Seringas, agulhas, lâminas, materiais para piercing e tatuagem. Estes são apenas alguns instrumentos que, quando não esterilizados, podem transmitir as hepatites virais. O dia 28 de julho é um marco na luta contra estas doenças em todo o mundo, e o município de Ilhota irá também fazer a sua parte. A Vigilância Epidemiológica vai realizar nesta quinta-feira ações educativas e exames em todas as salas de espera das unidades de saúde da cidade.
A enfermeira Ana Terezo, coordenadora do setor, declarou que o principal objetivo desta ação é conscientizar a população da importância do exame de sangue, que é a única forma de descobrir se a pessoa possui hepatites virais. ?Nesta quinta-feira faremos o exame gratuitamente, das 9h às 17h. Lembrando a comunidade que hepatite virais podem ser silenciosas e levar à cirrose e câncer de fígado?, enfatizou.
Para evitar o contágio da doença há certas recomendações que devem ser seguidas, como evitar o contato direto com sangue e não compartilhar objetos que podem conter resíduos de sangue, como os já citados, além de utilizar materiais descartáveis e esterilizados e usar preservativos em relações sexuais.
A hepatite é uma doença inflamatória do fígado, que compromete o funcionamento normal deste importante órgão. ?Pode ser causado por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. As hepatites virais B e C podem ser transmitidas pelo sangue contaminado, relação sexual desprotegida e por mães portadoras do vírus principalmente na hora do parto?, explica a secretária de Saúde, Jocelene da Silveira.
Edição 1312
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).