Manifestação não garante avanço nas negociações salariais - Jornal Cruzeiro do Vale

Manifestação não garante avanço nas negociações salariais

24/03/2011

Clique AQUI e confira a galeria de fotos da manifestação 


 

dsc089882MD.jpgPrefeito trocou servidores por reunião vazia

Enquanto os servidores lotaram a praça para manifestar o descontentamento com as negociações salarias deste ano, o prefeito Pedro Celso Zuchi estava em uma reunião na Ammvi. Detalhe: com as cadeiras vazias. O que era mais importante neste momento?

 

 

 

 

 

_____________________________________

Manifestação dos servidores não garante avanço nas negociações salariais

img1653resizedMD.jpgO coro de ?desce, desce, desce? entoado pelos servidores públicos de Gaspar não foi ouvido pelo prefeito Pedro Celso Zuchi, que por compromissos médicos ? conforme alegaram seus secretários ? estaria impedido de comparecer na manifestação agendada pelo sindicato da categoria para esta quinta-feira, 24.

A praça Getúlio Vargas, em frente à Prefeitura, foi o local escolhido pelo Sintraspug para manifestar o descontentamento da classe com a negociação salarial deste ano. Enquanto o sindicato pede 10% de reajuste, o Município está firme em oferecer os 6,53% referente às perdas anuais.

A manifestação levou os administradores municipais a se reunirem novamente com uma comissão de servidores, porém, nenhuma nova proposta foi oferecida para a categoria. Michael Zimmermann, secretário de Finanças, explica que não será oferecida nova negociação e que o projeto de lei com a atual proposta ? de 6,53% - já está na Câmara de Vereadores para votação. ?O grande diferencial da negociação deste ano é o Plano de Carreira que estamos elaborando. Este plano será um grande avanço e ele sim vai gerar benefício para todos os servidores?, ressalta.

Após um dia inteiro de manifestação, o sindicato apresentou aos servidores presentes na praça a proposta de organizar uma audiência pública com os vereadores para discutir o assunto. A ideia foi aprovada pelos servidores e a audiência deverá ser realizada no início de abril. A ideia também foi vista com bons olhos pelo servidor público e vereador Luis Carlos Spengler. ?Aqui na manifestação os Administradores não eram obrigados a aparecer para dar suas justificativas, lá na audiência eles serão, por isso a ideia é válida?, destaca Lu.

Caso a audiência também não traga os resultados esperados pelos servidores, Sergio Almeida, presidente do sindicato, afirma que haverá novas manifestações. ?Eles estão irredutíveis na proposta, nós também estamos e vamos insistir pelos 10%?, garante.
________________________________________

Administração aceita receber comissão para nova conversa

dsc02964800x600MD.jpgA comissão formada para discutir a reposição salarial dos servidores municipais está em conversa com o chefe de Gabinete, Doraci Vanz, e com o procurador do Município, Mario Mesquita, para uma nova conversa sobre o reajuste.
Os servidores pedem 10% enquanto o Município oferece apenas 6,53. A comissão afirma que aceita novas propostas e espera que o Município atenda ao pedido dos servidores.
________________________________________

Medo teria impedido a participação de mais servidores

Segundo o presidente do sindicato, Sergio Almeida, a presença dos servidores na praça na manhã desta quinta-feira é prova de que é preciso união para conseguir a valorização da categoria. Segundo ele, muitos servidores deixaram de participar devido ao medo de retaliação do Executivo. ?Nós estamos sofrendo muita pressão e acredito que muitos deixaram de estar aqui hoje por medo?, relata. A mesma opinião tem o servidor Luis Cesar Henning. ?Estamos sofrendo um terror psicológico?, revela.

Apoio

julioresizedMD.jpgAlém dos servidores municipais, representantes de outros sindicatos da região também vieram apoiar o movimento do Sintraspug. O primeiro a chegar foi o presidente do sindicato dos servidores públicos de Rio Negrinho, Júlio Ronconi. ?A partir do momento que o prefeito desvaloriza o servidor precisamos ir para frente da Prefeitura lutar por nossos direitos. A Administração Municipal são os servidores e não os cargos comissionados e nem o prefeito?, ressalta o sindicalista. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

sueliMD.jpgEducação

 Os servidores da Educação foram os que mais aderiram à manifestação. Algumas escolas estão sem aulas e outras apenas com parte do efetivo trabalhando. Sueli Montibeller, berçarista, é uma destas profissionais. Ela foi à praça lutar por um melhor reconhecimento de sua classe. ?Nosso salário está defasado, estamos exercendo funções que não são nossas. Por isso acho justo lutarmos. O apoio da comunidade também é importante. A cidade está um caos e não só os servidores deveriam se manifestar, mas todos?, destaca.

 

 

 

 

________________________________________

img1634resizedMD.jpgA praça Getúlio Vargas amanheceu lotada de servidores públicos municipais, que atenderam ao apelo do sindicato da categoria, Sintraspug, e aderiram à manifestação em favor da negociação salarial de 2011.

