Quem vai ao banco todos os dias sabe como as portas eletrônicas podem ser essenciais para garantir a segurança dos clientes. Em várias cidades do Brasil os bancos têm substituído estas portas eletrônicas por portas comuns. Para garantir que em Gaspar elas sejam mantidas, o vereador Antônio Carlos Dalsochio, PT, elaborou um projeto de lei, aprovado por unanimidade entre os vereadores, que obriga os estabelecimentos financeiros instalados em Gaspar a manterem portas eletrônicas de segurança individualizada.
Atualmente, todos os bancos da cidade oferecem este sistema de segurança para seus clientes, porém, Dalsochio explica que muitas agências bancárias têm sido obrigadas a pagar indenizações a quem porventura fique preso nas referidas portas giratórias . Por isso, há uma grande movimentação nacional com o intuito da retirada das portas giratórias existentes nas agencias bancárias. ?Acreditamos que estas portas dão mais segurança para a comunidade. Antes, quando elas não existiam, registrávamos frequentes assaltos dentro das agências. Hoje, eles acontecem na parte de fora da agência, nos caixas eletrônicos?.
Para o vereador, considerando os constantes assaltos registrados em Gaspar, seria falta de respeito com os munícipes a desativação e retirada das portas eletrônicas dos estabelecimentos bancários. Para Dalsochio, a aprovação do projeto foi uma grande conquista para a comunidade gasparense.
Lotéricas
As agências bancárias que não cumprirem a lei estarão sujeitas a pagar multa diária de 300 Unidades Fiscais do Município, UFM. Segundo a lei, são considerados estabelecimentos financeiros, bancos oficiais ou privados e caixas econômicas, suas agências, subagências, postos e casas lotéricas. ?A lei é clara, ao discriminar quem são as instituições financeiras. Tão logo a lei seja publicada, as lotéricas também terão que se adequar às normas?, explica o vereador. Atualmente, das quatro agências lotéricas que funcionam na cidade, apenas uma, na entrada do bairro Sete de Setembro, possui porta eletrônica de segurança.
Edição 1385
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).