Jovens entre 16 e 25 anos, com renda média familiar de até quatro salários mínimos, já podem se inscrever para a edição de 2009 do Programa Entra21-Blusoft. As inscrições estão abertas para as cidades de Gaspar, Ilhota, Blumenau, Pomerode, Timbó, Indaial, Ascurra e Rodeio. Seguem até o dia 20 de março, e as fichas podem ser obtidas nas escolas da cidade ou através do site www.entra21.com.br.
O Entra21 visa à formação de jovens em Tecnologia da Informação para posterior estágio ou colocação imediata nas empresas de informática de Blumenau e região. É uma iniciativa da Fundação Internacional para a Juventude, com o apoio do Fundo Multilateral de Investimentos, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, com o objetivo de financiar a formação técnica para o mercado de trabalho de jovens de baixa renda nos países da América Latina e Caribe.
Sérgio Tomio, coordenador do programa na região, revela que nos anos anteriores houve grande procura dos jovens que moram na cidade para participar do treinamento. "Sempre temos a participação dos jovens de Gaspar. Porém, há pouca divulgação na cidade e também há pouca parceria da Secretaria de Educação. Queremos conversar com o prefeito, e fortalecer esta parceria. Assim, esperamos aumentar o número de alunos desta cidade", destaca o coordenador.
No dia 21 de março serão realizados os testes de seleção e as aulas começam no dia 06 de abril. A apresentação dos novos participantes acontece no dia 15 de abril. No mesmo evento estarão recebendo os diplomas de conclusão os 200 participantes de 2008.
Vagas especiais
Outro destaque da edição 2009 é a inclusão de portadores de necessidades especiais nos cursos (deficientes físicos e auditivos). "Já temos um número expressivo de candidatos e esperamos formar de 40 a 60 alunos em até 400 horas de curso", explica Tomio. "A intenção é dar condições para que o jovem portador de necessidades especiais tenha possibilidades técnicas de preencher as vagas que exigem qualificação e motivá-lo a ingressar no mercado de trabalho em um emprego de qualidade", complementa.
A turma de deficientes auditivos terá além do instrutor um intérprete de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais).
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).