
Gaspar se despede de mais uma parte da sua história. Faleceu aos 79 anos, Marlita Terezinha Vailati Brandner, que ajudou a elaborar o Hino de Gaspar, composto por sua amiga Neuza Cavallari. A parceria das duas aconteceu durante visita que Marlita fez a Gaspar a convite de Neuza.
Filha de Davi e Verônica Vailati, Marlita sempre teve uma forte ligação com a música. Participou por muitos anos do Coral Santa Cecília; foi professora de música no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau; e lecionou em escolas de Curitiba e São Bernardo do Campo. Em Gaspar, morou na rua São Pedro, no Centro. Atualmente, residia em Graz, na Áustria, com o marido Martin, os filhos Marlin e Martina, e seus dois netos.
Em reconhecimento à sua contribuição para a história e a cultura de Gaspar, o prefeito Paulo Koerich decretou luto oficial de três dias.
Neuza Cavallari, autora do Hino de Gaspar, morreu no dia 8 de fevereiro deste ano, prestes a completar 81 anos. Natural de Piracicaba, em São Paulo, durante férias em Gaspar passou em frente à Igreja Matriz São Pedro Apóstolo e se encantou com a paisagem. Foi aí que se inspirou para compor a música ‘Saudando Gaspar’.
Entre montanhas tu estás
cidade amiga,
Pequena e bela como
um sonho eu te vi,
Teu céu azul iluminando
o espaco,
Tingindo as águas
transparentes do Itajaí.
Teus verdes campos
enobrecem a paisagem,
Teu povo alegre te conduz
numa canção,
És o berço do imigrante que
transforma,
O teu regaço em uma longa oração.
Salve Gaspar, terra de alegria,
Teus filhos jamais se esquecem de ti,
És a luz que ilumina noite e dia
O grande belo Vale do Itajaí
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).