Moradores da Lagoa pedem novo acesso a BR 470 - Jornal Cruzeiro do Vale

Moradores da Lagoa pedem novo acesso a BR 470

27/01/2011

fotopg7abreMD.jpgAs fortes chuvas que caíram no último final de semana reascenderam uma antiga discussão dos moradores do bairro Lagoa. Sem acesso à BR-470, devido a um alagamento, e sem acesso à Margem Esquerda, devido a interdição de uma ponte, a comunidade ficou isolada por várias horas na noite de sábado.

As famílias que estavam fora de casa precisaram desrespeitar a interdição da ponte, que estava com a cabeceira quebrada, e correr risco ao passar pelo local para poder retornar ao lar.

Para o presidente da Associação de Moradores, Luis Marcos Nagel, o problema poderia ter sido evitado caso a Administração Municipal já tivesse atendido um antigo anseio da comunidade: a construção de um novo acesso entre a Lagoa e a BR-470. Luis explica que o projeto está previsto no Plano Diretor, porém, até o momento não saiu do papel. ?O projeto prevê a abertura da rua Alfredo Nicolau da Silva, onde faltam apenas 500 metros para chegar à rodovia. Estamos esperando por esta obra desde 2008?, revela o líder comunitário.

Luis acredita que além de impedir que os moradores fiquem ilhados, o novo acesso também  ajudará no crescimento do bairro. ?A cada ano temos mais famílias morando por aqui. Hoje são 1200 famílias que não podem depender apenas de dois acessos, que são deficitários, pois o acesso à BR-470 alaga a cada dia que chove mais forte?, afirma.
A via a que se refere Luis pertence parte ao município de Gaspar e parte ao município de Ilhota, fato que estaria dificultando a obra que acabaria com os constantes alagamentos. Segundo o presidente da Associação de Moradores, é mais fácil abrir o novo acesso do que conseguir acabar com este antigo problema que há anos incomoda e atrapalha o crescimento do bairro Lagoa.

O que diz a Administração Pública:

Conforme a equipe da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, o terceiro acesso ao bairro Lagoa está previsto no Plano Diretor, porém, no ano passado havia outros terrenos para desapropriar que já estavam pendentes. Com a situação que ocorreu no final de semana no bairro, a Prefeitura irá estudar a viabilidade de implantação deste novo acesso.

Cabeceira caiu sexta-feira

A cabeceira da ponte sobre a galeria Irineu Theiss, que dá acesso ao bairro Lagoa, caiu na sexta-feira a noite, após as fortes chuvas. No sábado pela manhã a equipe da Prefeitura arrumou o acesso, porém, no mesmo dia a cabeceira voltou a cair e a ponte precisou ser interditada no início da noite, quando muitas famílias precisavam voltar para suas casas. Somente no domingo é que o acesso voltou a ser liberado.

 

Edição 1261

Comentários

Ana
27/01/2011 15:38
O que os moradores não sabem,é que quando chove muito e alaga o acesso que da a BR 470 la na divisa de Gaspar e Ilhota,esse novo acesso que querem fazer também alaga com essas chuvas,no fim de semana que passou, lá também estava tudo alagado.Também não podemos esquecer que moram varios moradores naquela rua ondem querem fazer esse novo acesso,e esses moradores serão muito prejudicados,pois irá envolver aterro para construção desse acesso,e por isso quando chover muito,suas casas serão prejudicadas pela chuva.Será que alguem pensou nisso,então temos que estudar os 2 lados?????????????
Anônimo
27/01/2011 09:50
Em questão de patrolar as estradas essa rua ai da placa ALFREDO NICOLAU DA SILVA,sempre é esquecida,ontem mesmo a patrola passou na rua geral,menos nas transversais,as transversais são sempre esquecida,nessa rua existem varios buracos a meses,e a cada dia que passa se forma mais buracos,e nada da prefeitura para patrolar nossa rua.Muitas vezes nos mesmos moradores temos que ir com pá e enxada tampar os buracos,porque depender da prefeitura eles patrolam as transversais 1 vez por ano e olha la se não é muito.
Gostaria que o Jornal cruzeiro do vale viece aqui nessa rua bater fotos e fazer uma reportagem sobre nossa rua,para ver se a prefeitura toma vergonha na cara e vem arrumar,mas tb não basta só patrolar,tem que colocar macadame para tampar os buracos e não só jogar barro por cima,como sempre fazem!!!!!!!!!!!!!!!!
Rodrigo
27/01/2011 09:08
Importante esta ação. Em 2010 conversavamos com a Associação de Moradores e visualizamos que realmente esta incluso esta via no plano diretor desde 2007. Como os problemas de alagamento se agravaram, esta via seria de vital importância.
Seria prudente o executivo, viabilizar juntamente da empresa que adquiriu este terreno até a BR 470 e em breve iniciará edificações sobre o terreno, este prolongamento da via Alfredo Nicolau da Silva, atendendo todos os envolvidos e melhorando a qualidade de vida desta população.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.