Impasse paralisa as obras de construção do CDI do bairro 7 - Jornal Cruzeiro do Vale

Impasse paralisa as obras de construção do CDI do bairro 7

02/12/2011

Quem passa todos os dias na Avenida Deputado Francisco Mastella deve ter estranhado a pouca atividade no canteiro de obras da construção do Centro de Desenvolvimento Infantil do bairro Sete de Setembro. Iniciadas em maio deste ano, as obras parecem estar paralisadas, com quase nenhuma movimentação de pedreiros no local.

O motivo, segundo a secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Scheidt, seriam alguns entraves no projeto enviado pelo Ministério da Educação. ?Este CDI está sendo construído com um projeto padrão do Ministério, que prevê a colocação do piso direto no chão, sem vigas. Achamos que este modo poderia dar problemas e por isso fizemos uma nova licitação para mudar esta parte do projeto. Por isso as obras foram paralisadas?, explica.

O problema a que se refere a secretária poderia ser ocasionado devido ao fato do terreno onde está sendo executada a obra ser muito úmido. Apesar dos problemas no local, Patrícia explica que o terreno escolhido era o único no bairro que se encaixava nos padrões de metragem exigidos pelo Ministério.

Para o secretário de Educação, Neivaldo da Silva, as obras não foram paradas, apenas desaceleradas. ?Enquanto resolvíamos estas questões legais a empresa executora da obra foi fazendo outras partes, como a caixa da água e os muros. Agora já assinamos a ordem de serviço desta nova etapa e todos já trabalham na confecção do piso?, justifica. Segundo Neivaldo, apenas nos dias de chuva é que não há trabalhadores no local.

Apesar dos entraves burocráticos, os secretários garantem que os prazos para entrega da obra serão cumpridos. A previsão é de que os trabalhos sejam entregues em 18 meses a contar da assinatura da Ordem de Serviço. Se for cumprido o prazo, o novo CDI deverá ser entregue aos moradores do bairro Sete de Setembro em novembro do próximo ano.

CDI

Este é o primeiro Centro de Desenvolvimento Infantil a ser erguido no bairro Sete de Setembro. ?Este é um dos bairros mais populosos da cidade e ainda não tinha nenhum CDI para atender as crianças, apenas creches domiciliares e Educação Infantil, que é mantida na Escola Estadual Frei Godofredo. Por isso decidimos construir um CDI no bairro, para atender a esta demanda?, revela Neivaldo. O novo CDI terá oito salas de aula, que irão abrigar pelo menos 200 alunos, além de completa infraestrutura com cozinha, banheiros e área de lazer. Este número ajudará a reduzir a demanda por vagas em creches e CDIs, que hoje chega a quase 500 crianças na fila de espera.

Comentários

Maurilio Schmitt
05/12/2011 13:22
Sr. João Pedro
Divergencias a parte, gostaria de ponderar: Concorrencia 32/2011, valor R$1.780.858,70. Empresas participantes:Gaertner, Poli,Sifra, Soberana,WDF. Vencedor: não está publicada a ata com o resultado, somente a de abertura. Concorrencia 153/2011 (reforço), valor:R$163.000,00, vencedor: único participante e vencedor: Soberana.Está na página da PMG.Todo projeto parte de um planejamento, definição dos objetivos e projetos. Após concorrencia e construção. O fato de ser um projeto padrão não isenta a engenharia de fazer os estudos geológicos e a sondagem. Creio que aí reside o erro. Agora se voce acha que a diferença se justifica, tudo bem. Continuo achando e afirmando que houve no mínimo negligencia. Não sei porque a ata não está no site. A PMG com a palavra.
Evelito Strapasson
03/12/2011 10:23
Sempre tive uma duvida, porque as prefeituras sempre colocam placas fazendo propaganda da execuçao das obras! Afinal nao era pra ser apenas um cumprimento do dever.
Sera que esta vai custar 3 milhoes tambem!
João Pedro Sansão
02/12/2011 22:27
Caro Maurilio Schmitt, o projeto é PADRÃO! ou seja para o dinheiro vir tem que ser assim, agora nada impede de parar a obra (que é um mal necessario) fazer outra licitaçõ e deichar uma creche mais segura para para os seus netos e para a comunidade em geral!!!
Maurilio Schmitt
02/12/2011 14:50
O local desta construção é resultante do Loteamento Wehmuth e de suas áreas verdes e comunitárias. O atual problema de solo deveria ter sido analisado quando da elaboração das sondagens e previsto, além do estaqueamento das fundações, projetar um piso flutuante sem depender da resistencia deste solo (turfa) e do teor de umidade. Não feito à época é evidente que a solução, agora, apontada necessita de uma laje piso apoiada em vigas baldrames. Descuido na elaboração e quantificação da obra.
Eng. Maurilio Schmitt
CELSO RICCO
02/12/2011 09:15
Provavelmente teremos uma creche com graves problemas de umidade nas paredes,piso, e ambiente doentio pelo excesso de umidade.Podem aparecer também problemas estruturais como rachaduras e desnível do prédio.Falo isto porque já presenciei este fato na casa de um morador daqui da região e olha que naquela casa tinha fundamento.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.