Idosos precisam tomar cuidados com quedas dentro de casa - Jornal Cruzeiro do Vale

Idosos precisam tomar cuidados com quedas dentro de casa

08/09/2011

fotopg14abreMD.jpgMuitos idosos se reuniram no auditório da prefeitura de Gaspar na tarde desta terça-feira, 6, para prestigiar a cerimônia de abertura do Mês do Idoso. A solenidade, que contou com a presença de autoridades, dá início a uma extensa programação de atividades para a terceira idade. Dentre as atrações há exercícios físicos, um tipo de atividade necessária para a melhoria da qualidade de vida dos idosos e também para prevenir um problema que afeta e muito a terceira idade: as quedas.

De acordo com a professora da ginástica da terceira idade de Gaspar, Roberta Feller, os exercícios físicos ajudam na prevenção das quedas, pois trazem melhorias no equilíbrio, coordenação motora, percepção de espaço, visão global, força muscular e postura. ?Nas aulas, ensino movimentos e alongamentos para usar no dia-a-dia, como ao levantar por exemplo. A atividade física não deve ser realizada apenas uma vez por semana?, explica a professora. Ela conta que, além de cair, os idosos ainda levam um grande susto ao sofrer uma queda, como uma de suas alunas, que na manhã de terça tinha caído um pequeno tombo, porém ficou branca e sua pressão baixou.

Quando dona Adelaida Martendal Felaço, 66 anos, caiu ao atravessar a rua, sua pressão também sofreu alterações e ficou alta. Ela foi socorrida pela ambulância do SAMU e conta que não fechou a se fraturar. ?Apenas ralei o queixo. Desde o ano passado, estou na ginástica e já me sinto melhor, menos encarangada?, conta. O Ministério da Saúde estima que um a cada vinte indivíduos acima de 65 anos que sofrem quedas, sofrem também fraturas ou precisam de internação após o acidente.


Fatores de risco

Há ainda fatores que tornam ainda mais fácil a queda. De acordo com o ministério citado, elas seriam ter idade acima de 80 anos, ter história prévia de quedas, baixa aptidão física, fraqueza muscular, equilíbrio diminuído, dano cognitivo, Parkinson, sedativos, hipnóticos, ansiolíticos, entre outros.

Edição 1325

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.