu título se continuasse vendo o descaso do governo e nada fizesse.
Vejo na imprensa uma grande aliada e peço que não abandonem esta categoria, pois contamos com vocês.
Everaldo Maciel
24/05/2011 13:49
Gostaria de saber pq o sr Basei, que parece defender com unhas e dentes a educação, até onde foi me informado, não aderiu ao movimento de greve.
Lidiane
24/05/2011 13:41
Gostaria de, como professora e principalmente como mãe, demonstrar minha indignação frente à proposta de implementação do Piso Nacional do Magistério apresentada pelo Governo do Estado. Sou professora formada e pós graduada em minha área, efetiva no estado, comprometida com meu trabalho, assim como a grande maioria dos professores que trabalham comigo. São planejamentos, atividades diferenciadas para alunos com dificuldades, frustrações, replanejamentos, correções, pesquisas e livros por todos os lados, somados às cobranças dos pais e do governo.
Mas, tudo bem! O negócio é entrar numa faculdade, fazer dois semestres de qualquer coisa e dar aula no Estado. Fazer um ?bico? como dizem alguns. Sem compromisso, sem conhecimento e sem amor. Ou como farão muitos de meus colegas, mudar de profissão ou então partir para as instituições privadas.
Como mãe acima de tudo, lamento, pois quero para minha filha o melhor, o qualificado, o preocupado com sua aprendizagem, um parceiro. Mas, pelo jeito, para nosso ?inusitado? governo, o que vale é a lei do menor esforço. Tudo igual! Vamos acabar com as licenciaturas, com os estágios, as leituras, as orientações, os TCC?s, os custos de uma formação qualitativa. Afinal, para o governo o ensino médio vale tanto quanto uma especialização.
E para os ignorantes de plantão, voltamos a conversar, quem sabe, dentro de alguns anos, quando teremos todo tipo de gente em sala de aula, menos professor. Pensem que terão alunos formados no ensino médio lecionando para seus filhos ou netos.
Eusélio
24/05/2011 13:20
Como já comentei em outras matérias, o povo do Vale e de Santa Catarina tem que aprender a votar, aproveitar as oportunidades quando elas aparecem, depois não adianta ficar chorando. Este caos na educação do Estado já é figurinha carimbada, basta ter memória e lembrar de outros governos. É sempre a mesma coisa, quando determinado partido entra no nosso Estado a educação "sai"!!!
juliana roncaglio
24/05/2011 13:13
alem do tal de ricardo ,agora apareceu outra ignorante pra falar o que nao deve,dona cecilia quanto è seu salario?se vc acha que esta bom o que vc ganha problema e seu,tenho certeza que se vc nao tivesse ganhando tambem iria reclamar com o patrao,estou enganada?
acho que professor deveria ganhar é muito bem,porque nao e facil lidar com 20 ,30 , 40 crianças dentro de uma sala de aula.
dona cecilia e seu ricardo vao trabalhar vão,nao fiquem ai falando coisa que nao deve e enchendo o saco dos outros!!!!
Jossemael Alcântara
24/05/2011 12:29
O mais impressionante é que enquanto o circo pega fogo, o palhaço-mor está em viagem pela Europa...
Ricardo Saad Afonso
24/05/2011 12:21
Muito bem observado, querida Cecília. Inclusive, aposto que se você prejudicasse seus clientes por conta disso, seria demitida na hora. Mas em se tratando de funcionário público, o importante é achar motivo pra ficar fazendo algazarra.
Cecília
24/05/2011 11:23
Ta certo, os professores querem exigir seus direitos, porém, pergunto, se é que dar aula, para eles, ?os mestres? é tão bom, eles realmente tem o ?dom? para ensinar, pra que se incomodar tanto com o salário? O meu dom é atender o público, ser vendedora, nem por isso prejudico meus clientes, deixando de servi-los por dinheiro, e olha que professores formados são muuito mais instruídos do que eu, são estudados, e se estão em busca de salário melhor, por que não estuda mais e vai dar aula para universidade? Por que são acomodados, o que faz uma pessoa formada em Biologia por exemplo, fazendo protesto no centro da cidade, deixando alunos sem estudos? Perdeu toda a moral pra mim, ele que vai estudar, vai ser um Biólogo!

Desaforo!
Sandra Morastoni de Campos
24/05/2011 10:08
Queridos colegas de trabalho do município de Gaspar, sou professora em Navegantes e moro em Balneário Camboriú , viajo 34 klm até a escola que trabalho, gasto dois tanques de gazolina por mês pois não tem ônibus até o bairro que leciono, alem de não termos ajuda de custo pois o vale transporte só vale para transporte público, ganhamos uma miséria de salário, estudei entre graduação e pós durante sete anos , então agora me digam aqueles que criticam nosso movimento, se não temos razão de nos indignarmos com a situação, e para aqueles que não tem conhecimento de causa favor nem abrir a boca.E quanto aos comentários do meu colega de faculdade ENÉAS LANA PARABÉNS, este é o caminho venceremos pela gentileza inteligência e conhecimento de causa pois fazemos parte dela.
Teacher Josy
23/05/2011 23:35
Olá Pessoal,
O último ataque do governo é diretamente a nós professores de carreira.
Leiam as informações postadas no http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/?topo=67,2,18,,,67 e repassem a todos os professores de suas listas.

Plano de Carreira????? Leiam a medida provisória que este governo tentará passar na ALESC, que também se encontra disponível na página do Moacir.

Tal medida trata-se de uma afronta a esse magistério que por tantos anos lutou a fim de conquistar seus direitos, que agora são meramente desprezados, com uma política salarial discriminatória!

Chegaremos nós ao ponto de termos nosso plano de carreira achatado???

