Incêndio destrói maquinário de empresa do Gasparinho - Jornal Cruzeiro do Vale

Incêndio destrói maquinário de empresa do Gasparinho

10/10/2011

A passagem de dois caminhões do Corpo de Bombeiros pela rua Frei Solano chamou a atenção dos moradores da localidade. Os veículos iam em direção à Isapatex, empresa do ramo têxtil localizada no bairro Gasparinho. Um curto circuito deu origem ao incêndio que ocorreu dentro da parte de tecelagem da indústria por volta das 14h e era o motivo da presença dos socorristas no local.

Dez das 68 máquinas que a empresa usa para tecer suas toalhas foram atingidas pelas chamas. Um dos funcionários viu o incêndio logo em seu início e, juntamente com seus colegas, trabalhou para que o fogo fosse controlado. Quando o Corpo de Bombeiros estava no local as chamas já haviam sido controladas pelos funcionários da tecelagem. Os bombeiros deram um banho geral no galpão para acabar com os resquícios do incêndio e depois fizeram a retirada de objetos que poderiam voltar a pegar fogo.

De acordo com Luciano Paiva, proprietário da Isapatex, os funcionários já haviam feito cursos que em alguns momentos falam sobre o caso de incêndios. ?Ainda não dá para estimar o prejuízo que tivemos. Mas isto se recupera, o importante é que ninguém se machucou?, comentou.

Outros casos

Incêndios têm sido ocorrências freqüentes no atendimento do Corpo de Bombeiros. Somente nos dez primeiros dias do mês de outubro, este é o quarto incêndio noticiado pelo Cruzeiro do Vale. Antes deste, uma casa, um carro e uma tenda de guloseimas já haviam sido consumidos pelas chamas.
O tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar, acredita que esta seja apenas uma coincidência. De acordo com ele descuidos, falta de manutenção da parte elétrica, aparelhos que superaquecem e supercargas na rede de energia seriam alguns dos causadores de incêndios, sendo que nenhum deles se destaca.

Dicas

Para evitar incêndios, alguns cuidados precisam ser tomados a fim de garantir a segurança de qualquer local, seja ele uma casa ou uma indústria. O tenente Fragas dá dicas para que não aconteçam incêndios em residências e em indústrias:

- Residências:
Para evitar incêndios é preciso fazer manutenção da parte elétrica da casa, principalmente caso ela seja antiga, e a manter atualizada. Não se deve deixar líquidos inflamáveis perto de crianças nem vários aparelhos na mesma tomada. É preciso evitar ainda o uso de velas e de álcool líquido perto de chamas, preferindo o álcool gel.
- Indústrias:
De acordo com o tenente, o maior causador de incêndios deste tipo é o maquinário que superaquece. ?Se ele não é limpo constantemente, a fuligem de tecido que fica na máquina pega fogo?, explicou.
Para evitar que incêndios aconteçam nestes ambientes, é preciso haver limpeza contínua, extintores à disposição e estar de acordo com as normas dos bombeiros.

 

Comentários

Paulo
10/10/2011 17:10
Pó volta das 14 hs? 10 das 68 máquinas?? Corrijam essas frases aí!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.