IPTU sofre reajuste de 11,88% em 2009 - Jornal Cruzeiro do Vale

IPTU sofre reajuste de 11,88% em 2009

02/01/2009

Motivo de promoção nos anos anteriores, neste ano o Imposto Predial Territorial Urbano, IPTU, não dará prêmios aos contribuintes que fizerem o pagamento a vista. Além de não concorrerem a prêmios, os proprietários de imóveis na cidade terão que guardar dinheiro extra para pagar o imposto, que em 2009 terá um reajuste de 11,88%. O percentual foi calculado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o INPC, acumulado entre os meses de dezembro de 2007 e novembro de 2008.

Os cerca de 15 mil carnês começarão a ser distribuídos na primeira quinzena de janeiro e o pagamento a vista poderá ser feito até o dia 15 de fevereiro, com 15% de desconto.

Já os pagamentos parcelados poderão ser feitos em até cinco vezes, com vencimento nos dias 15 de fevereiro, 15 de abril, 15 de junho, 15 de agosto e 15 de outubro. O imposto pode ser pago nos bancos Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, HSBC, BluCredi, BESC e casas lotéricas.

 Imposto

O IPTU é um imposto direto que incide sobre a propriedade imobiliária, incluindo todos os tipos de imóveis - apartamentos, casas, boxes, lojas, prédios comerciais e industriais, terrenos e outros. É um imposto importante para o financiamento da cidade, pois retorna 100% em benefícios a população, através de obras de infra-estrutura. São isentos aposentados com renda de até dois salários mínimos, que tenham um único imóvel e que a metragem deste não ultrapasse 120m².

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.