Que governo é esse que alega não poder nos pagar o piso por conta de descuprimentos de leis, e que ao mesmo tempo acaba com nosso plano de cargos e salários utilizando-se de uma Medida Provisória, colocando professores de nível médio com remuneração maior até que aqueles pós-graduados? Não estou desmerecendo nunca, é claro, aqueles que detêm o Ensino Médio, mas ignorar a formação e o avanço de outros profissionais em educação é um ultrage a nossa categoria.

Não capaz ainda de deixar claro que não respeitará a LEI FEDERAL DO PISO no que dispõe sobre o valor inicial da carreira do magistério, ainda reafirma seu autoritarismo no art. 3º da mesma Medida Provisória:

Parágrafo Único. A vantagem referida neste artigo será aumentada, exclusivamente, nas mesmas datas e índices da revisão geral do funcionalismo público estadual, prevista no art. 37, X, da Constituição Federal.


Contudo, ficaremos nós de braços cruzados agora????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Se antes os efetivos bem como qualquer outro professor de carreira não tinham motivos para aderir ao movimento, creio eu que agora se sentirão mais que anfitriões desse movimento, tudo isso devido à tamanha superação deste governo no que tange seu descaso para com AS PESSOAS que estão há anos cuidando da educação desse Estado.

Sendo assim, diante de todo o exposto e haja vista tudo que nos é garantido por lei, ignorem à chamada de volta às aulas feita na data de hoje na mídia local (a qual não deve ter custado pouco a este governo) e apresentem-se em massa na nossa Assembléia Regional que se realizará amanhã (24/05/11) no Ginástico da E.E.B. Pedro II às 14 horas.

Contamos com todos, inclusive com apoio da mídia e comunidade nesta luta. Caso contrário, rasgue-se qualquer LEI FEDERAL, a começar pela Constituição Federal.


Um Forte Abraço,
Profª Josy
Marili Terezinha Vanso
23/05/2011 22:38
Ser professor é mamata?
Não entrei aqui pra escrever recado...
Aí, tem coisa que não da pra calar.
Que existe maus professores, nós sabemos...
Como tem outros péssimos exemplos em outras áreas profissionais.
Afinal somos retratos de uma sociedade gananciosa pelo ter sem se importar pelo ser.
Gostaria de perguntar qual é a classe mais doente no país depois dos carcereiros?
Doente mesmo, não frescura de quem não tem o que fazer.
Eu sei que tem gente que trabalha além das 8 horas diárias.
Mas, ou ganha por produção ou hora extra.
Alguém a não ser o professor, já se habilitou em fazer uma pesquisa , ou observar a rotina de um professor, que mal tem tempo pra comer.
Parece fácil pra quem é leigo no assunto.
Já tive mães que ficaram em minha sala de aula e quando saíram , sabe o que falaram? ?Nem triplicando esse salário que você recebe quero estar aqui?
As pessoas tem o direito de se manifestarem, mas por favor , falem com conhecimento de causa e não o que acham avaliando nem sei o que.
O salário é sim uma das motivações para termos profissionais mais competentes, como já disse não é a única...
Nunca tive mamata não, porque sei o quanto trabalhei e que desafios tive que superar e ainda tenho.
Para desempenhar bem a minha função.
Não gostaria que por causa de alguns profissionais eu e meus colegas fossemos jogados a lata de lixo.
Como queremos exigir dos governantes se a própria sociedade não valoriza a educação e o professor?
Estamos precisando de apoio, de gente que acredita que a escola tem função importante nesta sociedade.
Apoio não é apenas para o professor e sim para uma categoria que está em extinção levando , aí eu insisto num problema que já vivenciamos hoje que é a falta de professor.
Aí, falo com tristeza, que para ser professor não necessariamente precisa ter diploma, basta querer fazer um bico, enquanto se busca uma graduação em outras áreas.
Como diz a professora, que se tornou nacionalmente conhecida . Eu não tenho vergonha de mostrar meu contracheque, quem precisa ter vergonha é nossos governantes e até parte da sociedade que desconhece que pra ser um médico, advogado um bom empresário um dia passou antes pelo olhar atento de um professor.

Que tal , você aí que tem nos criticados, pensando que pra nós é uma festa estar numa escadaria
Exigindo apenas o cumprimento de uma lei...Isso nos entristece , nos humilha...
Mas, meu aluno merece uma professora com no mínimo uma cara saudável.

Pense nisso e venha conosco. Essa é uma luta para melhorar a qualidade da educação da nosso estado.
Até quando vamos ignorar que o problema não é nosso?
Não é apenas dos professores.
Desde o início do ano na minha escola não consegue ter seu quadro completo.
Não vamos aqui fazer um campo de batalha. Ninguém vai vencer essa luta, se não lutarmos juntos para termos uma escola de qualidade.
Ser professor é mamata?
Não entrei aqui pra escrever recado...
Aí, tem coisa que não da pra calar.
Que existe maus professores, nós sabemos...
Como tem outros péssimos exemplos em outras áreas profissionais.
Afinal somos retratos de uma sociedade gananciosa pelo ter sem se importar pelo ser.
Gostaria de perguntar qual é a classe mais doente no país depois dos carcereiros?
Doente mesmo, não frescura de quem não tem o que fazer.
Eu sei que tem gente que trabalha além das 8 horas diárias.
Mas, ou ganha por produção ou hora extra.
Alguém a não ser o professor, já se habilitou em fazer uma pesquisa , ou observar a rotina de um professor, que mal tem tempo pra comer.
Parece fácil pra quem é leigo no assunto.
Já tive mães que ficaram em minha sala de aula e quando saíram , sabe o que falaram? ?Nem triplicando esse salário que você recebe quero estar aqui?
As pessoas tem o direito de se manifestarem, mas por favor , falem com conhecimento de causa e não o que acham avaliando nem sei o que.
O salário é sim uma das motivações para termos profissionais mais competentes, como já disse não é a única...
Nunca tive mamata não, porque sei o quanto trabalhei e que desafios tive que superar e ainda tenho.
Para desempenhar bem a minha função.
Não gostaria que por causa de alguns profissionais eu e meus colegas fossemos jogados a lata de lixo.
Como queremos exigir dos governantes se a própria sociedade não valoriza a educação e o professor?
Estamos precisando de apoio, de gente que acredita que a escola tem função importante nesta sociedade.
Apoio não é apenas para o professor e sim para uma categoria que está em extinção levando , aí eu insisto num problema que já vivenciamos hoje que é a falta de professor.
Aí, falo com tristeza, que para ser professor não necessariamente precisa ter diploma, basta querer fazer um bico, enquanto se busca uma graduação em outras áreas.
Como diz a professora, que se tornou nacionalmente conhecida . Eu não tenho vergonha de mostrar meu contracheque, quem precisa ter vergonha é nossos governantes e até parte da sociedade que desconhece que pra ser um médico, advogado um bom empresário um dia passou antes pelo olhar atento de um professor.

