Grupo de Teatro da Casa participa de oficina italiana no Rio Grande do Sul - Jornal Cruzeiro do Vale

Grupo de Teatro da Casa participa de oficina italiana no Rio Grande do Sul

13/03/2011

fotopg10MD.jpgO Grupo de Teatro da Casa expande horizontes e busca aperfeiçoamento em um curso que será realizado na cidade de Erechim, Rio Grande do Sul, no dia 16. A oficina da qual os artistas participarão será ministrada pelo grupo de teatro Kalambur, especialista na arte italiana da Commedia dell?arte e vindos diretamente de Veneza. Para que a viagem fosse possível, o grupo gasparenses correu a cidade em busca de patrocinadores e doadores e enfim conseguiu o dinheiro necessário.

?A Commedia Dell?arte é a que estudamos e usamos em nossas apresentações e é muito raro que uma companhia que usa esta técnica venha ao Brasil dar curso, então não poderíamos perder a oportunidade?, declarou Natália Corradi Curioletti, diretora do Grupo de Teatro da Casa e professora de teatro.

Ela ficou sabendo da oficina por outra professora, que faz parte do Circolo Trentino di Gasparin. Foi outro Circolo, da cidade de Erechim, o responsável por trazer o grupo italiano para o Brasil, que além da dar um dia de curso, ainda fará uma apresentação, em sua língua própria língua. A peça leva o nome de ?O Mentiroso? e deve seguir à risca as regras da Commedia Dell?arte.

Tanto o curso quanto a apresentação serão gratuitos, sendo que as despesas ficavam com o transporte e a hospedagem. ?Nós agradecemos a todos que destinaram verbas para esta viagem de aperfeiçoamento. Recebemos ajuda do departamento de Cultura, da Casa das Oficinas, do Circolo Trentino, vereadores, comerciantes e pessoas da comunidade, enfim, pessoas que acreditam no grupo e no trabalho artístico e educacional que realizamos?, lembrou Natália. 


O grupo

O Grupo de Teatro Da Casa começou a utilizar a técnica no ano passado, com a peça O Arlequim. Desde então, os dez participantes manifestaram interesse em continuar estudando este estilo. De acordo com a diretora, a Commedia Dell?Arte necessita de muito estudo, pois tem uma técnica corporal difícil.

 

edição 1273

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.