Por Herculano Domício
A reunião na Coloninha, realizada na noite de ontem, foi quente. Quentíssima. O sarcástico Lovídio Carlos Bertoldi, presidente do Samae e o enrolador secretário de Obras, Soly Waltrick Antunes Filho, braços direitos do prefeito Pedro Celso Zuchi, PT, ausente, dançaram que nem pipoca com os moradores da comunidade. Sobrou para os vereadores Kleber Edson Wan Dall e para Raul Schiller, ambos do PMDB.
A Rua Frei Canísio e as obras prioritárias do bairro foram o tema dominante. os moradores até admitiram dá um "prazo longo" para os representantes do prefeito: até amanhã. Recusaram qualquer escolha de comissão para promover solução. Comissão é para enrolar, justificaram. E estavam certos pelas experiências anteriores.
Este é o clima na cidade. Só o PT e a atual administração é que não enxergam ou não admitem. Exemplos não faltam. Hoje, por exemplo, a coordenadora de Defesa Civil, Mari Inez Testoni Theiss, protegida do poder de plantão peitou o Roni Muller. E por que? Porque ele ousou ir a público reclamar para a sua comunidade.
Roni já tinha experimentado aqui neste portal no Domingo esta sanha de um tal Frederico Orlando Pindoreck (talvez de Pindorama ou Gabiroba?). "Acorda Roni. Deixa de falar bobagem. Essa estória de querer jogar tudo nas costas dos administradores é coisa pequena, te candidate e faça a diferença para depois mostrar do que és capaz", contrangeu e censurou com a finalidade de desmorlizar e calar o tal Frederico.
Moradores do Coloninha pedem fim dos alagamentos
Cansados de ver as águas das chuvas inundando ruas e invadindo casas, os moradores do bairro Coloninha decidiram se mobilizar e pedir uma ação efetiva do Poder Público pela solução do problema que há anos atinge a comunidade.
Dezenas de moradores se reuniram na noite de ontem, segunda-feira, para analisar quais as prioridades da comunidade. Até o fechamento desta edição a reunião não havia sido encerrada e nenhuma prioridade havia sido elencada.
Segundo a moradora Sonia Bertoldi, delegada do Orçamento Participativo e incentivadora da reunião, o encontro foi apenas entre os moradores. ?Decidimos discutir as necessidades entre nós primeiro, para depois repassar ao Executivo. Ficamos sabendo que alguns moradores estão querendo quebrar as tubulações, não queremos que isso ocorra. Nosso objetivo é nos manifestar de forma pacífica?, destaca.
Sonia explica que a comunidade está ainda mais indignada, pois os recursos do OP que seriam destinados a construção de uma área de lazer foram remanejados à pedido da população para a compra de nova tubulação, porém, por fim, acabaram sendo investidos na área de lazer. ?Nossa prioridade agora é acabar com os alagamentos. A área de lazer é importante, mas não neste momento?, aponta a moradora.
Gasparinho A rua Frei Solano ficou completamente alagada e alguns carros tiveram dificuldades de trafegar pelo local. Moradores precisaram improvisar para evitar que a água invadisse as residências. |
![]() |
![]() |
Margem Esquerda As águas também não deram trégua para os moradores de diversas ruas do bairro Margem esquerda, que precisaram enfrentar a água para deixar suas casas durante todo o final de semana. |
Belchior Algumas quedas de barreira foram registradas pela Defesa Civil no bairro Belchior, que também sofreu com o alagamento da rua principal, a Bonifácio Haendchen, e o transbordamento de alguns ribeirões. |
![]() |
![]() |
Gaspar Grande A rua Prefeito Leopoldo Schramm, no Gaspar Grande, também ficou alagada com as chuvas do final de semana. Muitos moradores tiveram dificuldades para deixar o bairro. |
Santa Terezinha Os alagamentos no bairro Santa Terezinha são frequentes, mas deverão ser amenizados com as obras de drenagem que ocorrem no bairro. Porém, até que as obras sejam finalizadas, a comunidade continua sofrendo com o problema. |
![]() |
![]() |
Baú A localidade do Baú, em Ilhota, também voltou a sofrer alagamentos com as fortes chuvas que caíram na região neste final de semana. Um poste caiu sobre a estrada, houve deslizamento de terra e algumas ruas ficaram intransitáveis até para veículos maiores, como caminhonetes. |
______
14 de março
Sol aparece para ajudar na recuperação depois das chuvas
O sol apareceu tímido na manhã desta segunda-feira, 14, e deu novas esperanças aos moradores dos bairros que foram fortemente atingidos pelas chuvas que caíram na cidade desde a madrugada de sexta-feira.