Que tal , você aí que tem nos criticados, pensando que pra nós é uma festa estar numa escadaria
Exigindo apenas o cumprimento de uma lei...Isso nos entristece , nos humilha...
Mas, meu aluno merece uma professora com no mínimo uma cara saudável.

Pense nisso e venha conosco. Essa é uma luta para melhorar a qualidade da educação da nosso estado.
Até quando vamos ignorar que o problema não é nosso?
Não é apenas dos professores.
Desde o início do ano na minha escola não consegue ter seu quadro completo.
Não vamos aqui fazer um campo de batalha. Ninguém vai vencer essa luta, se não lutarmos juntos para termos uma escola de qualidade.
juliana roncaglio
23/05/2011 21:14
nossaaaaaaaa ,como este tal de ricardo ai e ignorante!!!!!
deve ser filhinho de papai ,ou e um troxa cheio de dinheiro.......
nao sabe nem o que fala,coitado dele............
pra este tipo de gente temos que dar o despreso e nem responder!
nao sou professora ,tenho 2 filhas que estudam na MARINA VIEIRA LEAL e sou a favor da grave simmmmmmmmmmm.
Denis
23/05/2011 21:09
Bom pra deixar bem claro pra ti Ricardo Saad Afonso, pois eu não pedi pra ti corrigir algo que eu coloquei pra fora com odio do governo, eu cresço e aprendo com o tempo, si não é o bastante pra ti como tu diz migalhas calaa tua boa cara antes que um que luta pelos seus direitos coloque a sua pessoa no seu devido lugar,
espero que isso não seja nescessario pois nós somos pessoas como você a unica coisa que muda é que não calamos a boca por pouca coisa que nem tu! Si liga, é a melhor coisa que tu pode fazer nesse momento, aprenda a ser humano agora, pois quando chegar numa idade avansada não da masi tempo! Eu sou JOVEM eu aprendo com os meus erros! si tu não aprende, começe agora!
Denis Eduardo Estevão
Presidente do Gremio Estudantil Honório Miranda
Sartre
23/05/2011 20:46
Sra. Herta Teichmann, se alguém mexer no seu dinheiro...no seu banco....qual seria a reação da senhora??

A senhora aceitaria esta condição ou iria averiguar o problema
e exigir os teus direitos?

Responda-nos!

Sartre
INDIGNADA
23/05/2011 20:26
Professores
Protetores das crianças do meu país
Eu queria, gostaria
De um discurso bem mais feliz
Porque tudo é educação
É matéria de todo o tempo
Ensinem a quem sabe tudo
A entregar o conhecimento
Na sala de aula
É que se forma um cidadão
Na sala de aula
Que se muda uma nação
Na sala de aula
Não há idade, nem cor
Por isso aceite e respeite
O meu professor
Batam palmas pra ele
Batam palmas pra ele
Batam palmas pra ele

Acho linda esta música (Leci Brandão)

PROFESSORES....Não DESISTAM de seus ideiais....LUTEM....
Pois tenham certeza que a LUTA DE VOCÊS e de todos que estão em busca de um FUTURO MELHOR....

BATAM PALMAS PRA ELE PROFESSOR....

