As fortes chuvas que caíram no último final de semana reascenderam uma antiga discussão dos moradores do bairro Lagoa. Sem acesso à BR-470, devido a um alagamento, e sem acesso à Margem Esquerda, devido a interdição de uma ponte, a comunidade ficou isolada por várias horas na noite de sábado.
As famílias que estavam fora de casa precisaram desrespeitar a interdição da ponte, que estava com a cabeceira quebrada, e correr risco ao passar pelo local para poder retornar ao lar.
Para o presidente da Associação de Moradores, Luis Marcos Nagel, o problema poderia ter sido evitado caso a Administração Municipal já tivesse atendido um antigo anseio da comunidade: a construção de um novo acesso entre a Lagoa e a BR-470. Luis explica que o projeto está previsto no Plano Diretor, porém, até o momento não saiu do papel. ?O projeto prevê a abertura da rua Alfredo Nicolau da Silva, onde faltam apenas 500 metros para chegar à rodovia. Estamos esperando por esta obra desde 2008?, revela o líder comunitário.
Luis acredita que além de impedir que os moradores fiquem ilhados, o novo acesso também ajudará no crescimento do bairro. ?A cada ano temos mais famílias morando por aqui. Hoje são 1200 famílias que não podem depender apenas de dois acessos, que são deficitários, pois o acesso à BR-470 alaga a cada dia que chove mais forte?, afirma.
A via a que se refere Luis pertence parte ao município de Gaspar e parte ao município de Ilhota, fato que estaria dificultando a obra que acabaria com os constantes alagamentos. Segundo o presidente da Associação de Moradores, é mais fácil abrir o novo acesso do que conseguir acabar com este antigo problema que há anos incomoda e atrapalha o crescimento do bairro Lagoa.
O que diz a Administração Pública:
Conforme a equipe da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, o terceiro acesso ao bairro Lagoa está previsto no Plano Diretor, porém, no ano passado havia outros terrenos para desapropriar que já estavam pendentes. Com a situação que ocorreu no final de semana no bairro, a Prefeitura irá estudar a viabilidade de implantação deste novo acesso.
Cabeceira caiu sexta-feira
A cabeceira da ponte sobre a galeria Irineu Theiss, que dá acesso ao bairro Lagoa, caiu na sexta-feira a noite, após as fortes chuvas. No sábado pela manhã a equipe da Prefeitura arrumou o acesso, porém, no mesmo dia a cabeceira voltou a cair e a ponte precisou ser interditada no início da noite, quando muitas famílias precisavam voltar para suas casas. Somente no domingo é que o acesso voltou a ser liberado.
Edição 1261
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).