Acidentes de trânsito são fatalidades que ocorrem com maior frequência nos feriados prolongados, aumentando o número de vítimas que precisam de doações de sangue para se recuperar dos traumas e lesões.
Para garantir o estoque de bolsas de sangue durante o feriado de carnaval, o Hemocentro de Blumenau, que abastece os hospitais de toda a região, inclusive Gaspar, ficou de portas abertas para receber doações de sangue na quarta-feira de cinzas e no sábado, dia 5.
Apesar do plantão, o número de doações ficou aquém do esperado. O chefe de Divisão Técnica do Hemocentro, Alexandre Geraldo, revela que foram coletadas 52 bolsas na quarta-feira de manhã e apenas 27 na manhã de sábado. ?O movimento foi estável. Não houve uma demanda muito grande de doações, como esperávamos?, destaca. Assim como o número de doações, o número de acidentes com vítimas que precisaram do banco de sangue também foi abaixo do esperado. Alexandre destaca que não houve grandes acidentes, apenas algumas urgências, que já eram previstas pela equipe do Hemocentro.
Doação
Entre os doadores que estiveram no Hemocentro de Blumenau nesta quarta-feira, estava o gasparense Claudemir José Dallabona. O senhor, que doa sangue há 28 anos, cerca de quatro vezes ao ano, diz que é importante as pessoas se conscientizarem sobre a necessidade de ajudar a manter o estoque do Hemocentro sempre em dia. ?É melhor ajudar do que precisar ser ajudado. É gratificante saber que podemos ajudar a salvar a vida de outras pessoas?, declara o doador gasparense.
Atualmente, o banco de sangue de Blumenau atende cerca de 345 doadores por semana. O tipo mais doado é o O+, pelo fato de 40% da população ser deste tipo sanguíneo, e o que está em falta no momento é o RH-. O chefe de Divisão Técnica do Hemocentro lembra que a cada bolsa de sangue doada, até três vidas podem ser salvas. Alexandre destaca que todos os dias, um simples gesto de solidariedade pode salvar a vida de muitas pessoas, por isso ressalta a importância de todos tornarem-se doadores.
Quem pode doar?
Podem ser doadores pessoas que tenham idade entre 18 e 65 anos, que não tenham pegado gripe nos últimos sete dias e nem ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas. Não podem ser usuários de drogas, nem estar fazendo uso de qualquer medicamento e devem pesar mais de 50 quilos. Não podem realizar exercícios físicos antes da doação, não ter colocado piercing, feito tatuagem ou ter realizado endoscopia nos últimos 12 meses, além de serem compatíveis com alguns critérios que serão analisados na hora em que o doador chega ao local. Interessados devem comparecer ao local indicado munidos de carteira de identidade, profissional, habilitação ou profissional. Em Blumenau, o endereço para os doadores é Rua Theodoro Holtrup, s/n - Vila Nova - esquina com a rua Antônio da Veiga.
O que é o hemocentro?
O Hemocentro é o departamento de sangue e Hemocomponentes. É uma instituição pública que coleta, processa, qualifica e distribui sangue para hospitais conveniados. Um dos principais objetivos é alertar a população para a importância da doação voluntária de sangue. O sangue, após coletado, é identificado por etiquetas com número que acompanham o material desde a coleta ate a transfusão, com registro detalhado de todos os procedimentos realizados. O melhor tipo de doação é aquela feita pela própria pessoa quando programa fizer algum evento cirúrgico e deixa em estoque para qualquer necessidade. O sangue que salva a vida é aquele que está na geladeira do hemocentro.
edição 1273
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).