Depois de certo tempo de indecisão e reuniões com o prefeito Celso Zuchi, o secretário de Saúde da prefeitura de Gaspar, Francisco Hostins Júnior anunciou a saída da pasta nesta sexta-feira, 16. A partir de segunda-feira, será a servidora pública Fátima Arruda que passará a responder pela secretaria interinamente. Quem ocupará o cargo de forma permanente é a socióloga e assistente social Honorina Silva, que assume a pasta no dia 1º de outubro.
Júnior afirma que sua saída se deu em função de dois projetos de lei essenciais para o seu trabalho que não foram levados para frente. Um deles diz respeito à ampliação do quadro da secretaria, que abriria novas vagas, e outro à equiparação salarial de médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem e atendentes de consultórios dentários. ?Já estou discutindo estes projetos há mais de um ano e vi que ainda ia demorar para acontecerem?, explicou.
Do tempo que passou à frente da secretaria, um total de dois anos e oito meses, ele destaca os investimentos feitos à atenção básica de saúde, a garantia de exames de média complexidade, a instalação do SAMU e o NASF, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, composto por cinco pessoas que trabalham a prevenção e a promoção da saúde. Mesmo com todas estas experiências, a mais marcante foi outra. ?Aprender o que é o Sistema Único de Saúde. Só quem está dentro vê como é valoroso embora ainda tenha algumas dificuldades. Hoje posso defender este sistema com argumento?, explicou o ex-secretário
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).