Vejam o exemplo da professora Amanda Gurgel do estado do RN...ela teve coragem e peitou os deputados...Se tera solução, não sabemos...mas o aviso foi dado...LUTEMMMMM !!!!!
Lindair Maria Lanz Schneider
23/05/2011 20:05
Quando agimos contra um sistema estabelecido, que nos diz a maneira como devemos pensar, sentir, agir, ocorrem divergências, pois é necessário uma ruptura para que se construa outras formas de analisarmos os fatos presentes, toda mudança trás consigo resistência, revolta, pavor,pois quem está no poder, não quer perder o seu posto, mas essa mudança, inúmeras vezes é necessária, ainda mais num país como o nosso, onde uma minoria consegue distinguir a verdadeira política de politicagem, de perceber que o real valor das coisas está no ser, e não no ter, que é possível sim, sermos cidadãos críticos, que não aceitem as coisas prontas, decididas por uma minoria, pois enquanto luto, grito por justiça me sinto realmente humano, pois assim tenho certeza que não estou amordaçada,cega,obtusa e em estado de inércia. Infelizmente um grande número da sociedade civil "pensa" de forma arcaica, condenando àqueles que os ensinaram a ler e escrever, o mestre que inúmeras vezes foi psicólogo, amigo, pai, mãe, foi a mola propulsora para que o sonho se tornasse realidade para muitos alunos, mostrasse o real sentido da vida, da família, da sociedade. Agradeço pelos meus mestres, que foram essenciais em minha vida, que me mostraram o valor que estava em meu ser, e eu não via, senão eu continuaria na minha vida medíocre, no senso comum, vegetando, sem fazer nenhuma diferença, entendo que não sou reconhecida mundialmente, não possuo grana,mas sou a professora mais feliz do mundo quando percebo que faço diferença na vida de algumas pessoas, mesmo que seja por gestos, sorrisos, conversas, aprendizado, esse é o real papel do professor: transformação, assim como transformaram a minha vida, devo ser exemplo à eles, os alunos, que é possível sim lutarmos por nossos sonhos e os alcançarmos; deixo uma citação de Dietzgen (1869), para refletirmos: "Mesmo sabendo que o sol tem dimensões da ordem das centenas de milhar de quilômetros, podemos perfeitamente à vontade continuar a vê-lo do tamanho do prato em que se come."
Professora Lindair.
Renato Luís Schmitt
23/05/2011 19:52
Sr. Ricardo, não existe a palavra ortográfia e sim (ortografia). Não o conheço, não sei qual sua ocupação. Escrevo, não só para o Sr., mas para todos que querem ler o que escrevo. Estou há muitos anos atuando na área da educação, muitas pessoas conheci no exercício da minha profissão, pessoas estas, maravilhosas, que contribuiram para o meu crescimento pessoal e profissional. Gosto realmente da minha profissão pois nela me realizo. Os alunos são uma riqueza extraordinária, tenho uma grande estima por cada um deles e trato com maior respeito, afinal todos têm o direito de serem respeitados. Estou contente portanto, com a minha profissão, porém, não com o que ganho. Sr. Ricardo. Devemos sim lutar por melhores salários, por uma melhor qualidade na educação. Abandonar a educação não é uma atitude inteligente, portanto, devemos pensar inteligentemente e agir da mesma forma. Entenda, os professores gostam de que fazem, porém lutam pela valorização da sua profissão. Os pais deveriam participar mais ativamente da escola, ver se o quadro de professores da escola onde seus filhos e filhas estudam está completa, se os professores contratados tem competência na área entre outras coisas mais. Uma educação de qualidade é possível quando toda a sociedade participa. Com uma educação de qualidade todos ganham, inclusive você Sr. Ricardo.
Almeri K. Silva
23/05/2011 18:59
Alguma escola chegou a contar com 100% de adesão? Alguém tem os números?
O Honório parou? E o Ivo? E o Frei? E o Agenor?
Se for a minoria, a greve não terá frutos, infelizmente...
Sartre
23/05/2011 18:32
O discurso do Sr. Ricardo é o mesmo da maioria dos brasileiros e dos pais dos alunos.

Por isso a educação e a cultura neste "país" está no patamar que está.

Enquanto as pessoas tiverem esta visão dos professores, estaremos fadados a nos posicionar no último lugar de tudo.

O Brasil não tem solução, o inferno são os OUTROS!

Lamentável!!

Herta Teichmann
23/05/2011 18:03
Em certa medida, devo concordar com o Sr. Ricardo Saad, que até agora só foi execrado pelos grevistas baderneiros. Inclusive, acredito que os dias de greve deveriam ser descontados dos professores que aderiram ao movimento, os quais preferem passear pelo centro da cidade ao invés de ministrar suas aulas.
Raquel
23/05/2011 17:40
Na minha opinião professores e médicos nunca deveriam entrar em greve ! Cujos são muito importantes tanto na área da saúde quanto educação ... Como diz um colega no comentário logo abaixo .. Não ta contente ???mude de profissão oraas!!! dê espaço pra outros professores que realmente se preocupam com o ensinamento... e não só pelo dindim ;)!!! E que cartaz ?? "Santa Catarina é o único estado fora da lei" que que é isso genteee ! O país inteiroo esta fora da lei e vai continuar ainda mais fora da lei com vcs fazendo essas greves !
Falta de vergonha
Lidia
23/05/2011 14:50
Certamente se o Sr.Ricardo chegou a estudar em uma escola pública encontrou em seu ambiente escolar professores desmotivados e insatisfeitos,do contrário teriam formado o senhor um cidadão mais ético e humano.
Vamos ser sensatos se todos os professores que estão descontentes com seus salários trocassem de profissão então poderiamos fechar as escolas.Além do mais o senhor anda bem mal informado,afinal dizer que ser professor do ensino publico é mamata é porque não conhece nossa realidade,os problemas que são enfrentados na rotina escolar,nem sabe que não trabalhamos apenas em sala de aula ,mas também fora dela,fizemos plano de aula,corrigimos provas,trabalhos e estamos sempre estudando,pesquisando e aprendendo mais para trazer um melhor conhecimentos aos nossos educandos ,procurando ensinar de nossa parte com qualidade,fizemos isso por amor a nossa profissão e não por salário,do contrário ja teriamos mudado de profissão e talvez seriamos como o senhor.
Acho que temos o direito de reivindicar o que nos é devido,não fazemos baderna fizemos uma manifestação para tornar público o que vem acontecendo,porque neste pais é a única forma de sermos ouvidos e respeitados.
Eneas Lana
23/05/2011 14:40
Hoje a presença dos professores na escadaria da matriz e na caminhada pelo centro, mostrou para a comunidade nossa indignação com governo do estado. Só queremos que a lei seja colocada em prática. Alguns podem até querer reprimir este movimento, as causas são diversas, o próprio governo nos últimos dias mandou vários emails de conteúdo duvidoso tentando impedir a greve dos professores. O governo deveria sentar com nossos representantes e procurar criar propostas para terminar com a greve, não estamos em greve sem motivo, não queremos migalhas, queremos o que é justo. Queremos a aplicação do Piso do Magistério, isto é lei. Também quero agradecer toda comunidade que esta apoiando, muito obrigado.
Eneas Lana
Roberto basei
23/05/2011 14:27
Ricardo

