O barulho das máquinas trabalhando já pode ser ouvido pelos moradores e comerciantes da rua São José.
As obras de drenagem pluvial iniciaram nesta terça-feira, 12, e são o ponta pé inicial do projeto de reurbanização da área central de Gaspar, que visa reformular as ruas São José, São Pedro e suas transversais.
O projeto denominado ?Calçada para todos?, foi lançado no ano passado, e será executado através da parceria público-privada na qual cabe à prefeitura a responsabilidade de instalação de nova rede de água e esgoto, nova rede de drenagem pluvial, pavimentação da rua e a instalação dos equipamentos urbanos, que totalizam um custo de R$2,2 milhões.
Já os moradores seriam responsáveis pela demolição da calçada, aquisição e colocação do paver e meio-fio e pagamento da taxa de ligação predial de esgoto.
A parceria com os moradores e comerciantes da região a ser reurbanizada ainda está em negociação. Conforme explica Patrícia Scheidt, secretária de Planejamento e Desenvolvimento da Prefeitura, as obras foram iniciadas no trecho que pertence à Prefeitura e estão sendo executadas enquanto a equipe de Planejamento finaliza as negociações com os lindeiros.
Projeto
O projeto Calçada para Todos foi criado com o objetivo de deixar a cidade mais bonita, com as calçadas padronizadas e ainda trazer mais segurança e acessibilidade para os moradores. A primeira etapa prevê a pavimentação das ruas, alargamento das calçadas e ampliação do piso tátil de alerta para deficientes visuais, sendo que alguns pontos serão rebaixados para facilitar a passagem de cadeirantes. Outra proposta para a revitalização é a troca de postes de iluminação, pontos de ônibus e lixeiras, e ainda a arborização e implantação de bicicletários.
edição 1309
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).