As delícias da culinária da região foram registradas pelo chef João Jorge Pamplona em seu livro ?Receitas típicas do Vale do Itajaí?. A ideia surgiu durante uma aula de Gastronomia, em que o professor comentou a carência de livros que falassem sobre as receitas típicas da região, e João não deixou a oportunidade passar. ?Meu livro tem um diferencial, antes de mostrar os ingredientes e o modo de preparo, eu conto a história da receita, de onde ela surgiu?, destaca o autor, de 57 anos.
São receitas caseiras, passadas muitas vezes por donas de casa, fáceis de fazer e divididas entre doces e salgados. O chef afirma ter pegado receitas de família, adaptado e testado cada uma antes de publicá-las em seu livro. ?É um livro com receitas que iniciantes, gente que não tem muita experiência na cozinha, consegue fazê-las. Quando escrevi o livro pensei em um público geral, nada específico?. As fotos, todas elas coloridas, foram tiradas pelo próprio autor, que confessa preferir preparar pratos salgados, com molhos, e carnes.
João iniciou a faculdade de gastronomia aos 50 anos. Ele trabalhava em um supermercado, temperando carnes, e então decidiu fazer um curso de dois anos na Furb, e logo depois começou a fazer faculdade na Uniasselvi, engatando uma pós-graduação em Gestão em Gastronomia, também na Uniasselvi. ?Nunca é tarde para estudar, você se torna outra pessoa na faculdade?. Hoje ele trabalha em um restaurante e já vendeu cerca de 300 cópias do livro, que encontra-se à venda na Churrascaria Amigão, em Blumenau, na Uniasselvi e na Secretaria de Turismo de Pomerode, ao preço de R$25.
edição 1242
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).