Os motoristas que tentaram passar pela rua Fernando Krauss no final da tarde desta segunda-feira, 7, se depararam com restos de móveis e cones impedindo a passagem de veículos pela via que liga os bairros Gaspar Mirim e Gasparinho.
Uma manifestação pacífica foi organizada pelos moradores para chamar a atenção das autoridades municipais para a solução de problemas que há anos atingem a comunidade. Entre as solicitações apresentadas estão a pavimentação da rua e a instalação de placas informando a velocidade permitida na via.
Graziela Silveira, uma das organizadoras do manifesto, explica que os moradores já não aguentam mais sofrer com a poeira nos dias de sol forte e lama nos dias de chuva. ?Estamos dispostos a contribuir com a pavimentação, só não queremos mais conviver com este problema?, afirma.
O morador Célio Nicoletti garante que por muitas vezes tentou contato com a equipe da Secretaria de Obras para, ao menos, molhar a rua diariamente para reduzir o pó, porém, não consegue ter seu pedido atendido. ?Sexta-feira eu liguei umas quinze vezes para pedir o caminhão pipa, me disseram que estava estragada e minutos após o vi passando aqui na frente. Fui atrás do caminhão e fiz o motorista voltar e molhar nossa rua?, revela.
Além do pó, as cerca de 30 famílias que residem no local reclamam da alta velocidade com que os veículos passam pela rua. ?Eles passam a 80 quilômetros por hora quando a velocidade permitida é quarenta. Precisamos de mais fiscalização?, comenta Graziela.
Para o morador Júlio Krauss, é situação é prova da falta de respeito da Administração Pública para com a comunidade. ?Sou servidor público aposentado, moro aqui há 50 anos e nunca vi essa rua assim. Nem eu consigo contato com a equipe de Obras. Espero que agora, com essa manifestação, sejamos atendidos?, almeja o antigo morador.
Caso os pedidos apresentados não sejam atendidos, os moradores ameaçam organizar outra manifestação, desta vez menos pacífica, com queima de pneus.
O que diz a Administração Pública
A secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Scheidt, explica que a obra de pavimentação e drenagem da rua Fernando Krauss, já está no cronograma da Prefeitura e que deverá ser executada ainda no início deste primeiro semestre de 2011. A primeira etapa da obra contempla o trecho que vai da rua Frei Solano até a subida do morro.
Quanto à fiscalização da velocidade, a equipe de reportagem tentou entrar em contato com o diretor da Ditran, Jackson José dos Santos, no final da tarde de ontem, após a manifestação, mas não conseguiu falar com o diretor.
edição 1264
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).