Por que a insistencia em não quere compreende, que muitas vezes o professor tem que deixar de dar aulas, parar e ouvir o desabafo de uma criança cujo papel é do pai,
Que em muitas vezes tem que ensinar o aluno a sentar corretamente, cujo papel é de casa, ensinar boas maneria até para comer, escovar os dentes, muito obrigado, por favor, resultado esse que nos engrandece e o resultado esta ai um o Denis reconhesse nos professores antes de mais nada amigos, parabens ao Denis pela dignidade em reconhecimento e os professores do Denis pelo exelente trabalho desenvolvido, está dando certo
Gostaria de convida-lo a assistir uma semana de aula em cada educandario de Gaspar para ver qual seria seu posicionamento ai sim poderá comentar qualquer coisa com conhecimento.
cleusa elisabete zimmermann
23/05/2011 14:26
Não vamos utilizar este meio para arranjarmos amigos ou inimigos. O fato é que às vezes existem pessoas que falam das coisas sem propriedade. Eu sei que quem critica o trabalho árduo de um professor da rede pública, nunca foi um professor.
Um professor trabalha além do que aquela carga horária pelo qual foi contratado. Além das aulas, faz parte do seu cotidiano; planejamentos, correções, formação continuada, PPP, Regimentos, Propostas Pedagógicas, eventos e mais, e muito mais. Fora os anos de estudos para alcançar uma graduação, pós-graduação, e quando se consegue pagar, um mestrado.
Vinte anos atrás eu fui professora do estado e já havia uma luta antiga para que o professor pudesse ter um pouco de dignidade e ser respeitado pelo poder público e pela sociedade em geral. Hoje estou numa posição um pouco melhor, estou na direção de uma escola da rede municipal, mas nem por isso, vou deixar de defender a minha classe, porque eu escolhi ser professora e eu sei o que é ser um professor.
Se a vida de professor fosse tão fácil como dizem, estes profissionais estariam sobrando e não faltando. Os que não amam a profissão já estão fora, pois hoje o que não falta é emprego. Sorte da sociedade é que sempre tem alguém que possui vocação, mas estes também precisam comer.?
Eneas Lana
23/05/2011 13:46
Caro Anônimo (a), eu sem receio algum assumo meu erro, e parabéns por se mostrar interessado pela causa. Só lamento que o governo do estado não reconheça seus erros, assume governador! Piso Já!

Estou vendo vários colegas nesta foto do Honório. Professores temos que respeitar cada posição a respeito da greve. Mas chegou à hora de mostrar para o governo do estado, que lei é lei, e quem não cumpri tem que ser punido, pois é assim que somos tratados na GERED e pela SED pressão o tempo todo para cumprir a lei na sua totalidade e nós assim fizemos, pois é o certo. Já eles se negam a por uma lei do STF em prática, que exemplo é esse!
Eu e meus amigos da escola Marina estaremos em greve a partir de segunda. Iremos para as praças cobrar justiça para ter um salário digno.

Eneas Lana
Roberto basei
23/05/2011 13:39
Sr. Herculano

Para alguns que se identificam e para uns que não.

Pessoas que simplesmente não acompanham e "se axam" com isso no direto de desmoralizar muitos de uma careira, simplesmente pelo prazer de faze-lo.
A Lingua Portuguesa, única do Ocidente a apresentar dois sistemas ortográficos oficiais e em 1986, seis países reuniram-se, no Rio de Janeiro, e tentam estabelecer os primeiros passos para um acordo ortográfico.
Ver uma classe ter que lutar para que se cumpra com um direito adquirido como baderna (na ditadura era assim), não queremos nada além do que foi conquistado, nada além do que é nosso de direito.
Se algumas pessoas que comentam aqui tivessem estudado um pouquinho de História saberiam muito bem que a luta da burguesia e o proletariado sempre foram por bons salários, mas, não ficam tentando se expor de uma forma negativa.
E é claro que nas escolas particulares não há greve, pois são CLTistas e trabalham exclusivamente em dar aulas, ganham para isso, não precisam se sobrecarregarem, lá não lutam por um vale refeição que não é pago aos sábados e domingos, não é pago aos feriados e mesmo que um ente querido venha a doecer seja descontado, cara! Um poqueinho de informação faz muito bem, não seja alienado, se informe.
Sr. Ricardo o Sr. é uma pessoa muito instável, o "se tivesse , emprego" da a entender que está desempregado, pois se fosse ruim procuraria outro, e o que quer dizer o contrario se possui um empresa já começou muito grande e uma terceira alternativa, de tão sem noção não trabalha e dos proprios filhos não quer cuidar ai os manda a escola não se preocupando como ficarão, mas, sim o seu e somente com seu bem estar pessoal.
Ou para finalizar ainda há uma possibilidade não aprendeu a ler e interpretar, (o mesmo que analfabeto funcional) pois não dá para entender a sua finalidade ao tentar nos denegrir tanto como o Sr.
está tentando.
Quanto aos erros ortográficos que alguns PHDs, estão na mesquinharia de tentar desqualificar os comentários, de pessoas que para manter, filhos, casa, pagar impostos e tambem movimentar a economia do municipio, trabalham na maioria das vezes das 7;15h até as 22h.
Só porque escreveram no impeto sem se preocupar com ortografia, mas está dando conta do recado, não esqueça é um ser humano e foi um professor igualzinho com erros dificuldades e acertos que te ensinou a escrever dessa forma, pois planejou a aula antes de ir para a sala, pois somos gente e gente erra enquanto você está esperando uma maquina.
Mesmo assim me desculpa se muitos da nossa classe ainda sabem onde dar a martelada ao invés de só saber como se escreve a mesma, pelo menos temos a dignidade de nos identificar. e não ficamos postando como anonimos.
Professor Rafael
23/05/2011 13:38
Ser professor


É despertar a magia do saber é abrir caminhos de esperança
desvendar o mistério do cálculo da fala e da escrita.
É criar o real desejo de ser.


