Hospital de Gaspar fará parte do mutirão de cirurgias de SC - Jornal Cruzeiro do Vale

Hospital de Gaspar fará parte do mutirão de cirurgias de SC

23/08/2011

fotopg10abreMD.jpgAs longas filas de espera que existem em todo o estado devem sofrer uma boa redução a partir deste mês de agosto devido ao mutirão de cirurgias que acontecerá em todo o estado. O Hospital de Gaspar se credenciou e fará parte do time de casas de saúde que irá realizar os procedimentos cirúrgicos. O presidente do conselho do Hospital, Celso de Oliveira, ainda não sabe o número exato de cirurgias que devem ser feitas no município, já que pessoas de toda a região poderão vir à cidade fazer os procedimentos, uma vez que cada local tem uma referência e também por desconhecer a demanda da Secretaria de Saúde.

?A proposta da Secretaria do Estado é de que sejam feitas no mínimo 50 cirurgias. Alcançando este número, há um prêmio de R$10 mil?, conta Celso. Ele afirma que com as despesas da cirurgia, médicos e anestesistas, sobra pouco dinheiro para o Hospital. O presidente já confirmou que cirurgias gerais e ortopédicas serão realizadas na casa de saúde e está negociando para que também haja cirurgias da área de otorrinolaringologia.

O hospital se cadastrou e agora providencia a documentação necessária para se colocar à disposição do Mutirão. ?É bom para a comunidade porque reduz a fila de espera e para o hospital, pois estamos dando ao Estado a contrapartida dos recursos que destinou para a construção do hospital e ainda levantamos algum recurso, que não é muito, mas é bem vindo?.

Fila de espera de Gaspar irá diminuir

Em Gaspar, são grandes as filas de espera por cirurgias de diversas áreas. Os gasparenses serão contemplados com cirurgias de ortopedia, otorrinolaringologia, cirurgia geral e oftalmologia. A demanda é grande e ainda não foi divulgado o número de cotas de cirurgias que o município ganhará. ?A intenção do governo do estado é diminuir as filas de espera e não acabar com elas. Por isso nem todos que estão na fila serão atendidos, mas acredito que irá aliviar bastante?, explicou o diretor de controle e avaliação da Secretaria de Saúde, Evandro Imhof. A quantidade de pessoas na espera para cirurgia geral em Gaspar é baixa, pois a secretaria conta com um funcionário que realiza este tipo de procedimento. Neste caso, há aproximadamente 50 pessoas na espera. A demanda reprimida tem seu maior número no caso de cirurgias ortopédicas, chegando a cerca de 300 pessoas. Um número próximo de 150 precisa de cirurgias de otorrinolaringologia e 140 esperam por cirurgias da área oftalmologia, em sua maior parte devido a problemas de catarata.

Os hospitais ainda estão se credenciando, por isso a Secretaria não sabe se os gasparenses serão atendidos no próprio município, pelo Hospital de Gaspar, ou em outra cidade da região. Estão previstas 1511 cirurgias para a região de Blumenau, na qual Gaspar está incluída. A prioridade é para pessoas que estão cadastrados no sistema e aguardam há mais de dois anos na fila de espera. O investimento do estado na realização do mutirão é de R$20 milhões.

Edição 1320

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.