Chegar aos 50 não é fácil, ainda mais quando se comemora cinquenta anos de dedicação à comunidade gasparense. E foi para celebrar suas bodas de ouro que o Lions Clube de Gaspar promoveu na noite da última sexta-feira, 21, um jantar festivo no Restaurante Raul`s História & Sabor. O evento contou com a presença de mais de 150 pessoas e teve a participação de sócios fundadores do clube, companheiros do Lions em Gaspar e região e autoridades.
A cerimônia organizada pelo atual presidente, Mario Soberanski, com apoio dos demais integrantes da entidade, relembrou a história do Lions e prestou uma homenagem com menção honrosa aos 21 fundadores e aos ex-presidentes, que lutaram para que o clube se mantivesse atuante no município. ?Estou sem palavras. Os que nos antecederam lutaram muito para que chegássemos aos 50 anos. Os bailes sociais e as grandes campanhas tiveram influência na comunidade e vamos continuar com este trabalho?, afirma o presidente da entidade.
O companheiro Celso Papp também recebeu o título de Melvin Jones, a mais alta homenagem do Lions Internacional. Criado em 1973, o título leva o nome do fundador do Lions e foi estabelecido para lembrar a dedicação de uma pessoa ao serviço humanitário. Um painel de fotos foi exposto durante o jantar e contou aos participantes um pouco da história do clube nestes 50 anos.
As comemorações de bodas de ouro da entidade continuam nesta quinta-feira, 27, quando uma missa em Ação de Graças será celebrada na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. Até o final do ano, também será realizada uma homenagem simbólica aos parceiros do clube.
Clique AQUI e confira a galeria de imagens.
Nasce o Lions Clube em Gaspar?Você não pode ir muito longe enquanto não começar a fazer algo pelo próximo.? Guiado pelos ensinamentos de Melvin Jones, nascia no dia 27 de outubro de 1961, o Lions Clube de Gaspar.
A primeira reunião para a fundação do clube aconteceu na Sociedade Cultural e Recreativa Alvorada e contou com a presença de ilustres personagens como Dorval Rodolfo Pamplona, Jayme Beduschi, Dagobert Gunther, João Dos Santos, Júlio Schramm, Paulo Wehmuth, Tarcísio Deschamps e Walmor Beduschi. Em 28 de abril de 1962, a entidade recebia a Carta Constitutiva, tornando o clube oficial perante a Associação Internacional de Lions Clubes.
A entidade, que conta atualmente com 31 associados, mantém até hoje a filosofia de servir a comunidade através do trabalho voluntário, onde os participantes seguem os princípios de liberdade, igualdade, ordem, nacionalismo e serviço.
Marlene Luiz Pereira, primeira mulher a assumir a presidência do clube, no ano 2009/2010, relembra as palavras escritas no Jornal A Nação, de 29 de outubro de 1961: ?Teve, assim, um início dos mais auspiciosos o Lions Clube de Gaspar, cujo entusiasmo e dinamismo deixam prever realizações grandiosas em benefício de sua comunidade?, cita.
Um dos destaques na trajetória da entidade gasparense é o trabalho do Leo Clube de Gaspar Coração do Vale. Criado em meados de 1993, o Leo Clube oferece diversos ensinamentos sobre liderança, experiência e oportunidade para a juventude do clube.
Servir a comunidade
Desde a sua fundação, o Lions Clube de Gaspar está presente em momentos marcantes da história do município. As atividades voluntárias e campanhas em benefício da comunidade oportunizaram conquistas como a inauguração da primeira agência do Banco do Brasil na cidade, a construção da Casa Mortuária Bom Pastor e do Hospital de Gaspar.
O clube participou ativamente no atendimento aos atingidos da catástrofe de 2008, colaborando na organização e distribuição dos donativos e realizou uma campanha de doação de geladeiras para os atingidos.
Primando pelo incentivo à educação, a entidade organiza campanhas para aquisição de livros para as instituições de ensino e em 2009 participou do concurso ?Cartaz sobre a Paz?, do Lions Internacional, onde recebeu o prêmio de Honra ao Mérito por classificação em segundo lugar em âmbito mundial.
Outras passagens importantes do Lions também ficarão na memória dos gasparenses, como a inauguração do obelisco na entrada da cidade, sinalizando que no município há um Lions Clube, e a parceria com o poder público para a revitalização da Praça do Papai Noel, no bairro Sete de Setembro.
A entidade também mantém campanhas permanentes como a distribuição de brinquedos na Semana da Criança; a passagem do caminhão do Papai Noel com distribuição de balas no Natal; e campanha de empréstimo de cadeiras de roda, cadeiras de banho, bengalas, muletas e andadores, cedidos às pessoas necessitadas. Além disso, o Lions também participa das campanhas fixas do Lions Internacional, como o Dia Mundial da Visão do Lions.
A promoção de eventos beneficentes é outra forma encontrada pelo clube para arrecadar fundos e assim adquirir novos materiais para que possam ser entregues a quem precisa. ?Nosso compromisso é o de manter as campanhas já realizadas pelo clube e o de continuar ajudando no que for preciso, pois estamos sempre prontos para ajudar?, reitera o presidente do Lions, Mario Soberanski.
Edição 1337
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).