Depois de ver ruas alagadas, casas invadidas pelas águas e morros deslizando, os moradores de Gaspar arregaçaram as mangas para tentar voltar à rotina do dia-a-dia e recuperar, mais uma vez, os estragos deixados pelas águas.
Dados repassados pela equipe da Defesa Civil apontam que todos os bairros sofreram algum tipo de dano, porém, os mais prejudicados foram o Coloninha, Margem Esquerda, Bela Vista e Belchior. ?Nossa equipe esteve de plantão e trabalhou atendendo todos os chamados. O telefone não parou de tocar, mas conseguimos orientar todas as pessoas que nos procuraram?, garante a diretora da defesa Civil, Mari Inês Testoni Theiss.
Os trabalhos de recuperação continuaram nesta segunda-feira e devem permanecer por toda a semana. Segundo Mari Inês, o município teve, na semana passada, a confirmação do repasse de R$150 mil, do Governo do Estado, que serão utilizados para a reconstrução. Os recursos serão aplicados em hora de maquinário que serão utilizados para fazer a limpeza de tubulações e ribeirões das localidades mais atingidas.
Previsão do Tempo para próximos dias
Terça-feira (15/03): Uma massa de ar frio e seco no Sul do Brasil mantém tempo estável com predomínio de sol em SC. Temperatura baixa na madrugada e em elevação durante o dia. Vento de sudeste, moderado pela manhã e fraco a partir da tarde.
Quarta-feira (16/03): Pela manhã aberturas de sol em SC. Durante a tarde áreas de instabilidade se organizam com o avanço de uma nova frente fria, que provoca pancadas de chuva com trovoadas isoladas entra a tarde e noite. Temperatura em elevação. Vento de sudeste com variações de nordeste do Oeste ao Planalto e de leste no Litoral, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.
Quinta-feira (17/03): A frente fria deixa o tempo instável com aberturas de sol pela manhã e pancadas de chuva com trovoadas e descarga elétrica a partir da tarde em todas as regiões de SC. Temperatura em elevação. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.
Fonte: Epagri/Ciram
![]() |
Anfilóquio Nunes Pires A água empossou e o barro desceu até o trecho municipalizado da rodovia Jorge Lacerda, denominado de Anfilóquio Nunes Pires, no Bela Vista, causando riscos para os motoristas que passavam pelo local. |
Bela Vista No Bela Vista, um dos bairros mais prejudicados a cada dia de fortes chuvas, diversas ruas ficam alagadas e os moradores improvisam para poder sair de casa. Neste final de semana a situação foi ainda pior, alagando ruas que até então não eram atingidas pelas enxurradas. |
![]() |
![]() |
Figueira As ruas Manoel Bernardes da Silva e Serena Dellandrea foram duas das muitas castigadas pelas águas deste sábado. Os moradores reclamam da falta de solução por parte do Poder Público, que conhece o problema vivido pela comunidade. |
Coloninha No bairro Coloninha, que sempre sofre com os alagamentos, não foi diferente neste final de semana. As ruas Frei Canísio e Maria da Silva ficaram alagadas até a madrugada de segunda-feira. o problema do bairro é a tubulação, que está entupida e precisa ser substituída. |
![]() |
edição 1274
___________________
Fortes chuvas voltam a castigar bairros de Gaspar
As fortes chuvas que caíram na tarde e noite deste sábado, dia 12, voltaram a castigar vários bairros da cidade de Gaspar.
Nos bairros Coloninha, Margem Esquerda, Figueira, Bela Vista, Belchior, Gaspar Grande e Gasparinho foram registrados alagamentos nas ruas e em residências.
Clique AQUI e confira os registros fotográficos da equipe de reportagem do Cruzeiro do Vale.
edição 1274
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).