Faixas e cartazes compõem o cenário desta quinta-feira, 24, na principal praça da cidade. A manifestação, segundo o presidente do sindicato, Sergio Almeida, deve permanecer durante todo o dia.

O objetivo dos servidores é conseguir um aumento real no reajuste salarial deste ano. A Administração Pública oferece apenas a reposição das perdas, que foram de 6,53%. 

 

COMUNICADO
 
Em função da paralisação dos servidores públicos municipais nesta quinta-feira (24) a secretaria da Educação informa as escolas municipais que não terão aula nesta data. Já na sexta-feira (25) as aulas e o atendimento nos CDIs voltam a normalidade.  
 
Escolas Municipais sem aula

?        Escola Vitório Anacleto Cardoso
?        Escola Zenaide Schmitt Costa
?        Mônica Sabel ? 1ª a 4ª  aula normal -  5ª a 8ª (sem aula)
 
Creches Municipais sem atendimento

? CDI Tia Maria Elisa 
? CDI Cachinhos de Ouro

Clique AQUI para ler mais sobre o assunto

Comentários

Andréia S. Z. Nagel
26/03/2011 20:34
De Andréia Para Eleno
Você se contenta com muito pouco, é por isso que o país e a cidade estão do jeito que está, um "caus". Eu estudei pelo menos 10 anos, sem contar o Ensino Fundamental, para poder exercer a função que exerço e posso lhe afirmar que não estou nada contente com o meu salário, porque vejo o prefeito "abandonando" o município e privilegiando seus comissionados que não são melhor do que nenhum funcionário público que estava ou não presente na paralisação. Penso que nós não deveríamos lutar pelos nossos direitos, afinal se é um direito, este já deveria estar garantido. Mas infelizmente eu, assim como outros servidores corajosos e dignos, precisamos participar de uma manifestação para garantir um direito que é de todo trabalhador - inclusive seu - um aumento real em nosso salários. Quero também reafirmar que, independentemente da paralisação ou do meu salário, o meu trabalho é o mesmo, pois tenho compromisso e responsabilidade e priorizo a qualidade. O que vejo é que infelizmente o governo não age e nem pensa da mesma forma, apenas faz discursos belos que enfeitiçam a população nas eleições e depois quando acordamos do feitiço é que percebemos que a história não terá um final feliz como nos contos de fada.
Fernando Eller - Para Jonas
25/03/2011 16:14
Bom Jonas, acho que na atual situação o que nos resta é realmente votar no Adilson, pois ele com certeza fez mais que o Celso e com certeza lutou mais pela nossa cidade, ele realmente ama essa terra, pois é filho dela, como eu e você.
Entendo o seu posicionamento pois sei que você trabalhou ou trabalha ainda com o ex-secretário de turismo, Rodrigo, e o irmão dele, então você tem e sempre teve um relação estreita com o PT, mas acredito que mesmo quem é do PT enxerga que a situação tá feia e antes tava muito melhor, pra ser sincero, o governo Adilson ficou dentro do que eu julgo de aceitável, ou seja, não foi ótimo, mas o governo do Celso está lastimável. No mais acho que você deveria de citar o Adilson, pois cada vez que alguém do PT fala nele, ele acaba ganhando mais força... muitos já se ligaram nisso... outros ainda não.... continuem assim.... vocês vão fazer dele o novo prefeito... mais uma vez....
Não é pessoal... é apenas um comentário, não encare Jonas como uma crítica.....
Abraços
eleno
25/03/2011 13:54
"A cidade está um caos e não só os servidores deveriam se manifestar, mas todos?, destaca."
Se a cidade esta um caos, entao e' porque os servidores nao estao trabalhando. Peca aumento quando tudo esteja como deveria estar. Um aumento de 10% ou 20% vai fazer voces trabalharem mais??? Parem de usar o cofre publico como se fosse uma vaca de mil tetas.
Este ano eu nao ganhei um centavo de aumento e estou contente por ainda ter o meu emprego.
Para Jonas
25/03/2011 13:34
Então Caro Jonas, cita pelo menos 3 obras que seu querido prefeito começou, ele mesmo a administração dele e terminou, pq todos os projetos que ele se orgulha em dizer que tem, foram feitos pelo antigo governo do Adilson Schmitt, e a antiga administração nao conseguiu concluir, pq ia pra camara e os vereadores PT e aliados barravam.
Então assim... só fala o que vc sabe, então nao fala pq vc nao sabe de nada!
Bom final de semana, aproveita e se informe melhor!
Esperança
25/03/2011 11:41
Convido tds os servidores a comparecerem dia "06" de abril as 19 hs
na camara dos vereadores para dar continuidade as negociações, desta vez com muinto mais força, com a certeza de que não haverá represálias nem ameaças,pois será fora do horário de expediente. Não desistam da luta, pois chega de blablablablabla.
Charles dos Santos
25/03/2011 05:06
Thiago pode ficar tranquilo que os serviços considerados essenciais nao param, e além do mais na Area da saude tem muita gente que foi intimidada a não ir para a praça, e outras tantas são caciques e não indios.(comissionados e não peões)
Quéren Almeida
24/03/2011 20:47
Esta administração é vergonhosa! Imaginem! O próprio Partido dos Trabalhadores, ameaçando aos servidores que aderissem à paralisação de que, além de desconto de um dia de trabalho, outras conseqüências viriam! Pensa!!! Que situação, não podermos contar nem com o apoio da Vice que fez parte da classe das Berçaristas! Que conhece a nossa realidade! É... seria cômico, se não fosse trágico...
"Você pode enganar algumas pessoas todo o tempo. Você pode
também enganar todas as pessoas algum tempo. Mas você não
pode enganar todas as pessoas todo o tempo".
Abrahan Lincoln - Presidente americano assassinado
Jonas Morsch
24/03/2011 19:31
Para Ivan:

