A barraca montada por Cainã chama a atenção de quem passa pela rua Coronel Aristiliano Ramos, no centro da cidade. O índio da tribo Tupi Guarani, veio de Dourados, Mato Grosso do Sul, no início de semana, e montou sua barraca para vender os produtos e ervas medicinais produzidas pelos índios da aldeia Jacupiru, onde vive com toda sua família.
São ervas para todos os tipos de doenças, que curam e emagrecem. "São receitas mantidas por nossos antepassados", explica Cainã, que em seu registro brasileiro possui o nome de Rogério da Silva.
O índio recebeu Alvará para permanecer na cidade até este sábado, porém, espera conseguir autorização para permanecer por mais alguns dias pois, segundo ele, a comunidade gasparense têm sido muito receptiva e ele espera fazer boas vendas na cidade.
Cainã não é o único a vender os produtos feitos pela cooperativa de sua aldeia. Diversos índios saem Brasil a fora a vender os produtos pois, segundo ele, a vida na aldeia está difícil e é preciso ganhar dinheiro para sustentar a todos. Ele está nessa trajetória há 12 anos e já esteve vendendo seus produtos em diversas cidades da região.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).