As histórias mais marcantes da catástrofe que atingiu a região do Vale do Itajaí em novembro do ano passado estão presentes no livro "Relatos de uma Tragédia", do repórter e radialista Jota Aguiar. O lançamento do livro aconteceu na noite desta terça-feira, 17, e reuniu dezenas de personalidades no restaurante Chez Pappito's.
Nas 100 páginas que compõem a obra, a comunidade pode encontrar relatos emocionantes de diferentes pessoas que perderam casas, amigos e parentes em decorrência da tragédia.
Jota conta que o isolamento das famílias foi o que mais lhe marcou na época. "Eram muitas famílias isoladas. Ver o retorno delas para casa, o resgate de alguns corpos foi muito emocionante. Foram cenas que eu jamais esquecerei". O repórter acompanhou de perto o trabalho do Corpo de Bombeiros. "Vi cenas inusitadas que me fizeram acreditar que valeria a pena fazer um registro histórico da enchente", relata.
O livro está à venda no Xodó Som ao custo de R$35. "Relatos de uma Tragédia" conta com o patrocínio das empresas Bunge, Procwork, Supermercados Zoni, S.A.S, Círculo S.A, e ACIG.
Cruzeiro do Vale - Como surgiu a ideia de fazer este livro?
Jota Aguiar - Senti a vontade de compartilhar o que vivi no período crítico em Gaspar atuando junto com os soldados do Corpo de Bombeiros e também foi um desafio feito a mim pelo tenente Fragas.
CV - Como você reuniu tantos relatos e tantas imagens da tragédia?
Jota - Com muito trabalho e companheirismo de colaboradores de todos os cantos de Gaspar que, como eu, queriam que a história fosse escrita.
CV - Esta é a primeira vez que você lança uma obra literária. Você pretende dar continuidade neste projeto?
Jota - Sim, estou lendo mais e gostei de escrever. Estou tentando melhorar meu português, meu pior inimigo.
CV - Qual a história impressa neste livro que mais te marcou?
Jota - O resgate as vítimas e colaboração de heróis anônimos.
CV - Depois de tudo o que você viu e ouviu, durante e depois da tragédia, mudou alguma coisa na sua vida? Que mensagem você deixaria para àqueles que irão ler sua obra?
Jota - Aprendi que os verdadeiros amigos não se omitem, os falsos amigos te dizem sempre não vai dar certo. Recebi muitas críticas de pessoas que não estavam acreditando no sucesso da obra. Agradeço ao Jornal Cruzeiro do Vale que, em sua grandeza, me apoiou em todos os momentos.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).