A placa instalada em frente ao prédio situado na Avenida das Comunidades revela: em breve Gaspar terá uma agência do Banco Banrisul. A instalação de uma agência na cidade faz parte do plano de expansão do banco gaúcho pelo estado de Santa Catarina e o município foi escolhido devido ao seu posicionamento estratégico e crescimento econômico.
Além do Banrisul, que prevê inaugurar sua primeira agência em Gaspar no mês de dezembro, a Cooperativa de Crédito Agrícola Cresol também já anunciou a abertura de uma agência na cidade ainda este ano. As cooperativas de crédito Viacredi e Blucredi também fizeram recentes investimentos e inauguraram agências em diversos bairros do município neste ano.
A instalação de novas agências bancárias e a expansão das cooperativas de crédito são vistas com bons olhos pelos representantes da classe empresarial gasparense. "A abertura de novos bancos e cooperativas de crédito no município retrata a recuperação econômica da cidade e o crescimento das empresas. Toda instituição financeira foca abrir agências em municípios que têm um fator de crescimento diferenciado no e stado, e este é o caso de Gaspar. Este crescimento mostra que a classe empresarial esta superando a crise financeira mundial, com seu talento e criatividade peculiar dos empreendedores de sucesso", destaca Samir Buhatem, presidente da Associação Empresarial, Acig.
José Eduardo de Souza, presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas, Ampe, acredita que o investimento destas instituições financeiras é altamente positivo para a população de Gaspar. "Além de promover a concorrência positiva, com mais ofertas de produtos e serviços, estes investimentos também permitem que a classe empresarial possa investir mais em seu empreendimento, captando recursos com valores mais acessíveis", analisa.
Para Amilton Elmar dos Santos, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, a vinda destas agências bancárias e cooperativas de crédito é muito importante para a economia local, pois reflete o crescimento que a cidade vem registrando, tanto na área industrial quanto comercial. "Estas agências ajudam a dar crédito e fortalecem a área financeira do município. Além disso, muitas cooperativas de crédito estão se instalando nos bairros, fato que facilita para a comunidade e para o comércio dos bairros", destaca.
Estabelecimentos financeiros instalados na cidade
Bancos
Banco do Brasil - situado na rua Coronel Aristiliano Ramos
Besc - situado na rua Coronel Aristiliano Ramos
Caixa Econômica Federal - situado na rua CoronelAristiliano Ramos
Bradesco - situado na rua Coronel Aristiliano Ramos
Itaú - situado na rua Coronel Aristiliano Ramos
Banrisul - será instalado na Avenida das Comunidades
Cooperativas
Viacredi - com cinco postos de atendimento situados no: Bela Vista, Centro, Poço Grande, Santa Terezinha e Margem Esquerda;
Blucredi - com quatro postos de atendimento situados no: Belchior, Barracão, Avenida das Comunidades e na Prefeitura.
Cresol - com um posto de atendimento a ser inaugurado em breve.
As Cooperativas de Crédito foram as que mais investiram em Gaspar neste ano e as que mais se expandiram, fazendo com que os serviços financeiros, até então concentrados na área central do município, chegassem também aos bairros.
Cooperativas se expandem nos bairros
Enquanto as agências bancárias estão instaladas quase todas na rua Coronel Aristiliano Ramos, apenas duas estão em outros endereços na área central, as Cooperativas estão nos bairros Bela Vista, Coloninha, Margem Esquerda, Santa Terezinha, Poço Grande, Barracão e Belchior.
A cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada por uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, sem fins lucrativos, constituída para prestar serviços a seus associados.
O objetivo da constituição de uma cooperativa de crédito é prestar serviços financeiros de modo mais simples e vantajoso aos seus associados, possibilitando o acesso ao crédito e outros produtos financeiros (aplicações, investimentos, empréstimos, financiamentos, recebimento de contas, seguros, etc), desenvolvendo o espírito de cooperação e ajuda mútua.
Vantagens do Cooperativismo
*Pode ser dirigida e controlada pelos próprios associados;
*A assembléia de associados é quem decide sobre o planejamento operacional da cooperativa;
*A aplicação dos recursos de poupança é direcionada aos cooperados, contribuindo para *O desenvolvimento do grupo e, também, para o desenvolvimento social do ambiente onde vivem;
*O atendimento é personalizado;
*O crédito pode ser concedido em prazos e condições mais adequados às características dos associados;
*Os associados podem se beneficiar com o retorno de eventuais sobras ou excedentes.
Fonte: Banco Central
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).