É promover o saber universal especializar políticos,
médicos, cientistas, técnicos, administradores, artistas...
É participar profundamente do crescimento social...

É trabalhar em grande mutirão lançando as primeiras bases
que transformarão idéias em projetos executados em terra
firme ou em imensidão.

É não se dar conta da amplitude de um trabalho que é missão
mover o mundo através do operário ou presidente
que um dia passou por sua mão.

Professor é a base desta sociedade, e é lamentável que tenha pessoas como este tal de Ricardo, fazendo comentários infelizes como os que ele fez...
Fica quieto Ricardo ....
Ricardo Saad Afonso
23/05/2011 13:31
Querido Denis, diante da imensa quantidade de atentados à boa gramática e ortográfia encontrados no seu comentário, aconselho-te a procurar um professor particular de português ao invés de tirar dúvida com os professores da nossa rede estadual de "ençino".
Ricardo Saad Afonso
23/05/2011 12:23
Prezada Cleusa Elisabete, em momento algum defendi a extinção da profissão de professor. Na realidade, eu só aconselhei àqueles professores que estão descontentes com seus salários que procurassem outro emprego, cuja remuneração melhor lhe apetecesse. Mas achar outra mamata como essa de professor estadual é díficil né, talvez por isso seja tão díficil encarar a iniciativa privada, onde 8 horas de carga horária são 8 horas trabalhadas...
Denis
23/05/2011 12:06
Bom, eu sou aluno e sei muito bem como é ter os melhores professores em minha disposição, pra tirar duvidas o que for, eu sei que não é facil aturar alunos dentro de fora da escola, ter que planejar aula em casa, vir pra escola dar aula, corrigir provas, trabalhos, enfim é muita coisa com esses Profissionais que muitas das vezes deixam de ser profissional pra ser um amigo, pois eles deixam a sua relação profissional com o aluno pra ter um relação de amizade, eu apoio eu quero quee a lei seja cumprida como somos obrigado a cumprir com os nossos deveres, o estado ou o governo toma medidas graves com quem não compri com os seus deveres, porque ele não faz por merecer esse comprimento, mas pra isso eles devem cumprir com os deveres deles primeiro, e o dever agora a ser cumprido e o pagamento correto do piso nacional, poxa é o professor que constroi um cidadão, é na sala de aula que si monta uma nação!! eles merecem essa valorização!

Denis Eduardo Estevão
Presidente do Gremio Estudantil do HOnorio Miranda
Cleusa Elisabete Zimmermann
23/05/2011 11:50
Sr Ricardo Saad Afonso

Já pensou se todos os professores resolvessem desistir de ser professor? Se você for esperto, me responda, qual outra profissão existiria sem a existência do PROFESSOR?
Advogado? Médico? Contador? Político? Motorista de caminhão? Taxista? Vendedor? Engenheiro? Qual é sua profissão mesmo????

Pense um pouquinho antes de querer extinguir essa profissão que é fundamental para as outras, inclusive a sua.

Mais um detalhe! Todo cidadão brasileiro tem direito a educação gratuita, por isso o professor da escola pública é indispensável!

Abraços
Há Nônimus
23/05/2011 11:13
Realmente, realmente,como dizia o Chacrinha, pelos recados (comentários) feitos até agora dá prá notar que a escola tem que melhorar.
Cacete, como tem professor analbeto.
São esses que educam nossos filhos?
INDIGNADA
23/05/2011 10:40
Professora potiguar é destaque nacional em programa da globo


Rede Globo/Divulgação

Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR


A professora potiguar Amanda Gurgel foi mais uma vez destaque à nível nacional. No programa Domingão do Faustão veiculado no último domingo (22), na Rede Globo de Televisão, a professora foi convidada a falar sobre seu discurso feito em defesa da Educação em todo o Brasil. Durante sua participação, Amanda falou sobre o vídeo postado na internet, sua carreira como professora e sobre os desafios existentes em sala de aula.

Além de reafirmar o depoimento feito na Assembléia legislativa do RN, a professora explicou que não pensava em ficar famosa, nem muito menos utilizar a mídia a seu favor. ?Já que estou tendo essa oportunidade, minha missão é ser a porta voz da minha categoria. E vou continuar lutando e representando em favor da educação?, afirmou.

Durante os 15 minutos d entrevista, ela destacou a diferença existente entre o valor pago a categoria e o salário recebido pelos deputados que chega a ser 30 vezes maior. Após responder perguntas da platéia e comentários feito pelo apresentador, ela pediu uma salva de palmas para todos os Estados onde os educadores estão em greve.

Fausto silva encerrou a participação da convidada declarando que a luta da professora Amanda, e da Educação brasileira, devem chegar ao gabinete da presidenta Dilma Rousseff, onde medidas mais efetivas possam ser tomadas.


