Os irmãos Maiara e Marcos José da Silva Mafra aproveitaram a tarde desta segunda-feira, 22, para ir até à Prefeitura fazer a segunda via da Carteira de Identidade.
Em poucos minutos os dois foram atendidos e em apenas dez dias poderão voltar para buscar o novo documento. "Esta rapidez na produção evita transtornos para a comunidade. Achei muito bom esse atendimento agilizado", conta Maiara, que quando fez a primeira via de seu documento precisou esperar mais de 40 dias para retirá-lo.
O processo de produção da carteira de identidade diminuiu de 40 para dez dias em meados de agosto deste ano, quando o documento passou a ser confeccionado na cidade. Desde então a procura pela confecção do documento aumentou em cerca de 50%.
Em cerca de 45 dias foram confeccionadas 702 carteiras de identidade, quase 350 a mais do que a média mensal de 380 carteiras que eram encaminhadas para serem produzidas em Blumenau.
De acordo com a funcionária responsável pelas Carteiras de Identidade, Beatriz Pamplona Reinert, o aumento na produção do documento já era esperado. Segundo Beatriz, apesar do aumento na demanda de trabalho, a equipe para atendimento continua a mesma. "Agora, a equipe de Blumenau não atende mais nenhum cidadão gasparense, só se comprovarem que a residência é em Blumenau. Caso contrário, a equipe manda a pessoa de volta para ser atendida em Gaspar", indica Beatriz.
Com os serviços sendo realizados em Gaspar, houve uma queda na procura para emissão de RG em Blumenau. A população de Ilhota também passou a ser atendida em Gaspar.
Documentos
Para a confecção da carteira de identidade são necessárias duas fotos 3x4 recentes, Certidão de Nascimento, para solteiros, ou de Casamento (original e cópia autenticada por tabelião), para casados. A produção da primeira e da segunda via do documento custam, respectivamente, R$ 12,00 e R$ 20,00. O boleto para pagamento do DARE pode ser impresso diretamente do site http://www.igp.sc.gov.br/.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).