Uma equipe formada por mais de cem bombeiros continua trabalhando no resgate dos moradores da localidade do Baú. Nesta segunda-feira, 1º de dezembro, profissionais do Instituto de Pesquisa Territorial, IPT, de São Paulo, sobrevoaram toda a localidade e avistaram várias rachaduras no Alto Baú.
Segundo o tenente coronel Junior José Prattes, que veio de Florianópolis para comandar as ações de resgate no Baú, como as rachaduras oferecem riscos a uma área até então considerada segura, cerca de cem moradores que ainda permaneciam no local tiveram que ser resgatados nesta segunda-feira. "Não temos como precisar quanto tempo ainda será necessário trabalhar para resgatar as pessoas que estão isoladas naquela localidade. A cada dia nos reunimos, fazemos novas analises e planejamos as ações de trabalho, pois dependemos das condições climáticas, que mudam a cada dia", explica o tenente.
Entre os bombeiros que atuam no resgate às vítimas do Baú estão 43 profissionais da Brigada Militar, cerca de 40 da Força Nacional, além dos Bombeiros Voluntários de Ilhota e da região, que foram os primeiros a chegar na localidade e há uma semana trabalham sem cessar no resgate às famílias do Baú.
Segundo o tenente coronel Prattes, na localidade do Baú ainda há pontos seguros e é para estes locais que estão sendo levadas as pessoas que se recusam a deixar a localidade. "Temos uma base chamada PC 4, que está funcionando como abrigo. Este é um local seguro e como muitos moradores não querem deixar o local, temos abrigado estas pessoas em nossa base", ressalta. Apesar da insistência de alguns moradores, a recomendação do tenente é para que as pessoas deixem o Baú. "Se os resgatados possuem família em Luiz Alves, nós os levamos para lá. Se eles possuem familiares em Ilhota eles são trazidos para Ilhota e assim garantimos a segurança de todos".
O resgate das vítimas continua sendo realizado através de helicópteros e segundo o tenente Prattes, nesta semana 29 helicópteros estão baseados em Navegantes e ajudam no resgate às vítimas de todo o Vale do Itajaí.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).