Luis Cesar Hening
23/05/2011 10:26
Olha só em nenhum momento os professores estão fazendo baderna, estão brigando pelos seus direitos e devem ser apoiados por todos nós, não podemos admitir que os mesmos que estão ali cuidando de nossos filhos sejam prejudicados e quanto os professores das redes particulares não fazerem greves, isso acontece por que as escolas particulares pagam pelo menos o que é de direito, bem com certeza não pagam pois um professor estar ganhando menos que uma costureira, não que a costureita não tenha que ganhar um bom salário, mas precisamos valorizar o professor pois o fututo depende deles.
oO movimento deles e justo so espero que tirem do meio deles pessoas que estãoali por questões politicas e não pela causa.
Se um dia aceitassem o projeto do Senador Cristovão Buarque, em que o mesmo pede para os filhos dos politicos estudarem em escola publica ai sim os professores seriam melhor remunerados e trabalhariam em ambientes de qualidade, e não teriam que dar aula em varias escolas para aumentar sua renda, transformando seu serviço em um serviço de menor qualidade
Luis Cesar Hening
22/05/2011 18:29
Os professores estão de parabens precisam sim brigarem por salarios justos para categoria o que não são respeitados por quse ninguem .
São pais que não os respeitam, alunos e todos os governos.
Lutem sim pois só um povo é capaz de progredir se tiverem uma boa educação com-professores motivados e bem pagos.
Agora só não concordo com o Sr. Lodemar que não passa de um demagogo, pois o mesmo não ajudou seus colegas em manifestações na praça da prefeitura, pois o mesmo ja foi servidor público
Ricardo Saad Afonso
22/05/2011 11:56
Bem, se eu tivesse um emprego cuja remuneração me desagradasse, eu procuraria outro, ao invés de prejudicar os alunos fazendo baderna. Quantas vezes os professores da rede particular já fizeram greve? Nenhuma, pois seriam demitidos na hora. Agora, em se tratanto de funcionários públicos qualquer desculpa pra fazer festa e algazarra é bem vinda.
Marili Terezinha Vanso
21/05/2011 23:51
Quero responder para o Ricardo Saad Afonso.
Sou professora que teve e teria sim opurtunidade ou seria aceita na iniciativa privada, pelo curriculo que tenho.
Tive sim opurtunidades para outros cargos também, aos quais não aceitei.
Gostaria de não ensinar apenas conteúdos para os meus alunos, mas sim a não desistir do que acreditam e lutar para que seus sonhos se tornam reais. Ensinar a lutar para que seus direitos sejam respeitados, porque isso é cidadania. Cidadão é o que conhece seus direitos e deveres. Eu sou cidadã, e meu aluno que não pode pagar uma escola
privada merece ter bons professores. Que sou uma profissional, e não alguém tão egoista que pensa somente no seu bem estar...
Queria te dizer mais, que estou com minha conciência tranquila, que fiz minha parte junto com minhas colegas. Que na ultima Avaliação da Prova Brasil minha escola ficou com a nota 6, maior nota em Gaspar e na região que abrange Blumenau só teve mais uma nota de 6.1.
Meu sonho, não é uma competição...essa é a média mínima dos paises desenvolvidos. Queria ver sim meu país de Norte a Sul com no mínimo esse índice. Nosso povo merece isso. quem faz educação de coração não compete, soma.
Nosso trabalho é uma soma de todos os anos de escolas dos quais nossos alunos passaram. Que o meu trabalho só vai aparecer quando posso dizer o NOSSO TRABALHO.
Marili Terezinha Vanso
21/05/2011 23:29
Sou professora a quase 30 anos.
Portanto gostaria de dizer que não tivemos governo no estado de SC que nos respeitasse. Fizemos greve com o AMIM sim, nada de poucos dias...teve antes de 2000, que tbm foi de mais de 50 dias...
Não tenho saudade de nenhum dos governadores que passaram no nosso estado.
Se um deles ao menos nos tivesse dado devido valor, por certo hoje estaríamos muito melhor.
Queria dizer também que em 2000 conseguimos a promessa do vale alimentação, porque somente foi efetivado no ano seguinte.
Pra ser mais exato no governo anterior do governo Amim, este Vale que nem vale nada (132 reais ) quando não há feriados ou férias...ou licença médica ou prêmio, tinha sido nos dado, por decreto.
Ao assumir o governo,o então governador Amim cortou, porque não poderia ser por decreto e sim como lei. Só que demorou 2 anos pra por em prática.
Sou professora pública estadual, desde que comecei minha carreira. Filha de uma professora estadual. Desde os meus 14 anos anos vivo e convivo com a escola...Por opção minha sou professora que nunca abandonou a sala e nem a rede. E dentro dela não visei apenas salário , mas sim uma escola de qualidade.(este tbm é o objetivo da maioria dos meus colegas)
É com tristeza que tenho visto que nos últimos anos (e a cada ano piora) a falta de professores nas escolas do estado.
Logo estou saindo e poderei complementar minha renda com outra coisa. E, meus alunos hoje terão professores no futuro? Os seus irmãos menores? Uma boa remuneração só não garante uma boa qualidade, mas por certo é o primeiro passo para ter profissionais competentes. Por isso a importância do apoio da sociedade. Não é um problema apenas dos professores, tornou-se um problema social.
Senhores pais, vocês tem o direito de uma escola de qualidade para seus filhos...nos cobrem o que for de nosso dever, e nos apoiem no que for de nosso direito.
O piso é uma conquista de 2008, não nos peçam para termos mais paciência...o Supremo julgou e nos deu ganho de causa.Que o Governo seja responsável como nós cidadãos comuns, que somos obrigados a cumprir as leis, ao contrário, respondemos com penalizações.
professora Municipal.
21/05/2011 14:23
O seu Ricardo, vc perdeu uma bela oportunidade de fechar a boca e não comentar nada.Vergonhoso mesmo é ver o valor que vc dá aos professores de seu filho.Cada pessoa luta por seus ideais.E vc com certeza também um dia correu ou correrá atrás de suas migalhas..E professor, estuda muitos anos para tentar formar cidadãos , e por um aborto da natureza, forma também alguém assim como vc, fazendo certos comentários. Lamentável...
Lodemar Luciano Schmitt
21/05/2011 12:44
Agradecemos a toda comunidade escolar (pais, alunos e professores e demais integrantes da sociedade) pelo apoio prestado ao movimento de Greve dos Professores da Rede Estadual de SC. Informamos que dia 23/05 (2ª feira), realizaremos um ato público na escadaria da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, às 10h. Contamos com a colaboração e participação de toda comunidade gasparense. Pedimos, ainda, aos poucos professores que não aderiram à greve, que entrem nesta luta, pois deve ser de toda categoria. Depois, não adianta ficar dentro das escolas reclamando do seu salário, como sempre fazem alguns.
Professor Lodemar - Coordenador do Sinte/Gaspar
Lodemar Luciano Schmitt
21/05/2011 12:29
O magistério público Estadual deliberou pela greve para exigir que o Governo de SC cumpra a Lei do Piso Salarial do Magistério. É vergonhoso que este governo nvo saiba cumprir a Lei. Pelo que me recordo, quem nao cumpre a lei, é Fora da Lei,... ladrao, bandido, corrupto...Sera que o nosso Governador vai querer levar esse título? Quanto ao comentario expresso por Ricardo Saad neste espaço, é lamentavel que um ser humano tenha essa visao. Sugiro a esta pessoa que obtenha a formaçao profissional que nós professores temos que adquir, como também, varios cursos de capacitaçao periódicos, para daí sim, entendero o que estamos reivindicando. Horrorizados com o cementario do mesmo, devem estar os professores que ele teve, se é que ele tenha passado pelos "bancos escolares". Desejo que o mesmo reflita sobre sua opiniao.
fernanda
21/05/2011 12:21
GOSTARIA DE SABER PORQUE NUNCA SÃO COLOCADOS OS MEUS COMENTARIOS????
SOU PROFESSORA, ADERI A GRVE, FIZ UM COMENTARIO EM RELAÇÃO AO ABSURDO QUE O TAL DE RICARDO FALOU. OS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL, NÃO QUEREM UM AUMENTO DE SALÁRIO E SIM ESTÃO LUTANDO POR UM LEI, PARA QUE O GOVERNO SÓ CUMPRA A LEI. NÃO ESTAMOS LUTANDO POR MIGALHAS NÃO
Regiane ingrid pavanati viana
20/05/2011 22:22
Não fala merda meu filho . É claro que a educação dos jovens são importante para os professores , eu estudo no honório miranda desde o primeiro ano ,e os professores são ótimos . Ensinam super bem , e eles estão certos de correr atrás de seu direitos , porque se vc gosta de ganhar migalhas problema é seu , mas os professores não pagam uma faculdade que é um absurdo hoje em dia , pra ganhar esmola do governo . É por isso que esse país não vai pra frente , o povo pensa pequeno e os nossos professores não são valorisados pelo governo . Isso sim é uma vergonha , no governo tem mais bandito do que os vagabundos do país todos juntos.
FERNANDA CHIMINELLI
20/05/2011 21:46
É muito ridículo o comentario de Ricardo Saad Afonso, provavelmente vc é muito leigo em todos os assuntos. sou professora tenho filho na idade escolar e mesmo que não tivesse apoiaria os professores, ou vc acha que o PROFESSOR fica sentado dentro da sala sem fazer nada.
vergonhoso é vc falar que o que é importante é migalhas para o professor. vc acha que professor não precisa vestir, comer, vc deveria ter vergonha em fazer um comentario desses Ei o que vc faz da via hein??????
Roberto Basei
20/05/2011 14:38
Ao Sr. Ricardo


