Com o calor do verão muitos turistas chegam à região do Belchior, em Gaspar, para curtir os parques aquáticos. Ao mesmo tempo em que significa incremento na economia, o aumento do tráfego de veículos nesta época do ano incomoda que vive próximo à rua José Patrocínio dos Santos. Moradores reclamam da nuvem de pó que se espalha num raio de 5 km. ?Podiam pelo menos molhar. Quem limpa a casa tem que fazer de novo no dia seguinte. Se você estender as roupas no varal de manhã, à tarde elas já vão estar sujas?, conta o agricultor Sidnei Reinert. O problema também atinge a rua Vidal Flávio Dias, no Belchior Baixo.
A comunidade também se queixa de obra inacabada em uma boca de lobo na rua Bonifácio Haendchen, no Belchior Alto, próximo ao CDI Irmã Cecília Venturi. ?Deixaram os paralelepípedos sobre calçadas e os buracos que ficaram abertos são perigo para as crianças que estudam no prezinho?, comenta Reinert.
Segundo o superintendente do Belchior, Rui Carlos Deschamps, existe um caminhão pipa para toda a região da margem esquerda, que passa até duas vezes. ?Com esse calor, mal o caminhão saiu, já tem poeira outra vez?, afirma Deschamps. De acordo com o superintendente, a prefeitura fez uma parceria com os proprietários dos recantos do Belchior para contratar outro caminhão pipa durante o recesso do poder público municipal. Além das vias já citadas, o veículo circulará o dia todo pelas ruas Antônio Schmitt e José Schmitt Sobrinho. A previsão que a empresa contratada execute o serviço entre a próxima quinta-feira e o dia 8 de janeiro.
Em relação à obra no Belchior Alto, a superintendência espera que a Secretaria de Transportes e Obras envie um calceteiro até o fim desta semana para fazer a recolocação das pedras.
Edição 1353
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).