Grupos orientam os portadores do Diabetes - Jornal Cruzeiro do Vale

Grupos orientam os portadores do Diabetes

13/11/2011

O grupo de diabetes da Estratégia de Saúde da Família do bairro Bela Vista promove toda terça-feira caminhada e conscientização sobre o diabetes.

O grupo Amigos da Saúde se reúne na unidade de saúde às 7h30 e se exercita indo a pé até o local onde vão ouvir orientações de uma médica e uma enfermeira sobre alimentação, consequências e outros temas relacionados ao tratamento da doença.

Ao todo, participam do grupo 15 pessoas. ?Tem surtido um efeito bom. Os pacientes vêm perdendo peso porque se alimentam melhor. Assim, baixa a pressão sanguínea e eles precisam tomar menos medicamentos?, avalia a auxiliar de enfermagem Solange da Silva.

Um dos participantes do grupo, o carpinteiro Albino Dandoni descobriu ser portador de diabetes há dois anos durante um exame de rotina. ?Meu índice de glicose era 371 [mg/dl de sangue]?, revela o homem de 62 anos, quando o normal é 100. Após a notícia, Dandoni precisou cuidar mais da saúde. ?Tive que mudar essa questão de comida, cuidar com os doces. Agora eu também me exercito. Faço ginástica e caminhada, mas não muito ligeiro porque eu tenho problema do coração.? Ele também precisa tomar remédios duas vezes ao dia.

Dia para combater a doença

Outras quatro Estratégias da Saúde da Família de Gaspar realizam grupos de Diabéticos: Barracão, Belchior, Gasparinho Quadro e Poço Grande. Na próxima segunda-feira, 14, é o Dia Mundial do Diabetes. A prefeitura não planejou nenhuma ação para marcar a data, que foi criada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) em 1991, como resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo. Segundo dados publicados pelo Ministério da Saúde, a previsão é de que o número de diabéticos chegue a 380 milhões até 2025.

Diabetes é o aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue. Os sintomas comuns vão de fraqueza ate infecções. Correm risco de contrair a doença pessoas com mais de 45 anos, sedentárias, obesas ou quem já tem histórico familiar. Estima-se que boa parte das pessoas não sabe que tem diabetes.

Além de medicamentos, exercícios e dietas, o tratamento do diabetes pode incluir injeções de insulina para regular os níveis de glicose.Tomando esses cuidados o paciente pode levar uma vida relativamente normal. Caso contrário, o diabetes pode causar cegueira irreversível, amputação de membros inferiores, doença renal crônica, aumento do risco de problemas do coração de acidente vascular cerebral (AVC), além de diminuição da expectativa de vida, partos prematuros e mortalidade materna.


Edição 1342

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.