Já pensou em ser convocado pela Defesa Civil da sua cidade para atuar em situações de desastres e em ações de prevenção? Esta é a proposta do Instituto Voluntários em Ação, IVA, que abre 100 vagas para que pessoas das cidades de Gaspar e Ilhota possam participar de capacitações e treinamentos visando a formação de grupos para trabalhar em situação de catástrofes.
Para se candidatar basta ser residente em um dos municípios, ter interesse em capacitar-se para o trabalho através de eventos e cursos indicados e realizados pela Defesa Civil, ser usuário da internet e ter interesse em colaborar em situações de desastres. A participação nos treinamentos não implicará em custo para os voluntários. As atividades acontecem até o final deste mês.
A diretora executiva do Instituto, Ana Maria Warken do Vale Pereira, conta que o objetivo da entidade é ser o elo entre as pessoas que desejam colocar suas habilidades à disposição de organizações não-governamentais e as organizações que necessitam desses voluntários para prestar serviços de melhor qualidade. "Além da intermediação entre voluntários e organizações, nos preocupamos em trabalhar a capacitação de todos os envolvidos".
O treinamento será divido em dois módulos. O primeiro abordará o tema do voluntariado para esclarecer os candidatos sobre os fatores que envolvem o serviço. No segundo módulo, será ensinado como agir em determinadas situações. "Vale ressaltar que antes de entrar em ações os voluntários devem aguardar o chamado da Defesa Civil", lembra Ana Maria.
Cadastro
Para tornar-se um voluntário da Força Voluntária é preciso fazer um cadastro através do site www.forcavoluntaria.org.br. Em seguida, deve-se escolher uma das vagas de voluntariado oferecidas, conforme o município onde o candidato mora, e aguardar o contato da entidade.
Projeto
O projeto Força Voluntária consiste na formação de grupos de voluntários nos municípios de Itajaí, Ilhota, Gaspar, Blumenau e região de Florianópolis para agir em situações de desastres. Através do Portal Voluntários On Line, essas pessoas serão recrutadas, cadastradas, selecionadas e mobilizadas para a atuar em situações de catástrofe, apoiando as ações da Defesa Civil, trabalhando também em ações de prevenção, fazendo com que esses grupos mantenham-se constantemente mobilizados e prontos para entrar em ação. A iniciativa é uma forma de marcar os dez anos de trabalho do IVA em paralelo aos dez anos de aprovação da Lei que regulamenta o voluntariado no Brasil com uma proposta que venha não somente atender essas demandas, mas também mobilizar a solidariedade entre os brasileiros.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).