O município de Ilhota arrecadou R$ 88.371,02 através de doações feitas pela comunidade, na conta aberta no Banco do Brasil após a tragédia de novembro do ano passado. Os números foram apresentados pela Secretaria de Administração de Finanças de Ilhota na manhã desta segunda-feira, 9, como forma de prestar contas para toda a comunidade.
As doações foram arrecadadas entre o mês de novembro e o dia 31 de janeiro e partiram de todo o Brasil e exterior. Segundo Ana Lucia Wilvert, secretária de Administração e Finanças, 89,6% do total arrecadados já foram aplicados. O maior gasto foi em alimentação, somando um total de 34%, que foram destinados a compras de alimentos para desabrigados. Produtos de higiene e limpeza para abrigos que reuniram os atingidos pelas enxurradas, enchente e deslizamentos representaram 20,3% do total. Outro gasto significativo foi o de combustível, onde 13% do total foram destinados ao abastecimento de veículos para transporte de desalojados e desabrigados, além da logística nos abrigos. Além disso, 15,4% foram aplicados na prestação de serviços para carga e descarga de caminhões, vigia e organização dos abrigos.
Segundo a secretária, grande parte dos valores foram gastos no decorrer dos primeiros dias após a catástrofe, quando o município ainda não estava recebendo doações de alimentos e ajuda de voluntários, devido à falta de acesso. As doações de roupas, comida e o auxílio ONGs começaram chegar à cidade significativamente após 15 dias, quando todos os acessos foram restabelecidos.
"Agradecemos a todos que doaram qualquer quantia, alimentos, roupas ou mesmo quem doou tempo e disposição para ajudar. A gratidão do município também se dirige às empresas, ONGs, entidades e cidadãos que estão auxiliando a restabelecer escolas, creches, casas e ruas", finaliza a secretária.
Serviço:
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).