Como fala besteira o amigo (amigo não pq não o conhesso), mas gostaria mesmo de saber como o Sr. se sente sabendo que quem cuida do seu filho recebe migalhas e ainda do seu ponto de vista não pode lutar por melhorias, são pensamentos como o seu que torna a educação esse circo.
Se o Sr. passar a ver educação como investimento, que vai dar retorno para o seu filho, casa lazer e sustento para seus netos, vai ver que os professores tem razão sim em lutar por melhores salarios.
E para finalizar se a sociedade pensar assim desta forma, que escola é um deposito de crianças e que professores são só cuidadores de crianças e precisam só cuidar dos seus filhos nao temos direito mesmo ao inves de criticar, e sim participar teremos uma sociedade um pouco mais humana.
Prof. Pitombas
20/05/2011 14:25
"chegou à hora de mostra"; "eles se negão"...
Tá na hora de voltar para os estudos, né "professor'?
Ricardo Saad Afonso
20/05/2011 14:21
Vergonhosa essa situação de greve. O que é mais importante, a educação de nossos filhos ou algumas migalhas para os professores da rede estadual de ensino? Pois parece que os nossos professores só se preocupam com suas migalhas... Não tá contente? Vai procurar emprego na iniciativa privada...
Foucault
20/05/2011 08:49
HORA DE MUDANÇA!!!

OU É AGORA....OU NUNCA!

LUTE PELOS TEUS DIREITOS.
Eneas Lana
20/05/2011 00:12
Estou vendo vários colegas nesta foto e outros ali da escola. Professores temos que respeitar cada posição a respeito da greve. Mas chegou à hora de mostra para o governo do estado, que lei é lei, e quem não cumpri tem que ser punido, pois é assim que somos tratados na GERED e pela SED pressão o tempo todo para cumpri a lei na sua totalidade e nós assim fizemos, pois é o certo. Já eles se negão a por uma lei do STF em pratica, que exemplo é esse!
Eu e meus amigos da escola Marina estaremos em greve a partir de segunda. Iremos para as praças cobra justiça para ter um salário digno.
Eneas Lana Assistente de Educação da Marina Vieira Leal.
Luiz Otavio Bastiani
19/05/2011 23:08
Se bem me lembro em 2000 fizemos uma greve de 63 dias...era governo do Amim e só conseguimos com muito custo o vale alimentação que na época valia 1/3 do que os funcionários do palácio Santa Catarina ganhavam!!!
Elaine Cristina de Souza
19/05/2011 22:00
80% dos professores do Marcos Konder de Ilhota aderiram a greve.
Estamos esperando desde de 2008 por este aumento, chega de conversa queremos o cumprimento da lei!
cecilia werner
19/05/2011 15:45
Governador Expiridião amin volte governar sc os professores precisam de vc a educação está apelando ou passe estas informaçãs lembro que no seu governo a greve tinha solução antes de iniciar ...

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.