Mães podem doar leite materno e ajudar a amamentar prematuros - Jornal Cruzeiro do Vale

Mães podem doar leite materno e ajudar a amamentar prematuros

17/04/2012

fotopg11abreMD.jpgPor que amamentar? Muitas vezes, as mães se questionam sobre os benefícios da amamentação, pois lhes falta tempo e até mesmo informação. O leite materno contém todos os nutrientes de que a criança precisa nos primeiros seis meses de vida, e por este motivo é de grande importância para o crescimento saudável do bebê, além de aumentar o laço afetivo entre mãe e filho.

Muitas mulheres não conseguem amamentar seus bebês, outras têm leite de sobra. Nestes casos, o Banco de Leite Humano de Blumenau, localizado no Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, na rua 2 de Setembro, está de portas abertas para ajudar as mulheres e também receber ajuda. Roseli Vaz, 25 anos, mãe de dois meninos, ajuda muitas outras mães que por algum motivo não conseguem amamentar seus filhos. A mamãe gasparense conta que quando teve seu segundo filho, Pedro Henrique, em setembro do ano passado, estava com muito leite. ?Comecei a doar ao Banco de Leite de Blumenau em outubro de 2011 e faço a doação até hoje, todas as quintas-feiras?, diz. Roseli fala também que decidiu iniciar tal gesto de bondade, pois sabe como existem inúmeras crianças que precisam do leite materno. ?Ajuda muito os bebês, além de prevenir contra várias doenças?.

Conforme explica a coordenadora do Banco de Leite Humano, Elisabeth Kuehn de Souza, toda mulher saudável e com excesso de produção pode ser doadora. ?Para doar, não há necessidade de vir ao Banco de Leite. Basta nos ligar através do número 3326-7570, fornecer o endereço e uma equipe irá até a casa da doadora?, explica. A equipe ensinará como retirar o leite entregando os frascos esterilizados e semanalmente voltará para recolher o que foi coletado. O leite materno doado ao Banco de Leite Humano é entregue aos Hospitais Santo Antônio e Santa Catarina, em Blumenau. ?Ele será usado para alimentar os prematuros em cuidados especiais?, destaca Elisabeth.

Atualmente, o Banco de Leite Humano de Blumenau, conta com 50 doadoras cadastradas e no ano passado aproximadamente 1026 bebês hospitalizados receberam o leite materno doado. É um serviço municipal que apoia as mulheres na amamentação, mas como é único na região, atende também aos municípios vizinhos, como Gaspar, Brusque, Indaial, Timbó e Pomerode. Nesses municípios, a coleta do leite materno é feita todas as quintas-feiras.

 

Banco de Leite de Blumenau atende toda a região e está em novo endereço

O Banco de Leite Humano de Blumenau passou a funcionar em novo local no início deste ano e foi inaugurado no dia 4 de abril. A partir de agora, está localizado na rua 2 de Setembro, bairro Itoupava Norte, em frente à Policlínica Lindolf Bell e da Rodoviária Municipal.

O novo local é climatizado e tornou-se mais adequado para atendimento à população e processamento do leite materno. Segundo a coordenadora do Banco de Leite, o antigo espaço ficou muito pequeno. ?Durante esses anos, o Banco de Leite Humano cresceu muito e por isso houve a necessidade dele ser ampliado?, explica Elisabeth.

O Banco de Leite conta com 300 metros quadrados de área, com novos serviços, sala de armazenamento para o leite coletado, com capacidade para 860 litros em seis frízeres, um laboratório para análise, quatro salas para atendimento, uma sala para coleta e uma sala para processamento do leite, além de um banheiro com fraldário.  Por mês, o Banco de Leite Humano processa uma média de 200 litros, disponibilizados aos hospitais Santo Antônio e Santa Catarina e exclusivos à sobrevivência de aproximadamente 50 recém nascidos prematuros.

Edição 1380

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.