Então vota no ex-prefeito Adílson pra ele não fazer nada de novo! :D
Ivan
24/03/2011 18:48
Ainda bem que existe eleiçao, porque esse prefeito nunca mais vai conquistar gaspar, nem como prefeito nem como nada!
Ana Maria
24/03/2011 17:23
Tenho filho num CDI e em uma escola que fechou no dia de hj e quero deixar aqui o meu apoio para todos os funcionário que participaram desta manifestação.
Sei do quanto é trabalhado com nossos filhos e fiquei muito decepcionada em saber que os servidores ganharam apenas o valor da inflação e nenhum aumento real.
Que vergonha saber que alguns cargos comissionados ganharam até 90% de aumento e enquanto os outros nada!

Diretoras: deixem os funcionário lutarem! Muito feio o que está correndo pela cidade!!!!

Que vergonha para o nosso municipio.
Bom, cada povo tem o govermante que merece!
Acorda Gaspar.

Ana.
Luis Cesar Hening
24/03/2011 17:04
Além de tudo, de perseguidores são , mentirosos, pois em primeiro momento nos informaram que o prefeito estava na FECAN em Florianópolis e por isso não poderia nos receber, então tentamos ser recebidos pelos seus secretários, o que nos informaram que não seria possivel também, em virtude disso ligamos para FECAM, onde ouvimos deles que não exixtia nenhuma reunião, pois bem desci e informei o ocorredo a todos e chamei os asseclas do prefeito de capacho, só então resolveram nos atender desde que eu não entrasse na reunião. Ai então modificaram a fala e disseram que o prefeito estava em tratamento de saude. Detalhe de tudo isso é que não nos apresentaram nada e o tal plano de carrera nao vai empactar ete ano na folha pois como seus tramites são lento so entrara o ano que vem
joana
24/03/2011 12:47
Concordo plenamente com a paralisação do sinidicato, não sou servidora, mais falo como munícipe, para onde está indo nosso dinheiro se é que o Sr. Prefeito diz não ter verbas? e a explicação para os cargo "comissionados"?
parabéns para o sindicato, a união que faz a força.
Marcos
24/03/2011 12:03
Bom dia, isso é verdadeiramente uma vergonha, falase tanto em moradia, educação e saúde, mas na verdade com estes servidores poderão ter uma moradia digna se nem salários suficiente para se manterem estes coseguem? Eu acrdito que este tal de Celso está guardando todo esse dinheiro, para estar gastando para sua próxima campanha? ou está querendo dar uma de super homem no final deste campeonato, SR. você já foi de família de baixo nível também sendo assim valorize este seu pessoal que são a sua imagem.
Alfredo Silva
24/03/2011 11:11
Não era o PT (partido dos TRABALHADORES) que defendia tanto o direito a greve?

Não foi sua estrela maior Luiz Inácio Lula da Silva, quando sindicalista, defendeu a bandeira do direito a greve?

Como diz um dizer antigo: "...o mundo dá muitas voltas"
Paulo Henrique
24/03/2011 10:06
Três coisas me chamam a atenção neste movimento sindical: a) o tal do Doraci, o dr. Mesquitão e o ensaboado Lovídio não conseguiram por o cabestro nos servidores via os cargos de confiança e a desmoralização do Sindicato; b) com as ameaças os três, só uniram os servidores e conseguiram antecipar em um dia o movimento que andava meio borococho; c) esse PT não toma jeito, é bom de discurso, de manobra jurídica, de ameaça, de desqualificar entidades, de fazer greve quando é oposição, mas ruim de dialogar, de fazer as coisas prometidas. São uns tiranos quando no poder.

Como diz o Herculano, acorda Gaspar. Pois é, os servidores já acordaram. Tomara que eles acordem outros gasparenses também
Thiago
24/03/2011 09:36
todos temos direito a manifestação.
Mais será que os servidores estão deixando de comprir com as suas obrigações.
lembrando que não podemos admitir que administração publica não de o seu devido valor ai seu funcionalismo, mais os mesmo não podem deixar a população da cidade a mercer de cuidados, principalmente na area da saude.
boa sorte a todos

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.