A certeza da vocação para servir a Cristo sempre esteve presente na vida da irmã Eduarda Fusinato, que neste mês de fevereiro comemora suas Bodas de Ouro de profissão religiosa.
Natural de José Boiteux, no interior de Santa Catarina, a irmã escolheu a Congregação Franciscana da Imaculada Conceição para fazer seus votos de pobreza, castidade e obediência a Deus e há 50 anos dedica sua vida a servir ao Senhor e ao próximo.
A decisão de ir para o convento foi tomada aos 19 anos de idade, um ano depois de sua irmã ter deixado a casa dos pais para fazer seus votos. ?Minha mãe estava grávida e ela não queria que eu fosse, mas meu pai disse: deixa ela ir que em um mês ela está de volta. Eu fui e só voltei nove anos depois, para visitá-los?, conta a simpática senhora, que revela no olhar a paixão pela escolha que decidiu fazer para sua vida.
Quem muito influenciou a decisão de Eduarda foi a irmã Miriam, da congregação de Gaspar, que sempre visitava as famílias da cidade onde ela morava. E foi aqui, em Gaspar, que a jovem iniciou sua educação religiosa. Depois de um ano, irmã Eduarda foi para São Paulo, onde fez seus votos e por muitos anos se dedicou à causa da Igreja.
A formação de técnica em enfermagem ajudou Eduarda a trabalhar no hospital mantido pela irmãs franciscanas no interior de São Paulo e foi lá que ela viveu um dos momentos mais marcantes de sua vida. ?Eu ajudava na obstetrícia e nos anos em que estive por lá fiz oito mil partos. Contei cada um deles e todos me marcaram muito?, relata.
Há 12 em Gaspar, irmã Eduarda sempre morou e trabalhou com as irmãs do Colégio Madre Francisca Lampel. A paixão pelas crianças é o que a motiva a continuar trabalhando, apesar dos 74 anos e de um derrame que a deixou com o braço direito paralisado. ?Gosto muito de estar aqui com as crianças, de ajudar na cozinha. Não quero parar. Sou muito feliz e realizada com a escolha que fiz?, garante a religiosa.
Missa
Para celebrar os 50 anos de vida religiosa da irmã Eduarda Fusinato, as Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, do Colégio Madre Francisca Lampel, vão realizar uma missa de ações de graças. A missa acontece neste sábado, 12, às 19 horas, na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo e é aberta para toda a comunidade.
edição 1265
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).