Depois de toda a polêmica gerada em torno da mudança dos cartorários em Santa Catarina, os cartórios de Gaspar já operam com seus novos titulares. Nesta segunda-feira, 12, Renato Benucci assumiu o Cartório de Registro de Imóveis, que começa a atender a comunidade a partir desta quarta-feira, 14, na rua Itajaí, e no último dia 31 de março, Ivan Wiese assumiu o Cartório de Registro Civil, que já atende a comunidade na rua Isidoro Corrrea, no centro da cidade.
Ivan é advogado natural de Florianópolis e conta que escolheu a cidade de Gaspar por tratar-se de uma região promissora, com proximidade a sua cidade natal e ao litoral. "A escolha dos cartórios ocorreu em meados de janeiro, fui o sexto colocado e tive a opção de escolher esta cidade. Estamos muito otimistas em relação aos trabalhos e esperamos dar continuidade aos serviços oferecidos para a população, sempre focados e atender a todos da melhor maneira possível", comenta o novo titular do Cartório que emite as certidões de nascimento, casamento e óbito, além da emissão de títulos e documentos.
Para melhor atender a população, Ivan preparou uma sala ampla, com conforto e acesso fácil para as pessoas portadoras de necessidades especiais. Além disso, o novo cartorário conta que, em breve, haverá no local uma sala destinada à realização de casamentos civis.
O novo titular do Cartório de Registro de Imóveis, Renato Benucci, chegou na cidade nesta segunda-feira, e devido à transferência dos acervos e acomodação nas novas instalações, não teve como receber a equipe de reportagem do Cruzeiro do Vale.
Renato assumiu em lugar do gasparense Marco Antônio Jacobsen, e Ivan assumiu em lugar de Élcio Carlos de Oliveira. O Tabelionato Santos continua sob os comandos da família Santos pois foi aberto antes do ano
Polêmica
O concurso realizado pelos novos cartorários de Gaspar aconteceu em 2007 e após todos os trâmites legais foi homologado em 20 de janeiro deste ano.
As escolhas para os locais de atuação aconteceram sob o comando do 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Volnei Carlin, nos dias 14 e 15 de janeiro, durante sessões públicas com a participação dos 312 candidatos aprovados no concurso.
Pelo critério de classificação, os melhores colocados fizeram as escolhas para as 268 vagas distribuídas em quatro categorias: 40 Ofícios de Registro de Imóveis; 60 Tabelionatos de Notas e Protesto de Títulos; 54 Ofícios de Registro Civil de Pessoas Naturais, Jurídicas e Títulos e Documentos; e 114 Escrivanias de Paz.
Em 27 de janeiro os novos titulares foram empossados no Fórum da Comarca de Gaspar, porém, devido à uma decisão liminar do ministro Marco Aurélio Melo, do Supremo Tribunal Federal, no início de fevereiro, não puderam assumir os cartórios.
Após os devidos recursos, a transição dos acervos, que pertencem ao Estado e não aos cartorários, ocorreu e os novos titulares assumiram sua função nas últimas semanas.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).