Por Herculano Domício
O pessoal da prefeitura me tem como um irresponsável. Será mesmo? Quando vão à Justiça para contestar o que escrevo, propõe um acordo para os casos nào irem adiante (faz parte do rito processual): ficar calado. Ah, sim! Assim evitam o que vou escrever abaixo. É longo, mas necessário. Veja mais esta.
Manchete do "press release" da prefeitura neste dia nove de Agosto: "Prefeita em exercício viaja a Brasília nesta terça-feira". Ou seja, já foi. O "release" é para justiticar as diárias e dizer que ela também viajou a Brasília (pareque que foi a primeira prefeita de Gaspar a fazer isto). Ah, não é? É exagero meu? Então veja a notícia que acompanha a manchete:
"A prefeita em exercício de Gaspar, Mariluci Deschamps Rosa viaja a Brasília nesta terça-feira (9) acompanhada do técnico em projetos Walter Alexandre Siqueira. O objetivo é viabilizar a liberação de recursos de projetos em andamento como a estabilização do morro do Samae, que já está com a obra em andamento e a reforma da Ponte Hercílio Deeke que está com a licitação concluída e deve ter assinatura da ordem de serviço na próxima semana. As duas obras ainda dependem da liberação de recursos do Ministério da Integração, o que fez com o prefeito Celso Zuchi fosse algumas vezes a Brasília pleitear a liberação dos recursos".
Então vamos por partes:
Primeiro vamos ao "press release" do dia 29 de Junho. A manchete era "Zuchi viaja a Brasília nesta quarta-feira". A notícia era esta:"o prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, viaja a Brasília nesta quarta-feira (29) acompanhado do chefe de gabinete, Doraci Vanz. O objetivo é viabilizar a liberação de recursos de projetos em andamento como a estabilização do morro do Samae e reforma da Ponte Hercílio Deeke que abre a licitação no dia 18 de julho".
Então? Sou eu o irresponsável? O corneteiro? A preguiçosa (ou mandada por quem não conhece nada de comunicação) e incompetente da assessoria de comunicação nem disfaçar, disfarçou: simplesmente deu um control c, control v, e pau. Colocou o "release" no ar para a galera engolir e fazer propaganda enganosa e todos comendo um coneteúdo requentado, sem novidade.
Eu tenho memória. Eu tenho o hábito de consultar o que eu escrevo e principalmente o que os outros escrevem. A própria assessoria de comunicação da prefeitura de Gaspar produziu um "release" na volta de Brasília de Zuchi. Sabe qual era a manchete? "Zuchi volta otimista de Brasília".
Então a viagem do prefeito foi um sucesso? Claro que foi. Eu mesmo fiquei espantado e feliz (de verdade). A cidade ganhava e avançava. Veja o texto do "release" da prefeitura. Repito: não inventei nada. Acreditei. Acreditei como vocês acreditaram.
"Agilidade para as obras de contenção do Morro do Samae também foi possível com a visita ao Ministério da Integração que liberou junto ao Tesouro Nacional o repasse dos recursos para a próxima sexta-feira (8). De acordo com Zuchi até a liberação a obra já pode ser iniciada com a contrapartida do município que é de R$200mil. O projeto de reforma da Ponte Hercílio Deeke que aguardava liberação junto à área técnica já se encontra na área jurídica e deve ser liberado até o final do mês de julho, 'enquanto isso vamos adiantando o processo licitatório', explicou o prefeito.
Respondam-me: o que vai fazer a vice prefeita, prefeita em exercício, a segunda mulher a ocupar este cargo em Gaspar, a primeira a ir no cargo à Capital Federal, lá em Brasília se Zuchi já tinha feito o que ela diz ir fazer nas declarações oficiais dele, dela e da prefeitura? Vocês estão pensando o que eu estou supondo?
E para encerrar essa macorronada cheia de molho que lambuza todo mundo. Olha só essa pérola que arremata o "press release" de hoje e que faz pensar que somos todos imbecis. "A prefeita em exercício deverá visitar também o Ministério da Agricultura onde deve protocolar pedidos de novos equipamentos para agilizar os trabalhos junto à secretaria municipal".
Espera ai. Deverá ou vai? Visitar? Ela está a trabalho ou em viagem de visitas? Protocolar? Gastar dinheiro do povo para protocolar documentos em Brasília? Isto não podia ser feito pela equipe do deputado Décio Neri de Lima, PT? Pela equipe da gasparense honorária, a ministra Ideli Salvatti? A não, isto não é da conta deles? Certo. Dou a minha mão à palmatória. Então o que faz a empresa de companheiros de Itajaí, a Logos, que ganhou a licitação e foi contratada exatamente para fazer este serviço em Brasília? Ou seja, protocolar, fazer projetos, visitar ministérios e buscar dinheiro para Gaspar? Acorda, Gaspar!
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).