O mês de junho é de comemoração para o Corpo de Bombeiros Voluntários de Ilhota, que no último dia 4, quarta-feira, completou três anos de serviços operacionais no município. A intenção da corporação é celebrar a data durante as comemorações referentes aos cinqüenta anos de emancipação política de Ilhota, que têm início nesta semana.
Apesar de enfrentarem muitas dificuldades, dentre elas a financeira, os combatentes revelam que grandes conquistas já foram alcançadas pelo grupo. "A maior delas é a possibilidade de salvar vidas", conta o bombeiro Paulo Vilmar Batista.
Atualmente, os Bombeiros Voluntários de Ilhota contam com 33 colaboradores. Desde que começou a atuar na cidade, a corporação registra a marca de aproximadamente 1200 atendimentos por ano, uma média de mais de três ocorrências por dia. Para dar conta do serviço, o grupo possui quatro viaturas, sendo uma ambulância doada por empresários, uma ambulância para casos clínicos e outra modelo F1000, ambas repassadas pelo estado, além de um caminhão com capacidade para 5 mil litros de água, também doado por empresários da cidade.
De acordo com os bombeiros, a maioria dos casos atendidos pela corporação é de origem clínica, porém, é necessário estar equipado para poder atender a outras ocorrências, como incêndios e acidentes de trânsito, por exemplo. Por isso, o grupo luta para arrecadar dinheiro para compra de um desencarcerador e de outros aparelhos que auxiliem no atendimento à população.
Outro objetivo traçado para os próximos anos é a aquisição de uma sede própria, para que os trabalhos sejam otimizados pelos combatentes.
Paulo explica que o ponto forte do grupo é o operacional, que conta com pessoas treinadas e capazes de prestar o socorro necessário à comunidade.
Bombeiros
A Associação dos Bombeiros Voluntários de Ilhota teve sua primeira diretoria fundada em 11 de janeiro de 2005. A partir daí, o grupo começou a se preparar para dar início às atividades, que começaram oficialmente no dia 4 de junho de 2005. Para solicitar os serviços do Corpo de Bombeiros, basta discar 199 ou entrar em contato através do telefone 3343 1515.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).