Duas missas especiais vão marcar o lançamento da Campanha da Fraternidade 2011 em Gaspar. As celebrações acontecem nesta quarta-feira, 9 de março, às 7h e 19h, na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo e também vão celebrar o início da Quaresma.
Frei Germano Gesser, pároco de Gaspar, destaca a importância de levar a comunidade a refletir sobre o tema escolhido para a Campanha da Fraternidade, que neste ano reflete a questão ecológica, com foco no problema das mudanças climáticas através da campanha ?Fraternidade e a vida no planeta?, que tem como lema ?a criação geme em dores de parto?, baseado no texto de Romanos 8:22.
Para o frei, o tema é pertinente pois a atual situação do planeta precisa ser repensada. ?Precisamos aprender a cuidar e respeitar mais do planeta, que é uma criação do Senhor. Somos todas criação e precisamos aprender a viver em harmonia?, destaca o religioso.
O tema da Campanha da Fraternidade será abordado por todas as igrejas católicas do país durante o período da quaresma. Para isso, lideres são treinados e capacitados para fazerem os fieis refletirem sobre o assunto.
A campanha
Esta será a 47ª Campanha da Fraternidade, criada em 1964 pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB. Entre os objetivos da campanha em 2011 estão a contribuição para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas; a motivação dos fiéis para participarem dos debates e ações que visam enfrentar o problema; e a preservação das condições de vida no planeta.
Segundo o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, é a fé que motiva a Igreja a discutir temas como o proposto pela CF-2011. ?A fé nos torna específicos numa discussão como essa. A nossa fundamentação é teológica e se baseia no próprio projeto de Deus para com a criação e para com o ser humano?, explica.
Dom Dimas destaca que a ecologia humana é de ?suma importância? para as discussões porque trata a vida como um todo e não distingue a vida do planeta da vida dos seres humanos. ?A ecologia humana é um tema fundamental trazido pelo papa João Paulo II e, depois, por Bento XVI. De acordo com o papa, o centro do universo está na pessoa humana e, muitas vezes, as políticas públicas não levam em conta esses dois pontos, principalmente as pessoas mais vulneráveis, os mais pobres?.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).